Como ser um bom líder: 5 atitudes que você precisa adotar
4 de junho de 2018
Veja 3 motivos para você parar de se comparar com os outros
25 de junho de 2018

Saiba como ter foco na vida para alcançar objetivos

O segredo de pessoas bem-sucedidas é o foco na vida, que significa ter a capacidade de manter a atenção plenamente concentrada em algo. Falando assim parece fácil, não é mesmo? Entretanto, nos dias atuais, o grande dilema é conseguir se concentrar em apenas uma atividade e executá-la sem interferências externas.

Na era digital, nossa mente recebe uma enxurrada de informações e estímulos o tempo todo. Administrar essa grande quantidade de conteúdo, sem perder o foco nas responsabilidades diárias, não é uma tarefa fácil para muitas pessoas.

Pensando nisso, separamos alguns fatores que mostram a importância do foco na geração de resultados positivos para sua vida. Inspire-se neles para alcançar o sucesso profissional e pessoal!

Ajuda a manter a organização das atividades cotidianas

Estabelecer uma rotina de organização é um exercício diário. Não adianta anotar tudo na agenda se você não tem disciplina para seguir a rotina proposta. Quando você tem foco, as distrações frívolas e a preguiça não são fatores que impedem a execução de suas atividades diárias. Por isso, defina suas prioridades e dedique-se ao máximo para cumprir todas as responsabilidades. Ter foco é, também, ter disciplina!


Estabelece o controle das emoções

Quanto mais pensamos em um problema, maior ele fica. No entanto, pessoas que têm foco na vida não se desesperam diante de situações difíceis. Por exemplo: imagine que uma queda de energia no trabalho obrigou você a parar suas atividades.

Em vez de se estressar e reclamar, foque, imediatamente, em outras demandas importantes que precisam ser cumpridas naquela semana. Dessa forma, situações de tensão e nervosismo passam a ter outro significado. Esses momentos tornam-se oportunidades para reflexão em vez de desespero absoluto.

Auxilia na tomada de decisões

Gastamos muita energia realizando ações vazias, como ficar horas nas redes sociais, fazer compras que não precisamos, conversar com pessoas que só nos deixam para baixo e por aí vai. Tudo isso contribui para a diminuição de produtividade e, consequentemente, ocasiona a perda de foco nas coisas que realmente fazem diferença.

Saber o que estamos buscando torna a vida mais fácil e, para isso, precisamos focar em nossos desejos pessoais e profissionais. Seja qual for o seu objetivo, foque em escolhas que lhe ajudem a trilhar esse caminho da melhor maneira possível. Não perca tempo com aquilo que não lhe acrescenta. Como diz aquele ditado: “se não soma, some!”.

Funciona como combustível para alcançar suas metas

Quando falamos em foco, a consistência e a perseverança vêm no “pacote”. Um maratonista, por exemplo, precisa treinar muito para chegar preparado no dia da prova. Serão meses correndo vários quilômetros, todos os dias, até estar pronto para encarar o percurso da maratona.

É preciso enfrentar dores, cansaço, tempo ruim, dias difíceis, situações conflituosas, entre outras adversidades. Porém, se o atleta não tiver foco e se deixar levar pelos obstáculos no caminho, não conseguirá completar esse desafio.


E-book Criando um Futuro Irresistível

Portanto, não desista dos seus sonhos depois de algumas tentativas frustradas. Faça como o maratonista que, apesar do cansaço e das dores, não desiste até cruzar a linha de chegada. Lembre-se: manter o foco é imprescindível para concretizar suas metas. Muitas vezes, o caminho da realização pode ser longo e tortuoso, porém, “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos diariamente” (Robert Collier).

Agora que você sabe da importância do foco na vida, que tal ir além e desenvolver essa capacidade? Conheça 5 dicas infalíveis para definir objetivos com clareza e atingir o sucesso profissional e pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *