O que um workshop de desenvolvimento pessoal pode fazer por você?
7 de agosto de 2017
Síndrome de Burnout: o limite do esgotamento mental
21 de agosto de 2017

Você entende a importância da inteligência emocional?

O universo corporativo se encontra cada vez mais competitivo. É comum pensar que, quanto mais se investir em sua formação técnica, mais concreto se torna o caminho para o sucesso. Entretanto, grande parte dos profissionais que se encontram hoje no mercado possuem uma formação técnica tão boa quanto a sua. 

O que pode te diferenciar dos demais profissionais e fazer você estar um passo a frente?

A resposta para essa pergunta é a inteligência emocional. Além do conhecimento específico para a sua função, as empresas buscam hoje profissionais que consigam gerir melhor as suas emoções e fazem disso um instrumento para atingir o seu maior potencial.

Você sabe o que é inteligência emocional? Como ela pode te ajudar em seu cotidiano de trabalho? Quais são as características de alguém inteligente emocionalmente e como desenvolvê-las? Confira!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é a sua capacidade de gerir as suas próprias emoções e as das outras pessoas de forma positiva. Ou seja, se refere as habilidades necessárias para saber lidar com os obstáculos inerentes a vida.

Essas competências o torna capaz de fazer um bom uso das emoções, de forma a manter um relacionamento saudável com as outras pessoas e a obter os melhores resultados.

Talvez essa tarefa possa lhe parecer fácil. Apesar de ser possível desenvolver a inteligência emocional, é normal levar um tempo para conseguir fazê-la em sua plenitude. Além disso, você já parou para pensar como ela se aplica no dia a dia do trabalho?


Inteligência emocional: como ela te ajuda no cotidiano de trabalho?

As vezes, quando se fala em inteligência emocional pode parecer um tema abstrato, de difícil aplicabilidade no cotidiano. Pensando nisso, separamos algumas situações rotineiras do mundo corporativo, que exigem de você encontrar saídas inteligentes emocionalmente.

  • Metas e prazos apertados são assuntos que geram grande dor de cabeça e, muitas vezes, é motivo de ansiedade e desespero. Uma das habilidades da inteligência emocional é a capacidade do controle das emoções. Ou seja, ela ajudará a você lidar melhor com a ansiedade e a manter um pensamento positivo no desenvolvimento de suas tarefas.
  • Os problemas pessoais ocorrem a todo momento, mas não é possível permitir que eles te atrapalhem no trabalho. A automotivação te permite não ficar tomado por esses problemas, seguir focado e motivado em seus afazeres.
  • Os prazos foram alterados, o cliente mudou de ideia na última hora, aconteceu um problema que você não esperava. São muitos os imprevistos que podem acontecer. A inteligência emocional desenvolvida lhe auxiliará a manter a calma e tomar as melhores decisões, sem deixar se guiar pela pura emoção.

Agora está começando a ficar mais claro a importância da inteligência emocional, não é mesmo? Mas quais são as características desse tipo de inteligência e como desenvolvê-la?

Quais são as suas características e como desenvolvê-la?

De forma geral, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades, são elas:

  • Relação interpessoal
  • Autoconhecimento
  • Automotivação
  • Controle emocional
  • Empatia

Para desenvolver essas habilidades é preciso de uma planejamento a curto, a médio e a longo prazo. O primeiro passo desse planejamento é o reconhecimento das suas habilidades e das suas crenças limitantes.

Reconhecer que possui fraquezas e que precisa de ajuda é algo fundamental. Ninguém chega ao topo sem prestar atenção em si mesmo e sem escutar as experiências das pessoas a sua volta.

Uma vez que se reconhece as próprias limitações, as relações interpessoais se tornam menos complicadas. Já que você conseguirá se colocar no lugar do outro e assim lidar com possíveis conflitos de maneira mais compreensiva.

ebook o poder das afirmações

Você deve buscar um caminho guiado pelo planejamento e pelo o autoconhecimento. Só assim será possível ter um maior controle sobre as suas emoções e não se deixar tomar por sentimentos negativos quando alguma coisa não sair como o esperado.

Para tanto, é preciso confiar em si mesmo e seguir motivado na caminhada para uma vida plena.

A inteligência emocional é o diferencial que toda empresa procura e um dos mais importantes instrumentos para você conseguir conquistar os seus objetivos e viver uma vida plena e abundante. Gostou do nosso conteúdo? Nos siga no Facebook e Instagram e receba mais informações importantes para a sua caminhada rumo ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by