Não se despedace para manter seu casamento inteiro! Saiba o que fazer
21 de novembro de 2019
Alcance as suas metas e objetivos com essa ferramenta. Descubra!
3 de dezembro de 2019

Entenda por que a sua visão de vida depende do seu modelo mental

Nós somos seres individuais e a forma que vemos e reagimos ao mundo é particular. Cada um de nós tem um tipo de criação, formação acadêmica, experiências diferentes, acessos distintos, etc. Isso tudo nos faz ter uma visão de vida única.

São esses pontos que nos definem como pessoas pensantes e determinam nossos comportamentos e atitudes. Nesse sentido, vamos apresentar para você o conceito de modelo mental e qual a relação com tudo isso que falamos na introdução. Boa leitura!

O que é modelo mental?

Modelo mental é basicamente conceituado pela forma que você acostumou a ver o mundo ao seu redor e como você reage a ele. Por essa razão que existem diversas maneiras de ver um mesmo acontecimento.

Cada ser humano tem seu próprio modelo mental que é resultado de tudo aquilo que foi vivido, seja experiência de vida, histórias passadas e situações às quais foi submetido.

Tudo isso começa a ser formado ainda na infância e reflete por toda a vida. Algumas pessoas têm modelos mentais tão enraizados que acreditam que apenas sua forma de enxergar o mundo é a mais verdadeira.

Nesse sentido, se faz necessário abrir a mente e entender o que realmente acontece para mudar esse conceito pré-estabelecido e evitar conflitos com o outro. Para que se tenha essa consciência, é preciso conhecer quais são as fontes desses modelos e, a partir daí, fazer uma reflexão para mudar e se tornar uma pessoa mais consciente.

Quais são as fontes dos modelos mentais?

Sistema Nervoso

Este tipo de fonte de modelo mental, diz respeito às limitações fisiológicas que as pessoas possam ter. Elas determinam como cada um vê o mundo. Por exemplo, a percepção de um daltônico sobre algum quadro é diferente de quem não é. As pessoas que têm algum tipo de limitação nos movimentos também terá uma visão diferente diante de algumas adversidades.

Linguagem

A linguagem é um dos pontos mais claros sobre a construção dos modelos mentais das pessoas. Vivemos em um país muito grande com diversidade de comunicação, sotaque, expressões que modificam a forma de lidar diante de algumas mensagens.

A mesma fruta, verdura ou objeto podem ter diversas palavras para representá-los. Isso não determina certo ou errado, mas simplesmente o jeito diferente que foi aprendido sobre aquilo. Por exemplo, a mandioca pode ser conhecida por aipim ou macaxeira.

Cultura

Na parte da cultura, tudo está relacionado com o pensamento coletivo ao qual você está inserido. Aqui tem uma forte influência da família, da escola que estudou, das organizações, da empresa que trabalha, da religião (caso você faça parte de alguma), do país que se vive.

Por  exemplo, se você é de uma família tradicional, provavelmente você terá uma visão mais tradicional do mundo. Nós que vivemos no Brasil temos uma visão de mundo diferente dos moradores da China. Contudo, essas influências coletivas fazem parte da construção coletiva do nossos modelos mentais.

História pessoal

Parecido com a cultura, porém extremamente ligada às experiências pessoais. Todos nós temos somos formados de histórias que aconteceram no passado que nos formam como seres pensantes no dia de hoje. 

Nesse sentido, nossas informações que foram carregadas ao longo dos anos, formam determinados modelos mentais. Aqui também tem a influência da cor da pele, orientação sexual, sexo masculino ou feminino, etc.

Com isso, é importante ressaltar  que “o mapa não é o território”, afinal, o mundo não é do jeito que você percebe ele. Cada um tem sua visão, e praticar a empatia é fundamental. Se você não está se orientando bem no mundo, é preciso atualizar a sua percepção do mapa tendo uma nova visão de mundo mais ampla.

Se você quer saber mais sobre diversos assuntos que irão ajudá-lo a ser uma pessoa melhor, assine nossa newsletter e receba conteúdos de primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by