Você sabe como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?
Você sabe como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?
24 de setembro de 2018
Caminho para o sucesso: 5 hábitos para você seguir
Caminho para o sucesso: 5 hábitos para você seguir
8 de outubro de 2018

Por que devemos ser otimistas e pensar positivo sobre tudo?

Por que devemos ser otimistas e pensar positivo sobre tudo?

Você sabe qual é o segredo daquelas pessoas que vivem felizes a maior parte do tempo? Há sempre um mistério por trás dessa atitude, mas se você se atentar, verá que a maioria compartilha a poderosa capacidade de ser otimista e evitar pensamentos negativos sobre tudo — mesmo com aqueles problemas do cotidiano.

Enxergar a vida por meio dessa maneira especial não é tão fácil e, em alguns momentos, pode parecer impossível. Afinal, requer muita força de vontade. Porém, o otimismo traz muitos benefícios para a saúde da mente e do corpo, que podem acabar se tornando uma excelente motivação para essa missão. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e confira!

Protege a saúde

As emoções positivas, como a esperança e a curiosidade, podem ter um papel muito importante para a saúde. Os níveis elevados de esperança são diretamente ligados a uma menor propensão para desenvolver doenças cardiovasculares. Já a curiosidade faz diferença para a diabetes mellitus e hipertensão.

E o mais interessante é que, além do pensamento positivo proteger de doenças e diminuir o estresse, ser otimista também alimenta a autoestima, promove uma maior tolerância à dor e melhora os relacionamentos interpessoais. Não é fantástico?

Aumenta a longevidade

Cultivar pensamentos positivos é uma ótima maneira de aumentar a nossa longevidade, justamente por relaxar e afastar todos os sentimentos ruins, como raiva, tristeza e ansiedade, que geram estresse e resultam em doenças. Além disso, quando estamos mais relaxados, podemos pensar com maior clareza e resolver nossos problemas de um jeito muito mais eficiente e menos desgastante.

As emoções positivas também nos protegem contra o declínio físico associado ao processo de envelhecimento, e um jovem positivo tem muito mais chances de ter uma boa velhice que um negativo.

Estimula a criatividade

Quando não estamos condicionados ao pessimismo, conseguimos abrir mais espaço para sairmos da zona de conforto e experimentarmos coisas novas, pensarmos em diferentes abordagens, desenvolvermos competências pessoais e construirmos novas metas e objetivos pessoais. Esse processo também acaba gerando mais emoções positivas, como superação e novas possibilidades de realização.

Melhora o sucesso profissional

Ser otimista significa ter consciência dos riscos de todas as situações, desde que não exista a paralisação pelo medo de falhar. Isso também permite maior abertura para identificar novas oportunidades e ser mais criativo. Dessa forma, o pensamento positivo pode contribuir diretamente para uma maior realização profissional.

Pessoas mais alegres e dispostas também têm rendimentos mais elevados no trabalho, maior satisfação laboral e menor probabilidade de desemprego.

Cria relações mais harmoniosas

Como já citado, as emoções positivas impactam no desenvolvimento e na manutenção das relações interpessoais e ainda proporcionam maior empatia e compreensão com o próximo.

Além disso, o otimismo é uma das capacidades mais valorizadas pelas pessoas na hora de decidir quem vai ocupar uma vaga na empresa e em muitas outras situações. Afinal, quem não gosta de ficar por perto de uma pessoa alegre e positiva, não é verdade?

Como podemos ver neste artigo, ser otimista e pensar positivo gera muito mais felicidade e realização, além de melhorar a saúde e os relacionamentos. No entanto, é muito importante lembrar que pensar positivo não significa que não teremos pedras no caminho, e sim que devemos prosseguir com boas expectativas e procurar sempre aprender com essas experiências. Se você não tem pensado positivo, que tal rever esse conceito e começar a sorrir mais para a vida?

E aí, gostou de conhecer todos os benefícios de ser otimista e pensar positivo? Quer mais informações sobre coaching e comportamento? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e se mantenha sempre bem informado! Até a próxima!

ebook o poder das afirmações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *