5 dicas de liderança que você precisa seguir
15 de maio de 2017
Qual a importância do coaching para mudar de vida?
29 de maio de 2017

Você sabe como ter relacionamentos saudáveis?

Nenhum ser humano é uma ilha. Engana-se muito quem pensa: “eu não preciso de ninguém”. O ser humano é, por natureza, inclinado a se unir em grupos. Hoje em dia, não precisamos nos juntar para caçar e pescar como faziam os homens das cavernas, porém ter relacionamentos saudáveis é essencial para a vida.

Quando estamos em sintonia com as pessoas à nossa volta mantendo laços de amizade e empatia, todas as áreas da nossa vida fluem melhor e com mais leveza, nos sentimos calmos, em paz, compreendidos e sabendo que temos pessoas com quem podemos contar.

Mas precisamos fazer a nossa parte; seja na esfera profissional, familiar ou mesmo amorosa, o relacionamento é sempre uma via de mão dupla. Tendo isso em mente, selecionamos abaixo 5 dicas que podem te ajudar nessa jornada. Vamos lá?

1. Ter gratidão pelos menores gestos

Muitas vezes, na correria do dia a dia, deixamos de notar o bem que as pessoas nos fazem, mesmo que seja apenas com sua presença silenciosa. Um café feito na hora, um sorriso, um olhar de compreensão.

Pequenas gentilezas que até notamos, mas nem sempre agradecemos, e pior ainda: não retribuímos. A gratidão move o mundo, e também pode mover nossos relacionamentos para melhor. Experimente!

2. Nunca deixar de ser você mesmo

Não tente se boicotar ou mudar radicalmente para agradar o outro. Geralmente, quem faz isso tem a intenção de agradar o outro, mas a longo prazo essa atitude acaba com qualquer relação, pois a pessoa fica se sentindo frustrada por ter que abrir mão das coisas que gosta, e ainda por cima corre o risco de ver o parceiro perder o interesse — já que a pessoa não tem mais vida ou interesses próprios.


3. Mostrar ao outro que está presente

Por mais que a distância e o tempo nunca separem as pessoas que realmente se gostam, a presença é sempre importante, mesmo que virtual, nem que seja para dizer um simples “olá”. Esses atos significam que você se lembrou da outra pessoa e que se importa com ela, e mais: estará lá quando ela precisar.

4. Demonstrar sinceridade e confiança

Poder confiar realmente nas pessoas queridas é um grande presente da vida. Nos sentimos seguros com isso, sabendo que se algo der errado, teremos alguém que irá nos ajudar, nos inspirar ou simplesmente nos ouvir. Porém essa sensação deve ser recíproca.

Devemos nos abrir às necessidades do nosso parceiro, sendo sempre sinceros e realistas, sem promessas impossíveis que não poderemos cumprir mais tarde.

5. Assuma seus erros

Relacionamentos saudáveis não significam relacionamentos perfeitos. Família sorridente de comercial de margarina só existe na televisão. Aqui fora, todos nós temos defeitos e muitas vezes tomamos atitudes erradas, que desagradam e magoam o próximo.

Ebook amor em curso

Quando isso acontecer, não espere a situação se agravar: procure o outro com o coração sincero e aberto e peça desculpas. Como diz o ditado popular, “ter paz é melhor que ter razão”.

E você, quais dessas dicas você já usa ou pretende aplicar em seus relacionamentos? Compartilhe o texto com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by