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Como melhorar a autoestima através de 6 ações básicas

O conceito de autoestima muitas vezes é reduzido, equivocadamente, ao “se sentir bonito”. Mas a autoestima vai muito além da aparência e do físico. Ela está relacionada a percepção que você tem de si mesmo, como pessoa, nos diferentes âmbitos da vida. E um detalhe muito importante: ela também está ligada à forma como você se trata!

A partir disso, podemos dizer que a autoestima age diretamente em como você se relaciona com você mesmo e com os outros. Por isso, no post de hoje, traremos de algumas dicas sobre como você pode melhorar sua autoestima com ações simples e práticas no dia a dia. Acompanhe!

1. Faça o exercício do espelho

Todos os dias você pode se colocar na frente do espelho e fazer afirmações positivas: “eu te amo de qualquer jeito”, “vou cuidar de você”, “o que posso fazer para deixá-lo mais feliz hoje?”. Você pode achar que isso não vai mudar nada ou até mesmo se sentir estranho ao praticar esse exercício, e isso é muito comum, faz parte do processo.

Quando fazemos essas afirmações positivas, estamos rompendo com as crenças negativas e estimulando nosso poder​ interior. Nesse momento, estamos dizendo para nós mesmos que, não importa o que aconteça, a gente se cuida, não se abandona e se perdoa pelos erros cometidos. Trata-se de um exercício simples, mas que traz resultados expressivos, se for feito com regularidade.

2. Valorize seus hobbies

É muito comum com a correria do dia a dia focarmos demais no trabalho e esquecermos dos nossos hobbies. Portanto, devemos dar uma atenção especial aos momentos em que a gente se distrai, relaxa a mente e alivia o estresse. Pode ser praticar atividades físicas, surfar, pintar, cantar, tocar, cozinhar — sozinho ou em grupo — ou qualquer ação que lhe deixe feliz e faça você esquecer das preocupações diárias.

ebook o poder das afirmações

3. Exalte suas conquistas

A maioria de nós se preocupa demais com o que quer ter no futuro e esquece de valorizar o que já conquistou. Toda vez que conseguir alcançar um objetivo, por menor que ele seja, valorize-o. Dessa forma, você estará elevando sua autoestima, pois está reconhecendo seu empenho e merecimento.

4. Reconheça suas qualidades

Quais são suas qualidades? Se você é do tipo de pessoa que demora muito para responder a essa pergunta, isso pode indicar baixa autoestima. Reconhecer nossas qualidades é saudável e muito bem-vindo. É importante ressaltar que não há problema nenhum nisso, viu? Ao exaltarmos as nossas qualidades, não estamos nos achando melhor do que ninguém, apenas reconhecendo nossos pontos fortes.

5. Pare de se comparar

Uma das coisas que mais detonam nossa autoestima é querer se comparar com outras pessoas. Cada um é de um jeito e tem uma trajetória diferente. Portanto, não é justo fazer comparações. Quando a gente insiste em se comparar, só estamos nos colocando cada vez mais para baixo.

Dessa forma, quando surgir o pensamento de comparação — fulana é mais bonita, ciclano tem um emprego melhor etc — desvie seu foco e sua energia para outras coisas.

Que tal se organizar e planejar as mudanças que você deseja? Se você está insatisfeito com sua aparência, com seu emprego ou em qualquer outra área de sua vida, as comparações não vão resolver seus problemas e nem lhe ajudar a conquistar coisas novas. Mude o foco!


6. Pratique atividade física

Para quem não sabe, a prática regular de exercícios físicos libera uma série de substâncias em nosso corpo, que nos proporcionam sensações de prazer e bem-estar. Além de cuidar da saúde, você também estará melhorando seu condicionamento físico, perdendo calorias, tonificando o corpo e ganhando muito mais qualidade de vida. E é claro que tudo isso ajuda, e muito, a aumentar sua autoestima.

Com essas dicas práticas você conseguirá melhorar a autoestima e se sentirá muito mais confiante no dia a dia. Quando nós estamos bem e em paz com nós mesmos, nossos relacionamentos melhoram, a vida se torna mais plena e adquirimos mais habilidades para enfrentar as adversidades que surgem no nosso caminho.

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