o-poder-do-abraço
O poder do abraço e seus benefícios para a saúde
30 de abril de 2018
como-reconhecer-e-superar-relacionamentos-problematicos
Como reconhecer e superar relacionamentos problemáticos?
14 de maio de 2018

Você tem medo da solidão? Saiba como você pode lidar com isso

voce-tem-medo-da-solidao-saiba-como-voce-pode-lidar-com-isso

Pode ser um clichê, mas, inevitavelmente, ele é recorrente em nossa vida cotidiana: o tempo parece caminhar cada vez mais depressa. Com isso, a sensação de que não conseguimos mais acompanhá-lo, o receio da finitude e o medo da solidão giram ao nosso redor. Se não providenciamos alternativas para entender e administrar esse sentimento, certamente encontraremos dificuldades para conduzir nossas vidas com qualidade.

A proposta deste post é a de conversar com você sobre algumas questões relativas ao medo de ficar só. Respire fundo, relaxe e aproveite ao máximo a sua leitura.

Por que o medo da solidão nos atinge?

Se tem uma coisa que não é bem-vista é a solidão. Na sociedade atual ela tem um sentido penoso, negativo. De certa forma, sempre amedrontou a todos nós, e é tão assustadora que se tornou a maior punição às faltas graves em uma prisão, por exemplo. Só de nos referirmos à “solitária”, dá um “frio na barriga”!

Traduzida como consequência de abandono merecido, de desamor e de infelicidade, a solidão é entendida como um castigo. Assim, a sensação de isolamento, de incompreensão, de não poder pedir ajuda a alguém pode, se não trabalhada, causar danos à saúde física e emocional.

O que fazer para diminuir esse sentimento?

Para ajudar você a trabalhar esse sentimento e amenizar o medo da solidão, relacionamos algumas dicas importantes para tirar proveito da situação e trazer bem-estar para a sua vida. Confira!

Aproveite o lado bom de estar sozinho

A solidão contribui para elevar sua condição de invulnerabilidade e de superar as adversidades. Ela ensina sobre os seus limites, suas fragilidades e, ao mesmo tempo, diminuir a sua dependência em relação ao outro. Esse autoconhecimento, que pode ser difícil em um primeiro momento, tem grande efeito curativo em seus sentimentos e emoções.

Pratique um hobby

Tenha certeza de que é mais fácil não sentir a solidão quando você está praticando uma atividade, especialmente com aquela que você tem intimidade e curte. Se a solidão der sinal, procure fazer uma trilha, ler, tricotar, aprender a cozinhar, cuidar do jardim, pintar, nadar, dançar, entre outros deliciosos afazeres.

Mantenha o contato com amigos e familiares

Procure não limitar a sua convivência com as pessoas de quem tanto gosta apenas às reuniões sociais, seja uma comemoração, seja um jantar. Promova encontros semanais com os amigos para um café, um happy hour ou um cinema. Faça o mesmo com seus familiares: um almoço, experimentar uma nova receita, fazer compras etc.

Participe de eventos

Seminários, palestras, exposições, concertos, shows ao ar livre são excelentes opções para quem quer se divertir, relaxar, socializar e ficar por dentro do que acontece no mundo em que vive. Existem várias opções, a maioria gratuita, para você escolher e curtir.

Use as redes sociais

As plataformas digitais são um bom canal de comunicação e de relacionamento. Contudo, nada de transformá-las em um modo de vida. Use as redes sociais para fazer parte de grupos de interesses em comum ao seu ou se informar sobre os eventos para ir e conhecer pessoas interessantes e criativas.

É possível ser feliz sem a necessidade de alguém?

É! Antes de tudo não se deixe levar por uma perspectiva que pode ser perigosa: o medo de que é impossível ser feliz sem a presença de alguém ao seu lado.

Assim como cada pessoa tem suas diferenças, os relacionamentos e as aproximações nem sempre significam que durarão por muito tempo, e que a companhia de “viagem” será perfeita durante todo o percurso.

Por isso, invista primeiro naquilo que fará você feliz, consciente de seus objetivos e independente para realizá-los. Ao seu lado, como amizade ou paixão, deve estar quem complemente e perceba você como um ser repleto de virtudes.

Eliminar o medo da solidão exige que você seja capaz de vivenciar a si mesmo como a sua única companhia e identificar tudo aquilo de bom que tem para se dar. Entretanto, por vezes, para superá-lo pode ser fundamental recorrer à ajuda de um profissional para alcançar seus objetivos e viver uma vida plena e abundante.

Por falar em vida plena e abundante, recomendamos a leitura de outro artigo do nosso blog: Coach de Relacionamento Amor em Curso. Até mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *