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Descubra a real importância da respiração para o corpo e mente

Vivemos na correria do dia a dia, com infindáveis compromissos, responsabilidades, metas, sonhos… Tudo isso sob a regência da frase mestra: “não tenho tempo para nada, nem para respirar!” Pois é chegada a hora de rever seus conceitos e saber dar importância da respiração para o seu bem-estar e qualidade de vida!

Nessa rotina você realmente se esquece de dedicar alguns instantes para avaliar como está sua respiração e se há sinais de alteração. Mas não é só isso, além da falta de atenção, é bem provável que ela esteja incorreta.

Calma! É possível corrigir isso. Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post para abordar como é indispensável respirar corretamente e quais são os benefícios desse hábito para a saúde do corpo e da mente. Confira!

Como funciona e qual a importância da respiração?

Respirar é um procedimento que praticamos sem que nos tenham ensinando como fazer. De modo simples, significa inspirar e expirar. Quer dizer, na inspiração o ar entra pelos pulmões por meio do nariz, chega ao abdômen, região das costelas e tórax. Na expiração, o ar faz o caminho inverso e sai pela boca.

Esse processo tão descomplicado é imprescindível para todo o organismo — pulmões, coração, cérebro, células, circulação sanguínea, sistema nervoso — e contribui para a elevação de antioxidantes responsáveis pelo envelhecimento celular tardio.


Quais os benefícios de respirar corretamente?

Respirar bem não é um processo instintivo de sobrevivência. A qualidade da sua respiração influencia no seu comportamento emocional, físico e psicológico. Conheça alguns dos benefícios de respirar adequadamente:

  • melhora a circulação sanguínea;
  • alivia as dores;
  • diminui a ansiedade;
  • facilita o metabolismo;
  • auxilia na proteção da pele;
  • contribui para o controle do peso;
  • possibilita mais qualidade de vida;
  • propicia noites de sono tranquilas.

Técnicas de respiração: quais as indicadas?

Para corrigir o seu jeito de respirar não são necessárias receitas mirabolantes, basta o amor, o respeito por você e exercícios de respiração, que exigem apenas uma postura confortável e a coluna ereta. Confira!

Abdominal

Nesse exercício, posicione a mão esquerda sobre o coração e a direita sobre o abdômen. Todas as vezes que inspirar perceba o crescimento do abdômen enquanto o diafragma baixa. Na expiração, o abdômen diminuirá até a sua condição primeira e o diafragma relaxará.

Você pode definir uma contagem de 4 segundos para inspirar e 8 para expirar, repetindo a prática por 12 a 20 vezes.

Abdominal com retenção

O procedimento é parecido com a primeira respiração, mas tem um detalhe: você inspira, segura o ar por 3 a 4 segundos, expira, e pausa por mais 3 a 4 segundos. Faça isso de 12 a 15 vezes.

Em caso de desconforto, evite forçar; reduza o tempo de inspirar, expirar e reter o ar.

Completa

Aqui são utilizadas a respiração clavicular, abdominal e torácica. Faça uma inspiração abdominal por 4 segundos. Depois, uma por meio do tórax, também por 4 segundos, junto com a área clavicular. Pause por 4 segundos, retendo o ar inspirado. A seguir, é hora de expirar por uns 12 segundos e relaxar o abdômen, diafragma e tórax. Faça uma pausa de 4 a 5 segundos e retorne ao exercício. Pode-se repetir entre 12 a 15 vezes.

Recomenda-se só realizar esse exercício depois que você tenha praticado gradualmente a respiração abdominal e a abdominal com retenção. Não force e evite uma situação desconfortável.

Conheça como você respira, acredite na importância da respiração e pratique regularmente os exercícios sugeridos. É investir em uma vida saudável na qual o espírito, a mente e o corpo estejam sempre harmonizados.

Você faz parte do time que não tem tempo nem para respirar? Deixe seu comentário no post.

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