Você sabe como ter relacionamentos saudáveis?
22 de maio de 2017
aprenda-como-voce-pode-lidar-com-crencas-limitantes
Aprenda como você pode lidar com crenças limitantes
6 de junho de 2017

Qual a importância do coaching para mudar de vida?

Todos nós somos capazes de ter uma vida feliz e de sucesso em todas as esferas da vida. Por que grande parte das pessoas vivem frustradas? Simplesmente porque elas não conseguem entrar em ação!

Isso pode acontecer com você por diversos motivos, mas o que podemos afirmar é que as pessoas que conseguiram alcançar o sucesso tinham/têm um coach. Isso demonstra a importância do coaching na vida das pessoas.

O que é o coaching?

Coaching é um processo que usa metodologias que são cientificamente confirmadas, o que possibilita elevar a sua performance e alcançar os seus melhores resultados em um menor tempo. Dessa maneira, ajudará você a ter um maior autoconhecimento, gerir melhor as suas emoções e, com isso, ascender pessoal e profissionalmente.

A palavra deriva do termo em inglês “coach”, que significa treinador. Esse indivíduo é justamente quem terá o objetivo de encorajar e motivar você a atingir as suas metas e a se tornar uma pessoa mais complexa e completa, ensinando algumas técnicas que facilitarão o seu aprendizado.

Como funciona?

É comum quando se procura o coaching não saber localizar os seus problemas, apresentando uma frustração generalizada. O desafio do coach é entender a circunstância atual de sua vida, localizar os seus objetivos e o que está impedindo-o de alcançar uma vida feliz.

Então cria-se um plano a curto, a médio e a longo prazo que ajudará a modificar os seus comportamento limitantes e a desenvolver as suas potencialidades.

Qual é a importância do coaching?

O processo de coaching permite transformar a sua vida, já que a função primordial desse método é colaborar com o seu crescimento. Muitas vezes, as pessoas vivem a partir de certas convicções, que na verdade são crenças que limitam o desenvolvimento das potencialidades.

Essas crenças impactam a autoestima, o controle emocional e faz com que você atraia coisas negativas para a sua vida — essa é a lei da atração! O coaching possibilita usar a lei da atração a seu favor!

O que o processo possibilita?

O processo de coaching possibilita localizar os comportamentos que deixam você estagnado e como se livrar deles. Além disso, o coaching pode revelar potencialidades que ajudarão a alcançar o seus objetivos.

Você se sente estagnado? A sua vida pessoal não vai bem? Não adianta preencher esse vazio com compras, viagens, trocas de carro: além de não resolver o seu problema, ainda causará um prejuízo financeiro. Listamos alguns benefícios do coaching para você!

Os principais benefícios do coaching?

Ajuda na resolução de problemas

Muitas vezes, lançamos mão de alternativas para tentar resolver os nossos problemas, que além de não conseguir solucioná-los, nos limitam ainda mais. O coaching conta com um profissional qualificado, especializado em localizar o que limita você e o caminho mais curto possível para o seu sucesso.

Melhora a gestão das emoções

Preocupação excessiva, estresse, desequilíbrio emocional e baixa autoestima são estados emocionais que causam um grande prejuízo na vida profissional e pessoal. Gerir melhor as emoções e autoconhecimento são cuidados fundamentais para uma vida plena.

Desenvolve as suas potencialidades

Boa autoestima, saber se comunicar com eficiência e qualidade, conseguir assumir cargos de liderança, saber solucionar conflitos. Essas são características importantes para todo profissional de sucesso e o coaching ajudará você a desenvolvê-las.

Aprimora o seu equilíbrio pessoal

Para finalizar, uma importância do coaching está em localizar o que limita o desenvolvimento das suas habilidades. A consequência natural do processo de coaching é proporcionar a você uma maior eficiência no trabalho, sem deixar de levar em conta a harmonia do ambiente profissional e da sua vida pessoal.

Quais áreas são trabalhadas pelo coaching?

Como você já deve imaginar, são muitas as áreas trabalhadas pelo coaching, tanto nas questões que estão relacionadas com a própria personalidade da pessoa quanto em praticamente tudo aquilo que envolve as suas capacidades profissionais e a sua carreira. Fica fácil perceber, portanto, que esses ramos são intrinsecamente interligados.

Também é importante perceber que o processo de coaching pode focar mais intensamente naquilo que o cliente mais precisa ou no que ele deseja aprimorar em um determinado momento, fazendo com que a condução do método seja não apenas personalizada, mas também extremamente eficiente para cada caso.

Dentro desse contexto, a compreensão de quais são os pontos de melhoria é muito interessante e, embora isso não seja imperativo, abre a possibilidade de formatar a metodologia e de escolher as ferramentas necessárias para organizar melhor quais são as metas e objetivos pessoais em curto, médio e longo prazos.

Com o direcionamento das suas ações e progressos, você fica mais apto a trilhar o caminho do sucesso que você tanto almeja, ganhando mais qualidade de vida, desenvolvendo a sua intelectualidade e equilibrando os seus hobbies, a sua espiritualidade, a sua mente, os seus relacionamentos e até mesmo as suas finanças.

Equilíbrio, aliás, é a palavra-chave para quem deseja ser bem-sucedido, e essa é uma das vantagens de apostar no coaching. O ser humano é uma criatura integral, logo, um lado sempre termina afetando o outro, sobretudo quando não nos cuidamos da maneira correta. Com a ajuda do coaching, podemos ter prosperidade em todas as vertentes.

Quais são as outras vantagens do coaching?

Auxilia a transição de carreira

Um dos momentos nos quais um grande número de pessoas procura os serviços de um coaching é quando há o desejo de fazer uma transição na carreira. Definitivamente, elas têm bons motivos para isso, pois essa metodologia pode oferecer as melhores ferramentas para que você faça as escolhas certas a partir de motivações adequadas.

Também é uma maneira de estar em melhor consonância com os seus desígnios, sejam eles na vida pessoal ou profissional, aprimorando as suas habilidades para se tornar um trabalhador mais eficiente, um ser humano mais seguro, para disputar os melhores cargos e salários do mercado ou até mesmo para se tornar um verdadeiro líder.

Você não perderá mais tempo com coisas desnecessárias e nem gastará a sua energia à toa. O coaching ajuda a ter mais cautela e sabedoria para fazer escolhas corretas, desenvolvendo suas habilidades e trazendo motivação para cada passo rumo aos objetivos finais — inclusive, engajando com mais facilidade as pessoas a sua volta.

Melhora a inteligência emocional

O coaching também tem um papel importante no desenvolvimento da inteligência emocional, que é uma vantagem que impacta de forma muito positiva não apenas a carreira, como também a vida pessoal. Essa característica envolve, por exemplo, a habilidade de detectar sentimentos e de lidar com eles, controlando melhor as emoções.

Dessa maneira, você aprimora as suas relações interpessoais e isso tem valor em uma empresa, na sua própria família, nos ambientes corporativos e em praticamente qualquer local. Um executivo que passa por um coaching, por exemplo, tende a conseguir organizar melhor a sua mentalidade e os seus afazeres.

Desenvolve habilidades de comunicação

Em tempos tão modernos quantos os dias de hoje, nos quais as pessoas se comunicam instantaneamente com qualquer um, mesmo que o receptor esteja do outro lado do mundo, desenvolver as habilidades de comunicação é uma atitude muito importante, não é mesmo? Mais uma vez, um bom coaching pode fazer isso por você!

Comunicar-se com competência é algo mais complexo do que parece, pois não envolve apenas falar e escutar, mas principalmente ser efetivamente compreendido. Praticamente qualquer um sabe discorrer sobre vários assuntos, mas isso não quer dizer que esse indivíduo saiba se fazer compreender de maneira eficaz pelos ouvintes.

Esse tipo de circunstância é muito mais comum do que pensamos, tanto no âmbito pessoal quanto no ambiente corporativo. Com isso, uma grande quantidade de falhas podem acabar acontecendo. Tenha em mente que, dependendo do ramo de atuação ou da situação, um erro pode representar prejuízos consideráveis ou brigas intensas.

Da mesma maneira que um líder pode não ser capaz de ouvir bem os seus liderados, um pai pode ser incapaz de escutar os seus filhos. Sendo assim, não é difícil imaginar implicações desastrosas em ambos os contextos. Dar a atenção merecida para o emissor é uma arte e o coaching ajuda a desenvolvê-la, facilitando as suas relações.

Quando fazer coaching?

Depois de ler todo este conteúdo, você pode estar se perguntando quando deve, efetivamente, investir na realização de um coaching. É natural que, com tantas vantagens, você possa ficar ansioso em colher os benefícios da técnica, mas vale a pena analisar se realmente não é a hora de mergulhar de cabeça nessa ideia!

Mesmo que o coaching não seja a solução para todos os seus problemas, em qualquer circunstância, ele é uma excelente experiência, que traz reflexões profundas, abrindo a oportunidade para que você consiga ter um controle muito maior e mais positivo da sua vida, em todos os seus âmbitos e nuances.

Caso você já se encontre em um bom nível de maturidade e tenha a disposição necessária para passar por situações que possam tirar sua zona de conforto para atingir os seus objetivos, o coaching é perfeito para você. O mesmo vale para quem acha que a carreira está estagnada ou que anseia por mudanças e melhores posições.

Lembre-se de que o processo também depende muito do cliente e só surtirá os efeitos desejados se o indivíduo trabalhar efetivamente para transformar aquilo que precisa ser mudado. Se você quer ser mais feliz e tem vontade de alcançar o sucesso que sempre sonhou, chegou a hora de apostar na importância do coaching para mudar de vida!

Depois de ler todo este conteúdo, você deve estar mais aberto a assumir as rédeas e as responsabilidades em sua vida, investindo a energia necessária para alcançar os seus objetivos e trilhar os caminhos para o sucesso, aumentando a sua renda, melhorando os seus relacionamentos e atingindo todo o seu potencial.

Gostou de conhecer a importância do coaching para mudar de vida? Ficou interessado em colher os benefícios dessa metodologia? Então não perca mais tempo e faça o download inteiramente gratuito dos nossos materiais!

2 Comentários

  1. Thamara Santiago disse:

    Olá Adailton sou orgulhosa e previlegiada por trabalhar e ter um Coach com o seu potencial. Gratidão. Belo texto.

  2. Marcos Máximo disse:

    Adailton funciona mesmo, gratidão por todos ensinamentos!!!!!!
    Esses artigos nos ajuda muito no dia a dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *