Saiba como ter foco na vida para alcançar objetivos
18 de junho de 2018
4 exercícios de autoconhecimento para você começar a praticar
1 de julho de 2018

Veja 3 motivos para você parar de se comparar com os outros

Você já se viu, em algum momento da sua vida pessoal e profissional, observando o comportamento de outra pessoa e comparando com o seu. Isso ocorre principalmente se o outro é alguém que faz sucesso ou algo que você sempre desejou realizar. Até aí, tudo bem! Entretanto, se comparar com os outros pode alimentar sentimentos prejudiciais, sabia?

Se você passa por essa situação, continue leitura deste post. O objetivo dele é exatamente o de mostrar as razões de parar com essas comparações.

Evite se comparar com os outros

É comum a gente se comparar com outras pessoas. É um hábito salutar, por exemplo, no momento em que você está definindo suas metas pessoais e profissionais e quer certificar-se daquilo que deseja ser e conquistar, ou não.

Todavia, pode ser uma prática ruinosa, com péssimas consequências para a sua autoestima e qualidade de vida, a partir do momento em que são percebidos apenas as suas deficiências e seus defeitos.

Quando é isso o que acontece, a chance de ser afetado negativamente é muito grande. Por isso, é fundamental se proteger, e saber lidar contra essa circunstância, para não atrapalhar o dia a dia e gerar sentimentos ruins.


Conheça 3 motivos para não fazer comparações

Fazer comparações é inerente à nossa condição de seres humanos. Elas servem de auxílio na definição de atitudes e de particularidades: mais alto ou mais baixo; salário maior ou menor; seguro ou inseguro; líder ou liderado; empresa boa ou ruim; e por aí vai.

Acontece que no instante que essas comparações se transformam em práticas cotidianas, ainda mais quando o resultado nos é desfavorável, é hora de parar com isso. Caso contrário, esse procedimento pode trazer dificuldades e transtornos. Confira!

1. Faz mal à saúde

Imagine você passando a maior parte do seu tempo prestando a atenção nos outros, como se fosse o mais importante a fazer: o jeito de vestir; os modos de socialização; o físico; a ascensão profissional; o vestuário; jeito de falar, entre outros.

Dessa forma, as oportunidades de ficar bem e conduzir com equilíbrio a sua rotina sofrem com essa preocupação e o estresse é inevitável. Um mal que pode levar as emoções para um estado ainda pior. Além disso, são altas as probabilidades de baixar a autoestima e tornar mais grave as suas eventuais fragilidades.

2. Impossibilita a realização de objetivos

Enquanto você não admitir que existam pessoas que podem ser, aparentemente, melhor sucedidas, mais elegantes, mais espirituosas, mais isso ou aquilo, tenha certeza de que a sua vida não anda! Os desânimos se acumulam e você se deixa levar por isso, esquecendo-se dos seus sonhos e das suas metas.

3. Causa o afastamento das pessoas

Outra razão para deixar de se comparar com os outros é o fato de que, com o passar do tempo, você se isola ao acreditar que é uma pessoa inferior, pouco adequada e querida pelos demais. Assim, começa a rejeição a quem você tinha afinidade ou considerava como gente boa. De repente, tira da sua vida seres humanos interessantes capazes de incentivar e contribuir para o seu sucesso e a sua felicidade.


E-book dieta do perdão

Invista no autoconhecimento

Como impedir que o hábito de se comparar com os outros prejudique o seu bem-estar e o crescimento pessoal e profissional? O primeiro passo é pensar em si mesmo; entender que é diferente do outro; e reconhecer as suas qualidades.

É indispensável esse autoconhecimento para entender quais são as limitações que tem (e quais pode ser eliminadas), as suas competências e valorizar a sua individualidade.

Com isso, facilita o foco em você e nas suas infinitas possibilidades de ser quem quer ser. Daí em diante é acreditar em si e seguir em frente.

Não se comparar com os outros significa compreender que cada ser humano tem sua própria história, seu jeito de administrar as situações e de vivenciar as coisas de modo particular. O importante é respeitar essas diferenças e entender que você precisa ser você!

Para saber mais sobre o tema deste post sugerimos a leitura de outro artigo do nosso blog, que explicará 6 ações para melhorar a autoestima.
 

E que tal ir mais além?

Se você estiver interessado em conhecer e mergulhar profundamente nos princípios universais que levam as pessoas a assumirem total responsabilidade por suas vidas, cumprirem seus objetivos e construirem um legado de sucesso, inscreva-se no workshop Caminho do Sucesso.

Durante dois dias você vai aprender passo-a-passo as estratégias que irão melhorar profundamente seus resultados. Vamos estudar os princípios de sucesso para ter clareza sobre seu propósito de vida, aumentar sua renda, melhorar seus relacionamentos, atingir seu pleno potencial e experimentar um novo nível de felicidade.

Banner workshop caminho do sucesso

Você concluirá este workshop com estratégias eficazes e poderá colocá-las em prática imediatamente e assim, começar a experimentar maior sucesso em todas as áreas de sua vida. Você está pronto para desenvolver um mindset poderoso que irá mudar a forma como você enxerga a sua vida?

Inscreva-se no workshop. Venha para o Caminho do Sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *