afinal-como-lidar-com-expectativas-e-evitar-frustracoes
Afinal, como lidar com expectativas e evitar frustrações?
31 de março de 2019
como-ganhar-resiliencia-e-superar-os-obstaculos-da-vida.jpeg
Como ganhar resiliência e superar os obstáculos da vida?
22 de abril de 2019

Gatilhos mentais: o que são e como usar para seu desenvolvimento

Gatilhos mentais são impulsos “instalados” na mente do ser humano ao longo da vida, a partir das diversas experiências que presenciamos ao decorrer da existência. Esses impulsos impactam diretamente no dia a dia das pessoas, pois são os principais responsáveis por direcionar atitudes-respostas para cada situação específica.

Entretanto, os gatilhos emocionais também podem interferir negativamente, estagnando atitudes e proporcionando insegurança mediante algumas decisões. Para compreender como usar esses estímulos para trazer benefícios ao seu cotidiano, confira o post a seguir!

Conseguir tomar decisões

Se você consegue utilizar corretamente os gatilhos mentais, o ato de tomar decisões acaba se tornando algo mais fácil e prazeroso.

Alguns sentimentos e sensações são fortes gatilhos que induzem as pessoas a decidirem algo. São eles: a curiosidade, a novidade, a reciprocidade, as referências (comparações), a escassez e a prova social (quanto mais pessoas se interessam por algo, mais credibilidade aquilo tem para você).

Ao detectar quais são os gatilhos que mais interferem na sua vida, é possível adquirir maior clareza ao tomar decisões objetivas e benéficas.

Vejamos o exemplo: você é uma pessoa consumista e, ao se deparar com uma placa escrito “promoção” em uma loja de calçados, logo compra vários pares. Ao chegar em casa, arrepende-se da compra, pois não necessitava de mais sapatos.

Nesse caso, reconhecer que a “promoção” é um gatilho relacionado à escassez é fundamental para evitar que situações como essas se repitam. Assim, é mais fácil distinguir suas reais necessidades de um impulso emocional.


Ser mais persuasivo

Ao conhecer quais são os gatilhos mentais mais comuns — além dos citados anteriormente —, você terá maiores condições de persuadir as pessoas.

Quem trabalha com vendas ou marketing de conteúdo, por exemplo, sabe a importância de um diálogo construído a partir do uso de gatilhos adequados para cada propósito e público.

Expandir o know-how sobre o controle emocional

Ao aprender a lidar com gatilhos mentais, consequentemente, você terá maior facilidade para compreender o vasto universo da mente humana. Com isso, o know-how será expandido em diversos sentidos, tanto teoricamente quanto de forma prática.

É válido dizer que ninguém domina todas as técnicas de uma hora para a outra. Por isso, vale dizer que, quanto mais estudar e se aperfeiçoar na grande seara das técnicas para desmistificar o comportamento humano, maior domínio sobre os gatilhos mentais você terá.

Viu como saber utilizar gatilhos mentais é essencial para conseguir alcançar o outro nível na vida profissional e, também, nas relações interpessoais? Basta se dedicar a conhecer cada tipo de gatilho mental e colocar em prática, nas mais diversas situações.

Lembrando que cada pessoa tem uma reação diferente para cada impulso emocional. Portanto, cada gatilho poderá ter um resultado diferente, de acordo com a vivência e particularidades de cada indivíduo em questão.

E, você? Gostou do nosso conteúdo sobre gatilhos mentais? Então não deixe de conferir o post sobre a importância do coaching para ajudar a crescer em todos os setores da vida. A escada do sucesso tem inúmeros degraus. Porém, para chegar ao topo, basta dar o primeiro passo.


Ebook amor em curso

1 Comentário

  1. Joelson Barreto disse:

    Olá Professor Adailton boa noite, como sempre enviando uma saborosa refeição de letrinhas,kkkkkkk Realmente cercadas de um conteúdo muito importante.Gatilhos mentais, e tomadas de decisão. Aliás nem sempre é fácil tomar decisões. Tudo isso por não saber quais gatilhos e como usá-los.Reverencias muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by