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Afinal é possível controlar a ansiedade com atividade física?

Afinal é possível controlar a ansiedade com atividade física?

Controlar a ansiedade é um dos principais desafios enfrentados pela sociedade contemporânea. Este mal extremamente prejudicial afeta pessoas de diferentes idades e por diferentes motivos. A ansiedade em relação ao tempo, por exemplo, atinge pessoas que são ansiosas com o futuro. Nestes casos, muitos ficam depressivos e sofrem por situações que ainda nem aconteceram.

Por isso, é fundamental ocupar a mente com outras atividades que realmente produtivas, que agregam valores positivos a vida das pessoas. Atividades físicas e artísticas são ótimas ferramenta para controlar a ansiedade. Você têm dúvidas sobre isso? Então, acompanhe o post a seguir!

Benefícios de atividades lúdicas no controle da ansiedade

Pesquisadores das universidades Southern Methodist University in Dallas e University of Vermont in Burlington, nos Estados Unidos apontaram que atividades físicas e artísticas são ótimas ferramentas para o controle da ansiedade e síndrome do pânico. O motivo da melhora justifica-se por um fenômeno biológico natural do corpo humano.

Durante a atividade física, o corpo libera diversos hormônios, como a endorfina. Esta substância auxilia na sensação de bem-estar e satisfação, além de aliviar dores e relaxar o organismo. Vale dizer que qualquer atividade de lazer é capaz de liberar este hormônio.

Melhores atividades para controlar a ansiedade

Há diversas práticas que são eficazes no controle emocional, principalmente aquelas que são realizadas ao ar livre. Basta escolher aquele que mais combina com sua personalidade e com o tempo disponível para executá-lo. Se você ainda não sabe qual atividade escolher para acabar de vez com a ansiedade, confira algumas opções a seguir.

Caminhada

É uma atividade de baixo impacto nas articulações, também pode ser realizada a qualquer momento e em qualquer lugar. Por ser um exercício executado ao ar livre, também proporciona um relaxamento visual e mental ao praticante. Você pode realizar caminhadas sozinho ou acompanhado de amigos e familiares.

Corrida

A corrida é um dos esportes ao ar livre que mais ganhou adeptos nos últimos anos. É uma atividade de grande resistência física e respiratória. Além de diminuir a ansiedade, você aprimorará o condicionamento muscular e cardíaco ao mesmo tempo. Entretanto, antes de sair correndo por aí, consulte seu médico para avaliar sua condição física.

Esportes de aventura

O rafting, a escalada e trilhas são excelentes opções para os aventureiros que desejam mandar a ansiedade para longe! Executadas longe dos grandes centros urbanos, essas atividades são ótimas para os fins de semanas e feriados prolongados.

Música

Ouvir música ou tocar algum instrumento é uma ótima pedida para os ansiosos de plantão. Além de relaxar, a música tem a capacidade de melhorar a percepção auditiva e cognitiva. Para aqueles que se arriscam a tocar alguns instrumentos, a música ainda proporciona uma melhora significativa na coordenação motora.

Culinária

Cozinhar é o prazer de várias pessoas. Por isso, vale a pena tirar um tempinho para se dedicar à culinária quando o objetivo é livrar-se da ansiedade. Invista em cursos de gastronomia, vá a festivais gastronômicos ou cozinhe em casa para sua família e amigos. Solte a imaginação e mande a ansiedade bem longe de você!

Viu como não é difícil controlar a ansiedade? Basta ter força de vontade, foco e investir adequadamente na atividade que mais combina com você. Cuidar do corpo e da mente é fundamental para uma vida mais feliz e saudável. Invista em você! Seu futuro agradece!

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