4 exercícios de autoconhecimento para você começar a praticar
1 de julho de 2018
quadro-de-visualizacao-veja-como-manter-suas-metas-e-objetivos
Quadro de visualização: veja como manter suas metas e objetivos
31 de julho de 2018

Saiba como ter mais confiança na hora de tomar decisões

ter-mais-confianca-para-tomar-decisoes

Muitos sentimentos dominam a mente humana quando chega a hora de tomarmos decisões na vida: medo, insegurança, falta de confiança, entusiasmo e felicidade são alguns deles. Todas essas sensações podem influenciar, direta ou indiretamente a escolha de caminhos certos ou errados. Por isso, é necessário reconhecer a importância do equilíbrio dos sentimentos para o alcance de nossos objetivos.

Entretanto, nem sempre é fácil tomar as rédeas da própria vida. Controlar pensamentos e emoções é uma tarefa que demanda tempo, paciência e dedicação. Você está pronto para a mudança? Então, acompanhe o post a seguir e descubra quais os caminhos para encontrar o controle emocional e fazer boas escolhas.

Seja mentalmente presente

Viver de passado ou ter a mente fixa em possíveis acontecimentos futuros são os erros mais comuns para quem busca tomar uma decisão de forma consciente e sensata. O medo de traumas vividos e a insegurança de planos incertos bloqueiam o controle da mente.

Esses sentimentos têm a capacidade de nos convencer de que estamos agindo de maneira imprudente e perigosa, que vamos nos machucar, que somos fracos e incapazes de atingir o sucesso e a felicidade.

Contudo, a vida é aqui e agora! Procure sempre direcionar a mente para o momento presente e tenha plena consciência de tudo o que está vivendo. Se a mente estiver no controle, ela apontará a direção correta, excluindo qualquer sentimento que possa deturpar a realidade.


Desenvolva um diálogo interno positivo

Muitas vezes assumimos como verdade tudo aquilo que pensamos ou sentimos. Por conta deste fato, inúmeras pessoas acabam deprimidas, pois passam grande parte do tempo direcionando o foco em emoções negativas. Vivem de ilusões que deturpam a mente e acabam interferindo nas decisões que tomamos ao longo da vida.

Portanto, não se deixe levar por preocupações desnecessárias. Procure desenvolver um diálogo positivo para conseguir alcançar os resultados que tanto deseja. Se permita sentir todas as emoções para compreender os pensamentos que fazem parte do seu dia a dia. 

Para entender a si mesmo, questionar-se é fundamenta! “O que devo fazer para conseguir o que eu quero?”, “O que esse sentimento está querendo me dizer?” ou, então “O que posso melhorar para atingir meus objetivos?”. Só assim você conseguirá ter mais clareza perante as decisões e, consequentemente, maior satisfação em relação ao resultado de suas ações.

Procure novas formas de equilibrar os sentimentos

Antes de tomar decisões na vida, busque esvaziar a mente de pensamentos destrutivos, eufóricos ou negativos. Estar “em paz de espírito” é necessário para ter sensatez e responsabilidade ao fazer escolhas.

Há vários métodos para alcançar um estado mental favorável para boas decisões. Se você prefere práticas mais calmas e relaxantes, pode praticar Yoga, meditação, retiros espirituais, ouvir músicas e fazer artes plásticas. Se você tem facilidade em equilibrar a mente com atividades mais dinâmicas, pratique esportes de sua preferência: corrida, natação ou artes marciais, por exemplo.


ebook o poder das afirmações

Tudo é válido para auxiliar no controle das emoções e ter prudência ao tomar decisões importantes. E, não se esqueça! Controlar os sentimentos é uma tarefa diária, que necessita de muita prática e paciência para alcançar resultados expressivos. Por mais difícil que pareça, não desista. O futuro agradece!

Você está pronto para tomar decisões na vida? Então, não deixe de conferir os 4 exercícios de autoconhecimento para você começar a praticar e mudar a forma de ver o mundo. O caminho do sucesso está esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *