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8 de outubro de 2019

Respeitar as diferenças: como ela nos tornam seres humanos melhores!

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Cada ser humano possui uma personalidade diferente do outro, que podemos dizer que essas características são próprias de cada pessoa. Você pode perceber essa individualidade pela forma de pensar, agir e sentir. No entanto, convivemos com elas em qualquer ambiente que participamos, seja no trabalho, na faculdade, em casa ou em outro local social.

No ambiente de trabalho essas diferenças são acentuadas e geram preocupações tanto pelas pessoas envolvidas como pelos gestores. Estamos vivendo em um mundo em que vemos tanta presença de ódio. Então, cabe a nós respeitarmos as diferenças e aprender a conviver com as diversas formas de temperamentos, ideologias e comportamentos para manter um bom convívio empresarial. 

Essa tarefa pode parecer difícil no primeiro momento, mas ela não passa de uma prática que exige flexibilidade, paciência e principalmente respeito. Pensando nisso, preparamos esse material que vai ajudar você a relacionar melhor com as pessoas. Boa leitura!

O que é respeitar as diferenças?

Como falado acima, o primeiro passo é você entender que cada pessoa pensa, sente e age de maneira única. Não estamos falando que você é obrigado a aceitar e a concordar com opiniões contrárias à sua. Só que não deve discriminá-la somente por não compactuar com o seu estilo ou seu pensamento.

Então não tenha preconceito e não julgue as atitudes dos outros baseando nos seus próprios valores. Isso envolve não diminuir as pessoas pelas características sociais, físicas, mentais ou culturais. Em outras palavras, é não desmerecer o seu potencial e nem de seu chefe, não “falar mal” de sua empresa ou de seu colega, saber que nem sempre atividades são realizadas da forma que deseja, dentre outras.

Como ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho?

Um dos principais problemas dentro das empresas é o clima organizacional, pois ele impacta na produtividade da equipe, e consequentemente, reflete aos clientes. É preciso saber lidar com as pessoas, separar assuntos pessoais dos profissionais e trabalhar em equipe são fatores importantes para você crescer na sua carreira. 

Outro fator importante é saber colocar no lugar do outro e entender o seu ponto de vista. Esse é um dos maiores problemas em relacionamentos, seja ele profissional, amizade, familiar, dentre outros. Então o segredo para solucioná-lo é sendo empático, simpático e carismático ao mesmo tempo. 

Além do que falamos acima, a forma de comunicação também gera desconforto no ambiente de trabalho, como você pode perceber nos exemplos abaixo:

  • ao utilizarmos linguagens diretas e menos formais pode parecer que estamos sendo ofensivos com os colegas;
  • se você é mais técnico e focado, podem pensar que você não é simpático;
  • já se você segue a postura mais descontraída e comunicativa, tem grandes chances de se destacar, o que causa inveja.

Concluindo, saber respeitar as diferenças do outro é tratar todas as pessoas com igualdade independente de sua classe social, sua ideologia, seu temperamento e comportamento. Além disso, você pode aprender com uma pessoa que tem uma visão diferente da sua ou até mesmo ensinar o outro uma forma de solucionar um problema.

Dessa forma, foque na boa comunicação e no bom relacionamento principalmente no ambiente de trabalho. Seja flexível, tenha humildade, saiba escutar e passar ensinamentos. Esse é um passo fundamental para garantir o seu crescimento profissional, já que o objetivo das empresas é unir vários talentos com personalidades distintas para assegurar o sucesso do negócio. 

Agora que você entende o porquê é importante respeitar as diferenças, que tal dividir esse conhecimento com seus amigos e colegas? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre que estas atitudes nos tornam seres humanos melhores!

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