Entenda como um coaching de vida pode te ajudar em todos os sentidos
Entenda como um coaching de vida pode te ajudar em todos os sentidos
22 de outubro de 2018
Afinal é possível controlar a ansiedade com atividade física?
Afinal é possível controlar a ansiedade com atividade física?
5 de novembro de 2018

Veja quais são as características que todo bom líder deve ter

características de um bom líder

Poucas pessoas refletem sobre as características de um bom líder. Mesmo assim, a maioria dos pensamentos retratados diz respeito ao lado negativo da posição, como chefes autoritários que maltratam seus empregados ou que não valorizam o seu trabalho por medo de uma futura ascensão.

A liderança é muito mais que um simples cargo em uma empresa. Ela exige sabedoria e sensatez para supervisionar toda a organização e ter uma visão geral sobre as efetivas necessidades de cada setor, além da obrigação de manter a motivação para o bom cumprimento de metas e prazos.

Sabendo que a figura do líder é fundamental em qualquer companhia justamente por ter o poder de inspirar as outras pessoas naturalmente, preparamos este post com as principais características que não podem faltar nesse profissional. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

Competência

A primeira e mais importante característica de um bom líder é a sua competência profissional, pois ele deverá conhecer bem as atividades que coordenará e ser capaz de realizá-las com maestria. Para tanto, é preciso entender as responsabilidades, as funções e as tarefas executadas por cada posição na empresa.

Isso ocorre por meio de progressão na carreira, experiências e um estudo minucioso sobre as atividades a serem desempenhadas. No entanto, por mais que tenha alcançado essa posição devido à sua competência, não deve deixar de trabalhar suas falhas e pontos fracos e manter-se em constante evolução.

Facilidade de trabalho em equipe

Além de confiar em seus subordinados, um bom líder precisará saber coordená-los e harmonizar suas atividades dentro da equipe. Também deverá estimular lealdade e produtividade, por mais que a hierarquia seja característica dessa função.

As responsabilidades atribuídas aos empregados devem ser cumpridas por meio de atitudes confiáveis e efetivas, sem a necessidade de constante supervisão. Caso contrário, o líder deverá repreendê-los e aplicar eventuais punições e substituições.

Iniciativa

Bons líderes devem ser pessoas de iniciativa. Isso significa trabalhar em cima de uma ideia até o ponto de sua completa implementação — e não apenas fazer sugestões e esperar que elas sejam adotadas. Também é importante que as adversidades não tenham tanta importância e sejam meros contratempos entre o presente e a conclusão de determinado projeto.

Exemplo

Um bom chefe também deve saber agir por meio de exemplo. Afinal, não basta pedir os funcionários economizem papel e energia se ele mesmo não segue essas orientações, não é verdade? Sendo assim, ele deverá ouvir de perto as demandas dos empregados e agir de acordo com a honestidade e as diretrizes da empresa.

Resiliência

Resiliência significa a capacidade de saber superar obstáculos e lidar com problemas. Sendo assim, um bom líder deverá exercer essa habilidade de maneira constante, ainda mais durante certas flutuações do mercado de trabalho, que está em transformação e exige aptidão para direcionar a empresa nessa intensa transição.

Comunicação

É essencial que um bom chefe saiba se comunicar. Afinal, esse é um requisito que define todas as relações empresariais, já que a comunicação pode ser interna (com empregados e departamentos) e externa (com clientes e investidores).

A comunicação deverá ser demonstrada por meio de interações respeitosas e que não subestimem a capacidade de seus interlocutores. Além disso, é essencial que as informações sejam tratadas com sensibilidade, para que os segredos da empresa sejam mantidos e respeitados.

Habilidade de lidar com as pessoas

A última e não menos importante característica de um bom chefe é que ele saiba lidar com pessoas, independentemente de quem sejam. Para isso, não basta apenas ter o poder da boa comunicação. É preciso saber ouvir críticas, comentários e sugestões, perceber inaptidões e motivar em momentos de dificuldade — além de agir dura e diretamente, quando necessário.

Por fim, é importante lembrar que as características de um bom líder podem ser adquiridas por meio de capacitação técnica, experiência profissional e desenvolvimento pessoal. Além disso, essas habilidades exigem constante aprimoramento e reflexão e devem ser conquistadas com muita paciência. O resultado será satisfatório tanto para o líder quanto para a empresa.

E aí, gostou de saber quais são as principais características de um bom líder? Tem alguma dúvida sobre esse assunto ou gostaria de citar mais alguma? Então, deixe o seu comentário abaixo!

ebook o poder das afirmações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *