Confira as nossas dicas para você conquistar o reconhecimento que merece
9 de abril de 2018
Saiba como lidar com o sentimento de culpa
23 de abril de 2018

Entenda quais são as cinco linguagens do amor

A linguagem é a capacidade que temos de manifestar nossos pensamentos, ideias e sentimentos. E foi baseado nesse conceito que surgiram as cinco linguagens do amor.

O termo foi desenvolvido pelo Dr. Gary Chapman em seu livro, com o objetivo de identificar e classificar os modos como as diferentes pessoas expressam o seu amor ao parceiro.

Ficou curioso? Continue lendo para saber quais são as cinco linguagens e descubra qual é o seu modo de demonstrar afeto. Boa leitura!

Quais são as cinco linguagens do amor?

Um dos maiores problemas nos relacionamentos é a falta de diálogo ou de entendimento do que o parceiro está tentando dizer. Diante disso, todas aquelas flores que existiam no início, são substituídas por pedras e espinhos.

Compreender aqueles que amamos e que nos amam, é essencial para a saúde de qualquer tipo de relacionamento. Por isso, veja abaixo quais são as cinco linguagens do amor:


1. Toque físico

Você consegue imaginar um casamento em que não exista contato físico? Beijar, abraçar, segurar a mão e ter relações sexuais são formas mais intensas de demonstrar afeto.

Quando amamos, tudo o que queremos é a maior proximidade possível com a pessoa. Portanto, o toque físico é uma das linguagens do amor.

2. Palavras de afirmação

Algumas pessoas gostam de demonstrar o amor que sentem por meio de palavras — sejam elas escritas ou faladas. Essas pessoas são aquelas que gostam, principalmente, de elogiar, falar palavras positivas a quem amam ou sempre dizer frases que aumentam a autoestima.

3. Qualidade de tempo

Aqui há uma atitude positiva em dedicar-se a um tempo de qualidade ao lado do companheiro. São pessoas que, quando estão com o seu amor, dedicam a ele toda a sua atenção do momento. É como se nada no mundo fosse mais importante que aquele momento.

4. Gestos de serviço

Os gestos de serviços são aqueles destinados a ajudar o cônjuge ou companheiro em algo. Ajudar a retirar as compras do carro, lavar as louças, comprar um medicamento ou buscar o companheiro quando o pneu do carro fura são alguns exemplos de atos de serviço.

5. Presentes

Os presentes são uma linguagem universal, não é mesmo? Afinal de contas, ninguém costuma dar presentes para quem não gosta. Até mesmo uma lembrancinha é capaz de dizer: “lembrei-me de você!”.

Quando damos um presente — principalmente de surpresa — o nosso companheiro instantaneamente sente o carinho vindo de nós.

Como descobrir qual é a sua linguagem?

A melhor maneira para descobrir qual das cinco linguagens do amor você utiliza, é a partir da observação do dia a dia e do autoconhecimento, ou seja, perceba quais gestos e/ou palavras você mais usa. 

Aquele marido elogia o jantar dizendo “não existe comida melhor que a sua!” é a típica pessoa que se utiliza de “palavras de afirmação” como uma linguagem do amor.

Porém, quem gosta mais de passeios ou programas em que possa ficar sozinho com o parceiro, provavelmente demonstra o amor pela “qualidade de tempo”. Por outro lado, as pessoas que gostam de dar presentes, obviamente se encaixarão no quinto grupo.


Ebook amor em curso

Como elas impactam as nossas vidas e relacionamentos?

Compreender — ou não! — as cinco linguagens do amor impacta diretamente no relacionamento. Quando entendemos como o nosso companheiro demonstra o seu carinho por nós, as cobranças diminuem e a compreensão aumenta.

Cada pessoa tem um jeito próprio e peculiar de amar, e não podemos exigir do nosso parceiro exatamente aquilo que somos, mas sim o que ele pode nos oferecer. Um relacionamento de qualidade é baseado na clareza e percepção mútua do afeto.

Agora que você já aprendeu sobre as cinco linguagens do amor, aproveite  e conheça o programa Amor em Curso e melhore ainda mais o seu relacionamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by