Exercício do espelho: conheça a técnica e aproveite os benefícios
6 de agosto de 2018
Entenda o poder das afirmações positivas para a sua vida
20 de agosto de 2018

Qual o significado da palavra amor? Aprenda a enxergá-lo ao seu redor

Você já parou para pensar qual o significado da palavra amor? Ou então, você saber dizer se, realmente, vive esse sentimento de afeto de forma plena e completa? Se não souber a resposta dessas perguntas ou estiver confuso em relação ao assunto, acompanhe o post a seguir e compreenda a importância do amor em sua vida.

Saiba que essa é uma das mais poderosas ferramentas de transformação pessoal e é a chave para conquistar o sucesso em todas as áreas. Acompanhe!


Como podemos definir o amor?

A princípio, o termo ‘amor’ é originário do latim, e corresponde ao sentimento de afeição e desejo. Para a filosofia, ele pode ser definido de três maneiras diferentes. A primeira delas corresponde ao Eros, definição criada por Platão, que relaciona amar ao desejo puro por algo ou alguém. Entretanto, o Eros é finito, e deixa de existir quando este anseio é satisfeito ou concretizado.

O conceito Filos, defendido por Aristóteles é associado a ideia de alegria. Portanto, amar é sentir-se alegre em relação a alguma coisa — segundo essa definição, é impossível amar sem ser feliz. Já o Ágape, conceito básico da filosofia cristã, está associado ao sentimento de abdicação por alguém. Ou seja, ter uma atitude de amor em favor do outro, sem esperar nada em troca.

Apesar das definições filosóficas e etimológicas, o conceito mais difundido é a versão hollywoodiana. Onde o termo é caracterizado nos filmes por uma ardente paixão, que só tem sentindo quando correspondida. Em uma perspectiva mais caricata, nas produções cinematográficas ele é visto como ‘o amor verdadeiro’, a perfeição e a felicidade completa e suprema entre duas pessoas.

Como as pessoas enxergam o amor?

O amor é substantivo que não tem sujeito nem predicado. Entretanto, as pessoas estão se tornando cada vez mais pessimistas e têm encontrado dificuldades em vivenciar o amor em suas vidas. Em alguns casos, elas apenas “gostam” de algo, querem apenas o prazer imediato, são egoístas, não pensam na coletividade e confundem isso com o amor.

Atualmente, muitas delas se encontram sem propósitos de vida, vivem no piloto automático apenas para cumprir com suas obrigações, desacreditam de qualquer tipo de sentimento e banalizam relações interpessoais, algumas até afirmam que estão sem tempo para isso. 


Ebook amor em curso

De que forma é possível viver o amor em diversas áreas da vida?

Engana-se aqueles que acreditam que o amor é um sentimento ilusório e individualista. O verbo amar, por exemplo, remete ao dinamismo, ao cuidado, à ação benfeitora. O amor, transformado na ação, possui um papel social que alimenta ações benéficas para o coletivo, como atitudes solidárias e caridosas. Ele também desperta a proteção, a dedicação e o cuidado de maneira afetuosa e responsável.

Observe, o verbo amar é o que move os profissionais da saúde que dedicam suas vidas para cuidar de enfermos nos hospitais, em países destruídos pelas guerras e lugares extremamente pobres. Ou, então, os professores, muitas vezes desvalorizados e que, mesmo assim, passam a vida educando os pequenos para futuros brilhantes. O que seria destas e outras profissões se não conseguissem amar?

É possível enxergar o amor em todas as áreas da vida e trabalhar esse sentimento da melhor maneira possível. Amar é aprendizado, por isso, execute suas atividades com empenho, agradeça e valorize tudo o que você já conquistou. Desfrute de cada momento vivido e saiba percebê-lo em cuidados diários, como um beijo de bom dia, uma gentileza no trabalho, um ombro amigo e um abraço apertado.

O amor não necessita de grandes obras, mas de gestos sinceros. Devemos usá-lo como combustível que impulsiona nossas ações e pensamentos. O verbo amar é capaz de curar as decepções, os traumas e os medos. O amor pode tudo, quando nele se crê.

Você gostou do nosso post? Conseguiu entender qual o significado da palavra amor e as diferentes interpretações sobre esse conceito? Então, compartilhe esse texto nas redes sociais e ajude outras pessoas a mudarem de vida a partir do amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *