Entenda porque você deve sempre buscar novos conhecimentos
27 de agosto de 2018
8 dicas para ter uma carreira profissional de sucesso
8 dicas para ter uma carreira profissional de sucesso
10 de setembro de 2018

Saiba como deixar o passado para trás de uma vez por todas

Saiba como deixar o passado para trás de uma vez por todas

É grande a quantidade de pessoas que não conseguem deixar o passado para trás. Que passam boa parte da vida revivendo experiências ruins, angústias, arrependimentos, traumas, desilusões, entre outras situações que as deixam fixadas em uma realidade que não existe há muito tempo. Tudo isso faz com que muita gente não consiga aproveitar o presente, estabelecer novas metas e experimentar novas vivências que são necessárias para o crescimento pessoal e profissional.

Entretanto o artigo a seguir tem como objetivo explicar a você os principais motivos pelos quais não devemos ativar memórias dolorosas a todo o momento. Saiba que é possível esquecer os episódios torturantes, que não nos acrescentam nada de proveitoso. Está preparado para mudar sua vida para melhor? Então acompanhe o post e encontre o caminho para a felicidade!

Procure não falar muito sobre o passado

Além de pensar muito em episódios que já se foram, inúmeras pessoas têm o costume de  falar sobre dores que sofreram no passado. Com isso, a negatividade começa a tomar conta da vida como um todo. A cada conversa estabelecida o drama é revivido e reforçado na mente do indivíduo. Como reverter essa situação? O primeiro passo é mudar a pauta de suas conversas.

Procure falar mais sobre conquistas, desejos futuros, a concepção de sucesso e outros temas que motivem. Tenho certeza de que, apesar dos infortúnios do passado, você tem uma vida repleta de vitorias que ainda não foram contadas. Assim, além de se esquecer dos acontecimentos ruins, você será inspiração para outras pessoas. Acredite: boas palavras e ações são capazes de mudar o mundo!

Aceite que é algo que não pode ser mudado

Pare de pensar: “e se fosse diferente?”. Há uma música que diz “[…] são águas passadas, escolha uma estrada e não olhe pra trás”. É exatamente isso que você deve fazer ao relembrar as memórias da vida. Tenha em mente que é impossível alterar os acontecimentos já vividos.

Entretanto, a cada amanhecer, a vida nos presenteia com novas chances de recomeçar. Se você ficar pensando naquilo que já aconteceu, não terá tempo e ânimo para se aventurar e descobrir novas oportunidades. Ninguém pode mudar o passado, mas todos podem fazer um futuro diferente.

Tenha foco no presente

A vida é aqui e agora. O passado, como dito anteriormente, já ficou para trás e não podemos fazer nada a respeito disso. E, para planejar o futuro, devemos aproveitar o presente. Agradeça todos os dias pelas oportunidades que a vida oferece para refazer a sua história, pois estar vivo é uma dádiva! Saiba reconhecer isso.

Alerta importante: pessoas que vivem presas aos acontecimentos passados ou pensam demais no futuro podem desenvolver depressão. Em vez de focar no presente, algumas pessoas direcionam o pensamento para aquilo que já passou ou às situações que não aconteceram. Sofrem por algo que não podem mudar ou por coisas que não existem. A preocupação desnecessária acaba minando o caminho do sucesso e a paz interior.

Desabafe seus sentimentos

Para superar o passado você deve parar de guardar mágoas. Por isso, sempre que possível, procure conversar com as pessoas com as quais você se desentendeu. Lembre-se de que todo mundo erra, inclusive você e aqueles que você ama. Portanto, estabelecer um diálogo maduro é fundamental para fechar a porta da dor e abrir a porta do amor.

Conversar a respeito das nossas falhas e sobre os erros dos nossos semelhantes nos proporciona conhecer as razões, experiências e entendimentos do outro perante as adversidades da vida. Desabafe seus sentimentos, não tenha medo ou vergonha de pedir perdão ou perdoar alguém. Perdoar é um ato divino! É tirar um grande peso das costas e da consciência.

ebook o poder das afirmações

Não culpe os outros pelos seus problemas

“Você me fez sentir assim”  é uma frase bem recorrente na convivência diária, não é mesmo? Contudo é importante deixar claro que, na realidade, ninguém tem o poder de deixar alguém mal, irritado ou chateado. O responsável por você se sentir dessa forma é você mesmo. Sabe por quê?

Nós determinamos nossas reações e somos capazes de controlar a maneira que vamos interpretar e lidar com qualquer situação, por mais complicada que ela seja. Com certeza, você já deve ter ouvido o famoso ditado: “quando um não quer, dois não brigam”. É assim mesmo que funciona! Nós temos o poder de decidir qual será a resposta para todos os acontecimentos da vida.

Desligue-se de tudo por um tempo

A loucura da rotina diária não permite que tenhamos tempo para nós mesmos. Por isso, é essencial desligar-se dos afazeres e responsabilidades por alguns dias. Aproveite as belezas do campo ou do litoral para refletir sobre a vida de maneira positiva, para estipular novas metas, reencontrar pessoas, fazer novas amizades e olhar a vida com outros olhos.

Neste tempo, você terá novas chances de se conhecer melhor como pessoa, compreender suas falhas e qualidades. Tudo isso ajudará na construção de um sólido caminho em direção às realizações que tanto deseja!

Transforme o passado em aprendizado

Nós só ficamos livres do passado quando conseguimos, realmente, aprender com as experiências. Enquanto você permitir que as emoções negativas sejam associadas ao passado, o aprendizado será mais difícil e doloroso. O segredo é perdoar a si mesmo, aos outros e tirar lições de todos os acontecimentos que fizeram parte da sua vida. Somente assim, será possível seguir em frente.

Uma excelente alternativa para quem busca auxílio profissional para superar o passado é por meio do Coaching, um conjunto de técnicas, ferramentas e métodos que busca o desenvolvimento emocional e comportamental, de forma clara e objetiva, com resultados comprovados.

Com ajuda do Coaching é possível deixar o passado para trás e entender de que maneira os acontecimentos passados ainda interferem negativamente em suas ações, pensamentos e aspirações pessoais e profissionais.

Se você gostou do nosso post sobre a importância de deixar o passado para trás, e quer mudar a sua vida de uma vez por todas, entre em contato conosco! Eu, Adailton Soares, posso ajudar você a desenvolver um plano de ação pessoal que vai transformar a sua vida naquilo que você quer que ela seja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *