A saudade é um convite para o recomeço!
30 de janeiro de 2020
O segredo das pessoas que não estagnaram na Pandemia
16 de junho de 2020

Como o medo de perder o controle pode ser prejudicial para sua vida?

Aprenda-a-lidar-com-o-medo-de-perder-o-controle

O dia-a-dia de muita gente tem se tornado cada vez mais corrido devido aos curtos prazos impostos pela vida profissional e pessoal. Trabalhos de faculdade, relatórios da empresa, arrumar emprego, casar-se, ter filhos e adquirir bens materiais, são alguns dos exemplos da rotina dos brasileiros.

Dentro das empresas, esse cenário não é diferente. As organizações cobram resultados de seus funcionários com o cumprimento de metas e prazos irreais, além de ser criativo, trabalhar em equipe, ser proativo, dentre outros. Dessa forma, os funcionários vivem em constantes crises de ansiedade, com medo de perder o controle, perguntando se estão no caminho certo e duvidando de suas capacidades, tudo isso, por conta dessas exigências agressivas.

Neste sentido, algumas mudanças de comportamento são importantes para não prejudicar a sua saúde. Confira como conter o medo de perder o controle e o esgotamento mental, principalmente no ambiente de trabalho.

Quando medo de perder o controle pode ser prejudicial?

Esse medo é uma doença que pode afetar muito a sua saúde psicológica e física, causando tonturas, mal-estar, falta de ar, formigamentos até desencadear sintomas mais graves. Pensando nisso, separamos as principais crises que o medo manifesta nas pessoas:

  • medo de perder o controle;
  • sensação de perigo iminente;
  • medo da morte;
  • sensação de estar fora da realidade;
  • taquicardia, palpitações e ritmo cardíaco acelerado;
  • falta de ar e sufocamento;
  • necessidade constante de precisar ir ao banheiro;
  • dor no peito e na cabeça;
  • tontura;
  • desmaio;
  • sensação de estar com a garganta fechando;
  • dificuldade para engolir.

Como contornar essa situação?

Lidar com esses sintomas dessa doença não é uma tarefa fácil, mas é necessário tomar as rédeas de sua vida para não deixar esse medo te controlar. Então, se você quer sair dessa situação, o primeiro passo é reconhecer e assumir seus erros. A partir disso, vai conseguir identificá-los e tratá-los.

Dessa forma, preste atenção nos estímulos que têm desencadeado essas sensações. Não tenha vergonha, conte com a ajuda dos seus colegas de trabalho. Eles podem ajudar quando precisar de um tempo para relaxar, quando tiver dificuldade em tomar uma decisão, ou até mesmo quando não conseguir realizar uma atividade. Com isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu ambiente de trabalho. Confira abaixo!

Relaxe

Durma bem, faça exercícios físicos regularmente, leia um livro, realize programas com familiares e amigos, esses são alguns exemplos de atividades que você pode fazer quando não estiver trabalhando e que ajuda a amenizar o problema. Já no trabalho, execute as suas atividades escutando as suas músicas favoritas tranquilizando seu corpo e mente.

Faça pausas

É recomendado para todo profissional pausar brevemente quando estiver realizando atividades cansativas. Tome um café e troque ideias com os colegas isso vai contribuir para você retorne ao trabalho mais leve. Essa tática também pode ser usada quando estiver com crises de ansiedade.

Mude seus hábitos

Essa é a principal dica que você deve aplicar, saia da rotina! Organize sua mesa, crie um local harmonioso, defina as prioridades do seu dia, realize as atividades cansativas no momento que estiver mais tranquilo e controle sua ansiedade. Assim vai contribuir para que os momentos prazerosos tornem mais frequentes em sua vida.

Como você pode perceber, quando o medo de perder o controle interfere no seu ambiente de trabalho, ou até mesmo em outras áreas da sua vida é importante mudar seus hábitos e contar com a ajuda de um profissional. O coach é o profissional que vai ajudar você a assumir o controle da sua vida, estabelecer objetivos e prioridades, além de tomar decisões importantes para evitar essa sensação de desconforto no ambiente de trabalho.

Agora que você entende que o medo de perder o controle pode prejudicial a sua saúde, aproveite a visita em nosso blog e confira o texto sobre as “6 dicas para ter mais controle das emoções nos mais variados momentos”.

Trace planos conscientes e consistentes para alcançar seus objetivos

O tempo é o nosso mais precioso ativo, sem saber nos relacionar com ele e usá-lo em nosso favor, deixamos de alcançar os objetivos que tanto desejamos. Pensando nisso, desenvolvi um método que já ajudou mais de uma centena de pessoas a reorganizar o tempo e alcançar objetivos. Agora, este método foi adaptado para que chegue a mais pessoas de maneira digital. Se você precisa aprender a traçar caminhos efetivos para os seus objetivos, te faço um convite para conhecer o Código para alcançar objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *