Descubra a real importância da respiração para o corpo e mente
8 de janeiro de 2019
Nova inteligência: para onde estamos caminhando?
8 de janeiro de 2019

Você sabe o que é a terapia do renascimento? Entenda como funciona!

Você já deve ter se perguntado sobre o que é o renascimento, não é verdade? Também conhecido como Rebirthing, ele nada mais é que uma técnica de respiração conectada que compreende a energia divina e trabalha vários pontos da vida. É um processo de purificação emocional e espiritual.

O Renascimento é fundir a inspiração e a expiração para experienciar a plenitude da energia divina no corpo físico. Vivenciar novamente o nascimento só é necessário quando ele está inibindo o mecanismo da respiração. Normalmente, a inibição da respiração foi implantada na consciência individual durante a primeira respiração.

Então, o renascimento libera as experiências traumáticas do nascimento e da primeira infância. Sua aplicação faz com que o praticante se veja livre dos traumas, momentos de estresse e dores que possa enfrentar em decorrência do passado.

Sabendo disso, preparamos um post especial com as principais informações sobre esse processo, desde a sua origem até os seus benefícios, para que você possa adotá-lo de uma vez por todas em sua vida. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância do renascimento?

O ritmo acelerado no qual as pessoas se movimentam faz com que se produzam ações e comportamentos de modo automático. As reflexões, a relação com os pensamentos e, principalmente, a respiração estão em um processo tão acelerado que é quase impossível ter a consciência do que acontece.

O modo como respiram também diz muito sobre como as pessoas se sentem. Se estão tensas, por exemplo, a respiração se torna mais acelerada e quando está mais lenta, significa muito mais clareza das soluções.

Diante disso, saber o que é o renascimento ajuda a ampliar a consciência do que está acontecendo dentro de si mesmo e proporcionar um aumento da capacidade de sentimentos, da busca por novos conhecimentos e do desenvolvimento de pensamentos criativos.


O Renascimento é o ato simples de fundir a inspiração e a expiração para viver a experiência de plenitude da energia divina no corpo físico. Inclusive, vivenciá-lo só é necessário quando o mecanismo respiratório é inibido, normalmente por meio da consciência individual durante a primeira respiração. Nesse momento, pode acontecer a liberação de tudo o que está guardado por meio de choro, riso, voz, sons e movimentos corporais.

Além de ativar e liberar o estresse armazenado, a dor e o trauma emocional em vários estágios, esse processo cria total espaço para a vivacidade, a saúde, o amor, a harmonia, a alegria e os relacionamentos saudáveis. Não é demais? Inclusive, essa técnica não é a única a utilizar a respiração para o controle do estado mental: o próprio yoga se beneficia dessa condição.

Como essa técnica surgiu?

O renascimento começou a ser desenvolvido na década de 70, logo após o norte-americano Leonard Orr meditar e respirar em sua banheira. Seu método se espalhou juntamente com a moda hippie em todo o mundo e conquistou muitos adeptos. Apesar de sua difusão, o alerta é para que seja feita somente com o acompanhamento de um profissional habilitado, mais conhecido como renascedor.

Como ela funciona?

Como já dito, o renascimento deve ser desenvolvido e aplicado individualmente pelo renascedor, para que o renascido se sinta seguro e confortável durante a sessão. Caso contrário, pode trazer descontrole emocional e aumentar as tensões. Sua principal linha de ação é a suave e profunda conexão entre expiração e inspiração, também chamada de respiração conectada ou circular.

Ela cura os traumas e os sentimentos mais tristes que a pessoa possa ter sentido nas primeiras fases da vida. Isso faz com que ela encontre paz e serenidade, para lidar com alguns problemas mentais e físicos do presente. Além disso, quanto mais pudermos vivenciar cada emoção ou sensação proporcionadas pelo renascimento, mais conseguiremos atravessá-las de maneira consciente e limpar todo nosso padrão energético.

Com o ambiente devidamente seguro e organizado, o praticante deverá se deitar em algum lugar confortável, relaxar e adotar a respiração livre e focada. Em algumas sessões, ela poderá ser feita pelo nariz e em outras pela boca.

Qual é a sua duração?

Para resultados efetivos, as sessões devem durar por volta de uma a duas horas e terminam naturalmente. Se durarem mais, não devem ser interrompidas pelo renascedor. De qualquer forma, é importante ter cuidado.

O processo geral, por sua vez, varia de pessoa, justamente por não ter um tempo fixo de duração. Mesmo assim, é muito importante que sejam realizadas, pelo menos, 10 sessões, com intervalo de uma semana entre elas.

Além disso, a pessoa poderá praticar os conceitos aprendidos pelo resto da vida, já que no dia-a-dia sempre aparecem emoções e situações que podem ser enfrentadas, liberadas e limpas com a ajuda desse processo natural. Isso tudo faz com que o renascimento não seja um processo estático e com prazo determinado de duração.

Quais são os seus principais benefícios?

Agora que você já sabe o que o renascimento, é hora de conhecer alguns benefícios que essa técnica tão incrível proporciona aos seus praticantes. Confira quais são os principais:

  • confiança;
  • alívio;
  • rejuvenescimento;
  • felicidade plena;
  • motivação;
  • bem-estar;
  • diminuição de estresse, medos e ansiedade;
  • vivacidade e alegria em viver;
  • percepção;
  • meditação;
  • abertura emocional para relacionamentos saudáveis;
  • relaxamento profundo;
  • leveza;
  • superação de traumas;
  • bom humor;
  • delicadeza;
  • energia e disposição para a vida;
  • pensamentos criativos e sadios;
  • aumento da autoestima;
  • compreensão de fatos passados;
  • paz interior.

Esses resultados são tão intensos porque esse método trabalha diretamente no núcleo dessas questões, consciente ou inconscientemente. Além disso, o renascimento revigora a capacidade respiratória e repõe a energia vital, capacitando a tomada de decisões conscientes e motivando as ações em função do prazer e da felicidade. Justamente por não ter contraindicação, esse processo se dirige a todos que queiram experimentar expansão, percepção, prazer e bem-estar.

Agora que você já sabe o que é o renascimento, é importante ressaltar que o principal papel do renascedor nesse método é estar presente e conectado com o que acontece com seu cliente, dando segurança e confiança para que tudo transcorra normalmente. Afinal, conseguir equilibrar sentimentos e lembranças pode ser muito difícil para algumas pessoas, então, nada melhor que o auxílio de um profissional para executá-lo e com isso, ter mais qualidade de vida e alcançar a felicidade.

E aí, gostou de saber o que é o renascimento e todos os seus benefícios? Quer contratar um profissional devidamente capacitado para adotá-la em sua vida? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *