afinal-como-atingir-o-empoderamento-pessoal-confira-4-dicas
Afinal, como atingir o empoderamento pessoal? Confira 4 dicas
21 de maio de 2019
O que são traumas intrauterinos e como superá-los?
18 de junho de 2019

Por que o coaching executivo ajuda no crescimento da sua empresa?

Por que o coaching executivo ajuda no crescimento da sua empresa

Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas agora estão apostando no coaching executivo. Você sabe do que se trata? A prática, que está ficando mais presente na rotina das maiores corporações de sucesso, agrega inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para o negócio.

O coaching executivo, nesse caso, desenvolve e aprimora os talentos da equipe e estimula potencialidades antes escondidas. Além disso, ele cria novas competências e coloca a empresa em um patamar competitivo antes impensável para a gestão.

Com ferramentas direcionadas, essa técnica traz resultados impressionantes. Que tal continuar a leitura e descobrir por que o coaching executivo é hoje fundamental no crescimento do seu negócio? Confira!

O que é o coaching executivo?

A modalidade de coaching para a área profissional é uma técnica que permite que haja orientação, liderança, aconselhamento e desenvolvimento de cada integrante do time da empresa.

Dessa forma, aproveitam-se mais as potencialidades de cada colaborador, contribuindo consideravelmente para a rentabilidade do negócio e para a carreira profissional de cada um da equipe.

Por que a técnica ajuda no crescimento da empresa?

Hoje, investir no pessoal tornou-se regra essencial de desenvolvimento e um grande diferencial competitivo. Além de impulsionar uma produtividade com trabalho de alta performance, o coaching executivo ainda melhora o ambiente e as relações interpessoais, bem como:

  • desenvolve lideranças;
  • melhora a performance do profissional;
  • define estratégias mais acertadas;
  • capacita o profissional para novos desafios;
  • otimiza a gestão de tempo e outras competências;
  • desenvolve ações para gerenciar crises e conflitos;
  • promove a motivação e o foco;
  • acelera resultados;
  • refina a cultura organizacional.

A seguir, também é possível compreender mais a fundo quais são as vantagens de aderir o coaching executivo no dia a dia profissional.


Melhora o desempenho dos colaboradores

Um dos maiores resultados da aplicação do coaching executivo é o desenvolvimento da capacidade dos colaboradores, além do fortalecimento de suas qualidades e da eliminação gradual de todas as suas crenças limitantes.

Afinal, em muitas situações, o que impede um funcionário ou gestor de produzir de forma satisfatória e de se destacar na empresa é o reflexo de um histórico conturbado, que carrega não só complicações profissionais, como também problemas pessoais profundos e enraizados em suas características e habilidades.

Aumenta a produtividade da equipe

Quando a forma com que cada membro age no âmbito profissional muda — vindo de uma vida pessoal também bem resolvida —, isso reflete em uma equipe mais preparada para trabalhar com eficiência e alta produtividade.

Como o coaching executivo trabalha maneiras de diminuir os níveis de estresse e ansiedade, que são grandes vilões da rotina de qualquer profissional, as soluções surgem mais facilmente, com criatividade, planejamento e metas coerentes.

Otimiza a formação e a qualificação pessoal

Como já foi possível notar, a melhor produtividade resulta em maior rentabilidade para a corporação. No entanto, não é apenas a empresa enquanto organização que sai lucrando. Sua equipe, quando tratada de maneira humanizada, amplia sua capacitação e sua formação, logo, a qualificação de cada colaborador é ampliada e isso se torna bastante evidente.

Portanto, ao investir em coaching executivo, estamos falando também em acreditar no progresso individual de cada pessoa, tornando-a mais rica em conhecimento e experiências. O aprendizado é contínuo, principalmente quando há treinamentos e reciclagens constantes para o time crescer sempre mais.

Torna a comunicação interna mais eficiente

Um ambiente de trabalho com pessoas satisfeitas, que não deixam sua vida pessoal interferir na produtividade e que aprenderam a valorizar suas competências — considerando as emocionais e eliminando suas limitações —, não poderia ser pobre em comunicação.

Assim, também podemos falar em um sistema comunicativo mais eficiente na cultura interna empresarial. As equipes, e até mesmo os próprios colaboradores, individualmente, trabalham de forma mais fluida, sem ruídos e obstáculos que dificultam o processo de produção.

Amplia a automotivação

O coaching executivo também é responsável por fazer com que os colaboradores se tornem profissionais mais engajados não só com a empresa ou a marca, mas também consigo mesmos: a automotivação é muito evidente, ao passo que a satisfação e a possibilidade de crescimento surgem, fortalecendo sonhos, objetivos e relações.

Garante mais qualidade de vida

Trabalhando assim, como não dizer que há uma melhora considerável na qualidade de vida e na felicidade de todos? Hoje, como muitos passam mais tempo trabalhando do que em casa, é primordial que o ambiente de trabalho seja prazeroso, saudável e desafiador — de um jeito positivo e enriquecedor.

Quais são as ferramentas para aplicar o coaching executivo?

Assim como no caso de qualquer abordagem desse tipo (como o coaching de vida), o coaching executivo utiliza técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas tanto na área da psicologia quanto no ramo das ciências organizacionais.

Portanto, não estamos falando de achismos, mas sim de estratégias sérias, que realmente funcionam e trazem resultados reais e consistentes para o mundo corporativo.

A qualidade do profissional e o crescimento do negócio ocorrem quando há a aplicação de algumas técnicas, como o mapa da empatia com o cliente ou o autofeedback do líder. Vale ressaltar, entretanto, que cada empresa ou profissional pede uma estratégia diferente, com ferramentas mais condizentes com a sua realidade.

Além das duas já citadas, também é interessante considerar as seguintes técnicas:

  • perfil executivo;
  • roda das competências;
  • perfil de habilidades;
  • roda da mudança de padrão;
  • grade de metas;
  • roda da liderança.


E-book Criando um Futuro Irresistível

Ao aderir o coaching executivo, você vai perceber quais são as estratégias mais apropriadas e, a partir delas, vai começar a traçar os caminhos para mudar a forma como você encara a vida profissional — e até mesmo aspectos pessoais, que sempre estão interligados.

A credibilidade do coaching executivo é muito alta em países como o Canadá, o Reino Unido e a Austrália, segundo a 8ª Pesquisa Anual de Coaching Executivo, realizada pela Sherpa Executive Coaching. Contudo, esse estudo também mostra que a adesão está subindo significativamente no Brasil: aqui, a percepção do valor do coaching aumentou 20% nos últimos anos.

Então, este é o melhor momento para fazer parte do crescente número de pessoas que investem na sua carreira. Hoje, a atitude de abraçar o coaching executivo é mais do que um diferencial para o crescimento das empresas, mas uma necessidade para a valorização de grandes talentos.

Depois desta leitura, todos os benefícios e vantagens na adoção do coaching executivo você já sabe. Agora, que tal entrar em contato conosco? Nós vamos lhe ajudar a alcançar todos os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by