Como ser um bom líder: 5 atitudes que você precisa adotar
4 de junho de 2018
Veja 3 motivos para você parar de se comparar com os outros
25 de junho de 2018

Saiba como ter foco na vida para alcançar objetivos

O segredo de pessoas bem-sucedidas é saber como ter foco na vida, que significa ter a capacidade de compreender como manter a atenção plenamente concentrada em algo. Falando assim parece fácil, não é mesmo? Entretanto, nos dias atuais, o grande dilema é conseguir se concentrar em apenas uma atividade e executá-la sem interferências externas.

Na era digital, nossa mente recebe uma enxurrada de informações e estímulos o tempo todo. Administrar essa grande quantidade de conteúdo, sem perder o foco nas responsabilidades diárias, não é uma tarefa fácil para muitas pessoas.

Pensando nisso, separamos alguns fatores que mostram a importância do foco na geração de resultados positivos para sua vida, além de dicas de como se manter concentrado nos objetivos. Inspire-se neles para alcançar o sucesso profissional e pessoal!

A importância de se manter concentrado

O foco e a concentração ajudam a trazer os mais variados benefícios em sua vida, facilitando o alcance de metas em um tempo mais rápido e possibilitando criar novos objetivos.

Ajuda a manter a organização das atividades cotidianas

Estabelecer uma rotina de organização é um exercício diário. Não adianta anotar tudo na agenda se você não tem disciplina para seguir a rotina proposta. Quando você tem foco, as distrações frívolas e a preguiça não são fatores que impedem a execução de suas atividades diárias. Por isso, defina suas prioridades e dedique-se ao máximo para cumprir todas as responsabilidades. Ter foco é, também, ter disciplina!

Estabelece o controle das emoções

Quanto mais pensamos em um problema, maior ele fica. No entanto, pessoas que têm foco na vida não se desesperam diante de situações difíceis. Por exemplo: imagine que uma queda de energia no trabalho obrigou você a parar suas atividades.

Em vez de se estressar e reclamar, foque, imediatamente, em outras demandas importantes que precisam ser cumpridas naquela semana. Dessa forma, situações de tensão e nervosismo passam a ter outro significado. Esses momentos tornam-se oportunidades para reflexão em vez de desespero absoluto.


Auxilia na tomada de decisões

Gastamos muita energia realizando ações vazias, como ficar horas nas redes sociais, fazer compras que não precisamos, conversar com pessoas que só nos deixam para baixo e por aí vai. Tudo isso contribui para a diminuição de produtividade e, consequentemente, ocasiona a perda de foco nas coisas que realmente fazem diferença.

Saber o que estamos buscando torna a vida mais fácil e, para isso, precisamos focar em nossos desejos pessoais e profissionais. Seja qual for o seu objetivo, foque em escolhas que lhe ajudem a trilhar esse caminho da melhor maneira possível. Não perca tempo com aquilo que não lhe acrescenta. Como diz aquele ditado: “se não soma, some!”.

Funciona como combustível para alcançar suas metas

Quando falamos em foco, a consistência e a perseverança vêm no “pacote”. Um maratonista, por exemplo, precisa treinar muito para chegar preparado no dia da prova. Serão meses correndo vários quilômetros, todos os dias, até estar pronto para encarar o percurso da maratona.

É preciso enfrentar dores, cansaço, tempo ruim, dias difíceis, situações conflituosas, entre outras adversidades. Porém, se o atleta não tiver foco e se deixar levar pelos obstáculos no caminho, não conseguirá completar esse desafio.

Exercícios práticos de como manter foco na vida

Agora que você já sabe o quão importante é manter o foco, confira alguns métodos práticos para ser bem-sucedido nessa empreitada.

Aprenda a dizer não

Se você diz sim para tudo, vai chegar um momento em que não cumprirá algumas tarefas. Afinal, somos seres humanos, e temos nossos limites. Abraçar o que é verdadeiramente importante para você é essencial para manter o foco. Por isso, saiba o que de fato deseja alcançar. Não aceite tudo de maneira aleatória, separe suas tarefas diárias e crie uma lista de prioridades.

Ficar dizendo sim para tudo não lhe fará uma pessoa melhor ou mais generosa, apenas alguém atarefado e sem direcionamento. Não tenha receio de abrir mão de questões pouco relevantes para os seus objetivos, priorize as atividades essenciais e ganhe mais tempo para executá-las com maior qualidade.

Mantenha a sua energia em alta

Manter o foco durante o dia não significa realizar tarefas ininterruptamente. Se manter concentrado é algo desgastante, e tanto o corpo quanto a mente sentem essa realidade. Por isso, é importante manter a energia em alta para alcançar todos os objetivos planejados. Lembre-se: um passo de cada vez. Permita-se tirar intervalos entre 5 a 10 minutos durante a sua rotina.

Converse com amigos e familiares sobre assuntos mais relaxantes, respire um ar puro, coma alguma coisa e volte para a sua jornada com a energia renovada. É imperativo também contar com boas noites de sono, evitando cansaços e desatenções no dia a dia.

Uma ótima dica para saber o momento certo de “respirar um ar” é perceber uma queda do seu interesse na tarefa de momento. Assim que notar a mudança, saia para “reabastecer as baterias” e volte com todo o foco.


E-book Criando um Futuro Irresistível

Desprenda-se do celular

De fato, hoje, é praticamente impossível manter uma rotina sem o uso do celular. Além de facilitar a comunicação entre as pessoas, o equipamento tecnológico ajuda em diversas outras situações, tais como:

  • organização de tarefas;
  • alimentação;
  • locomoção.

Porém, essa mesma multifuncionalidade da ferramenta é a razão para que percamos o foco durante o dia. Redes sociais, aplicativos Messenger, jogos: todas essas opções em único lugar e no alcance das mãos.

Por isso, não há dúvida: é preciso se desprender do smartphone para manter a concentração diária. Se desconectar um pouco ajudará você a focar no que realmente importa, evitando que a sua atenção se disperse à toa. Você ainda terá os intervalos para vasculhar o celular, conversar com os amigos e se atualizar nas suas redes sociais.

Fortaleça a sua força de vontade

Todas as dicas apresentadas neste post são praticáveis e dentro da realidade de qualquer pessoa. Porém, para manter o foco é preciso ter autocontrole e, ainda que você saiba o que deve fazer, não significa que será fácil seguir todos os passos. Desta forma, a força de vontade é essencial, principalmente no início do processo, onde as tentações parecem ser insuperáveis.

Trabalhe a sua mente e faça com que ela seja uma aliada. Quando você adquire consciência sobre o que precisa fazer e como isso renderá frutos essenciais, as dificuldades diminuem e o direcionamento correto surge naturalmente. Para chegar a um ponto ideal, combine todas as práticas na sua rotina diária, acelerando o processo de obtenção do foco.

Portanto, não desista dos seus sonhos e siga os passos certos de como ter foco na vida. Faça como o maratonista que, apesar do cansaço e das dores, não desiste até cruzar a linha de chegada. Lembre-se: manter o foco é imprescindível para concretizar suas metas. Muitas vezes, o caminho da realização pode ser longo e tortuoso, porém, “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos diariamente” (Robert Collier).

Gostou das nossas dicas sobre como ter foco na vida para alcançar objetivos? Então, assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by