Problemas na vida amorosa? Saiba como o coaching de relacionamento pode te ajudar
7 de março de 2018
5 passos para se livrar dos relacionamentos tóxicos e melhorar suas conexões
22 de março de 2018

Entenda como elevar a autoestima e melhorar os seus relacionamentos

Sabe aquela canção que diz “a gente estancou de repente ou foi o mundo então que cresceu”? Pois é, quando você se sente perdido e insatisfeito, pessoal e profissionalmente, parece que parou no tempo e tudo vai mal. Quer administrar melhor essas questões e emoções? Então vamos falar sobre como elevar a autoestima.

Preparamos este artigo que explica o conceito e o impacto da autoestima em nossa existência e nos relacionamentos amorosos e profissionais. Quer mudar de vida de uma vez por todas? Então prepare-se para começar a mudança que a sua vida merece!

Entenda a importância da autoestima

Autoestima é uma característica de quem se sente satisfeito com a pessoa que é, confia em si mesmo e se valoriza. As crenças que temos a nosso respeito (capacidade de lidar com as emoções, qualidades e talentos, competências e maneiras de agir) constituem a autoestima.

Ela é a base principal para garantir o crescimento e o desenvolvimento pessoal e emocional. É o sentimento que temos que agirá a favor ou contra o nosso desempenho no trabalho, as motivações individuais e as relações profissionais e afetivas.

Vale dizer que a autoestima não é algo inerente ao ser humano e nem é um fator biológico. Ou seja, ninguém nasce com a autoestima elevada. Esse é um processo que precisa ser construído e reconstruído de acordo com as nossas necessidades. Por isso, precisamos fazer o esforço de desenvolvê-la ao longo da vida para que possamos, enfim, nos tornar pessoas mais felizes e completas.

Descubra os benefícios de ter uma autoestima elevada

Satisfação pessoal

Quando estamos passando por um período de baixa autoestima, nossas conquistas não são valorizadas como deveriam. Assim, acabamos supervalorizando as vitórias alheias e esquecemos de reconhecer os nossos próprios esforços e méritos. Por isso, sempre tenha uma coisa em mente: quanto maior é sua autoestima, mais você estará satisfeito consigo mesmo.

Maior motivação

Quando temos a noção de que nós somos os escritores da nossa história e reconhecemos que temos a capacidade de transformar as nossas vidas, o sucesso acontece de maneira natural. Porém, isso só é possível quando temos autoestima suficiente para acreditar nas nossas potencialidades.

Facilidade para se relacionar com outras pessoas

O medo da rejeição é um fator que distancia e prejudica muitos relacionamentos interpessoais, de trabalho ou amorosos. Quando se tem autoestima elevada, o receio de ouvir “nãos” ou de aceitar opiniões diferentes é quase nulo. Afinal, quando confiamos e acreditamos em nós mesmos, não há motivos para deixar a opinião alheia nos abalar.

Aprenda como elevar a autoestima

Um lembrete inicial: quem tem uma autoestima elevada está mais capacitado para vivenciar e superar desafios e contratempos. Por isso, confira atitudes simples que ajudarão a elevar a sua.

Não se compare com outras pessoas

Pare com esse hábito de se comparar com parentes, amigos, cônjuge, colega de trabalho, personalidades ou qualquer outra pessoa que faça parte do seu ciclo.

Não há razão para contrapor sua personalidade e biografia com as de outras pessoas. Todos têm características únicas, que envolvem defeitos e qualidades. Logo, comparar-se com outras pessoas não o levará a nada.

Comemore as suas conquistas

Se você não se sentir feliz com o que obteve de bom, por meio de seu esforço e competência, imagine que coisa mais sem graça!

Viver é um grande e maravilhoso mistério que permite festejar as mínimas coisas. Se você deixar essas oportunidades passarem, certamente a lembrança das dificuldades, eventuais derrotas e a tristeza ocuparão o lindo salão de baile da vida.

Confie em você e na sua capacidade

O medo, quando não é um aviso de cautela, é agente da falta de confiança. Ao deixar-se intimidar diante de algo diferente ou novo, o temor de que ocorra alguma coisa errada surgirá e aí lá se foram uma, duas, tantas ótimas oportunidades. Confie em si e naquilo que é capaz. Caso contrário, como você conseguirá demonstrar isso?

Foque nos seus talentos e qualidades

A diversidade de talentos e qualidades é um dos nossos grandes atributos. Reconheça o que você tem de melhor e use isso sem medo de uma eventual contrariedade. Possíveis derrotas incentivam o seu aprimoramento e a sua determinação. Lembra-se dos tombos que você levou até saber andar com segurança?

Faça atividades de que gosta

Uma ótima maneira de aumentar a autoconfiança e a autoestima é desempenhar afazeres que proporcionam prazer e realização. O esporte é um bom exemplo de atividade que pode auxiliar nesse processo, afinal, a cada treino realizado você estará mais forte, mais ágil e preparado.

Cuide da sua saúde

Você já deve ter ouvido aquela frase “mens sana in corpore sano”, não é mesmo? Pois bem. A “mente sã em corpo são” é uma realidade que precisa ser levada em consideração se você quer elevar a sua autoestima.

A saúde física é um dos principais fatores que interferem na motivação diária e vai além dos padrões estéticos. Estar bem fisicamente implica diretamente na qualidade de vida e, consequentemente, na qualidade mental.

Vista o que lhe faz bem

Sabemos que não podemos ser escravos e escravas das tendências ditadas pelos padrões. Porém, vestir-se bem, com peças que valorizam o seu biótipo é fundamental para sentir-se bem consigo mesmo e deixar a autoestima nas alturas.

Uma dica importante é procurar investir em peças com maior durabilidade para que a roupa dure mais tempo e você possa utilizar o modelo que tanto gosta por mais vezes. Mas atenção! Pense bem antes de sair comprando tudo o que vê pela frente. Adquira peças que, realmente, condizem com a sua personalidade e condição financeira.

Não fique criticando os outros

Se importar com a vida dos demais e fazer comparações desnecessárias são grandes armadilhas para quem busca melhorar a autoestima. Em vez de gastar seu tempo criticando os outros, aproveite cada minuto para buscar aprimorar a si mesmo. As transformações mais importantes acontecem de dentro para fora.

Por isso, antes de sair por aí querendo consertar o mundo inteiro, procure ajustar a si mesmo. Você já fará uma diferença enorme melhorando a si próprio.

Escute as suas vontades

Sabemos que com a correria diária, muitas vezes, falta tempo para nos dedicarmos às atividades que nos fazem bem: ir ao restaurante preferido, assistir a um bom filme, cuidar do corpo e da saúde mental, passar um tempo com a família, viajar aos fins de semana, etc.

É sempre bom lembrar que a autoestima está ligada aos nossos desejos e à visão que temos de nós mesmos. Portanto, não deixe para depois aquilo pode lhe fazer feliz agora. Não tenha medo de se arriscar e de se aventurar no desconhecido. Lembre-se de que a felicidade verdadeira sempre deve partir de dentro de você!

Seja uma versão melhor de si mesmo a cada dia

Eis a dica das dicas. Ela reúne as anteriores e ajuda você a entender que, no mundo em que estamos, faz muito bem para a nossa qualidade de vida pessoal e profissional ser, diariamente, a mais valorosa versão de nós mesmos. Quer dizer: é o seu melhor cada dia um nível acima.

Saber como elevar a autoestima é demonstrar prazer e paixão por quem você é, sem artificialismo e com respeito aos dons que tem. Condições indispensáveis para a sua construção como ser humano pronto para encarar os desafios do cotidiano.

Fazer o exercício do espelho, diariamente, é outra tarefa eficaz para manter sua autoestima elevada. Conheça uma forma de atrair mais alegria e gratidão para a sua vida.

Viu como saber elevar a autoestima a partir de técnicas e estratégias simples é a solução para fazer muita diferença na sua vida e na vida das pessoas que convivem com você?

Afinal, a falta de autoestima pode levar ao pessimismo exagerado e a sentimentos de insegurança, medo e estagnação. Por isso, tome as rédeas da sua vida e comece a ver o mundo com outros olhos!

Você tem uma confiança elevada? Quais são as estratégias e ferramentas que você utiliza para deixar a autoestima sempre nas alturas? Sabe alguma técnica infalível que não está no post? Então conte tudo nos comentários e compartilhe a sua experiência de vida conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by