Como revolucionar minha vida? Conheça agora o caminho do sucesso!
Como revolucionar minha vida? Conheça agora o caminho do sucesso!
12 de novembro de 2018
Aprender a confiar nas pessoas certas: por que você precisa disso?
Aprender a confiar nas pessoas certas: por que você precisa disso?
26 de novembro de 2018

Entenda porque a competência emocional é tão importante para sua vida

Entenda porque a competência emocional é tão importante para sua vida

A competência emocional é um conceito que está diretamente atrelado ao termo inteligência emocional. Em termos simples, é a capacidade de expressar sentimentos e de se relacionar de maneira racional e prática em diversas situações e espaços, principalmente, no ambiente de trabalho.

Desenvolver a competência emocional é primordial para quem busca se destacar no universo corporativo e alcançar o tão sonhado sucesso profissional. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o post a seguir!

Importância da competência emocional na vida profissional

Em ambientes corporativos, encontramos diversas personalidades e características únicas em cada colaborador que compõe a equipe da empresa. Entretanto, nem todos têm a sensibilidade e autoconhecimento para gerir a si mesmo e, consequentemente, as relações interpessoais daquele espaço.

Já as pessoas que têm competência emocional desenvolvida reconhecem claramente suas emoções e as utiliza para se inter-relacionar de forma construtiva com os demais. Dessa maneira, é possível perceber como as emoções, palavras, gestos e ações podem afetar outras pessoas com maior facilidade, contribuindo para um maior controle emocional e empatia no ambiente de trabalho.


Sinais que demonstram competência emocional

Pensamento positivo

Profissionais que têm competência emocional não deixam outras pessoas para baixo e sempre enxergam o lado bom de toda situação. Afinal, para conseguir atingir o sucesso, você precisa manter o pensamento focado em coisas boas e banir da mente ideias negativas e autodestrutivas.

Por isso, incentivar a equipe de trabalho é fundamental. Ao invés de encontrar problemas, seja a solução! O diálogo construtivo é a chave para manter o pensamento sempre voltado para coisas boas, auxiliando no crescimento individual e da empresa como um todo.

Vocabulário emocional

Ter um vasto vocabulário emocional significa ter grande capacidade de interpretar e compreender diversos tipos de sentimentos e emoções. Em grandes empresas, é cada vez mais difícil encontrar pessoas sensíveis e preocupadas com os colegas. Portanto, cabe a você fazer a diferença dentro do seu ambiente corporativo.

Quando perceber que alguém não está muito bem, seja delicado e pergunte “Notei que está diferente e, se você quiser, estarei por aqui se desejar desabafar”. Caso a pessoa resolva se abrir, não despeje julgamentos ou retaliações. Ofereça o que tem de melhor: seu tempo, ouvidos atentos e um ombro amigo. Tenha certeza de que isso já é o suficiente para impactar positivamente a vida de alguém.


E-book dieta do perdão

Curiosidade sobre as pessoas

Pessoas que têm competência emocional são curiosas e observadoras. Afinal, para conhecer as pessoas é preciso estar atento ao comportamento delas. Sendo assim, desarme-se de seus preconceitos e procure prestar mais atenção em todos ao seu redor.

Ouça-as com atenção e observe as caraterísticas e personalidades de cada um. Somente dessa forma você conseguirá compreender as atitudes e reações que fazem parte do dia a dos colegas que compõem a empresa.

A competência emocional é a característica básica de todo líder, pois determina diretamente a forma como atua e reage perante as situações adversas no mercado de trabalho. Líderes dotados de dessa caracerística são pessoas equilibradas, justas, controladas e altamente responsáveis.

E você? Gostou do nosso post? Então, conte nos comentários como você tem desenvolvido a competência emocional na sua empresa e quais são as dificuldades e benefícios que você percebeu no ambiente corporativo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *