Gatilhos mentais: o que são e como usar para seu desenvolvimento
16 de abril de 2019
Treinamento da Consciência em Milagres
Saiba como foi o Treinamento da Consciência em Milagres de Sondra Ray no Brasil
3 de maio de 2019

Como ganhar resiliência e superar os obstáculos da vida?

como-ganhar-resiliencia-e-superar-os-obstaculos-da-vida.jpeg

Você já olhou para trás e percebeu o quanto já venceu na vida e por quantos obstáculos já passou? Às vezes, você é uma pessoa resiliente e nem sabe. Todos os esforços que fazemos para superar problemas e enfrentar desafios estão intimamente ligados ao conceito de resiliência e a maioria das pessoas ainda não conhece esse poderoso ingrediente para a felicidade e o desenvolvimento pessoal.

Por isso, preparamos um artigo especialmente voltado para o tema, a fim de fazer você entender mais sobre resiliência e aprender a ganhá-la, dia após dia, para superar os contratempos da vida. Vamos começar?

O que significa resiliência?

Partindo da semântica da palavra, resiliência significa, literalmente, a propriedade física que um corpo tem de voltar à sua forma original depois de sofrer algum impacto de choque ou deformação. Apropriando-se figurativamente do termo, ele também se aplica à capacidade de superar e recuperar-se de adversidades.

Vale ressaltar que, no âmbito conotativo do significado, ser resiliente não é o mesmo que estar imune aos problemas. Na realidade, é uma qualidade que nos ajuda a passar pelas dificuldades sem perturbações, de forma flexível e equilibrada.


Como a superação diária ajuda no desenvolvimento pessoal?

Algumas pessoas são mais resilientes que outras. O fato é que essa é uma característica inerente ao ser humano, mas poucos conseguem lapidá-la ao longo do tempo. Quem vigia suas emoções, pensamentos e comportamentos tende a superar mais problemas e traumas e, dessa forma, desenvolve-se consideravelmente.

Quando você se dispõe a aperfeiçoar sua resiliência, coisas boas surgem:

Como se tornar uma pessoa resiliente?

Diante de tantos benefícios para o desenvolvimento pessoal, quem não quer se tornar uma pessoa mais forte e resiliente, não é mesmo? Nesse sentido, é possível começar aos poucos, com atitudes simples, como as seguintes:

Defina seus objetivos de forma clara

Você não sabe o que quer da vida? Tem várias ideias e desejos, mas não consegue se organizar para realizá-los? Talvez você precise ser mais objetivo consigo mesmo, para que o universo lhe ouça com clareza. Portanto, planeje-se com a mente limpa, para que as melhores ideias surjam — escolha um lugar calmo e silencioso, trabalhe a respiração e, quando estiver realmente concentrado, comece a delinear seus pensamentos e metas.

Elimine pensamentos negativos

Como não desistir diante do primeiro grande obstáculo que surgir? Pensando sempre no lado positivo, é claro. Sentimentos negativos afastarão você do caminho correto e o farão duvidar da sua capacidade ou questionar-se sobre a validade de um esforço. Um indivíduo resiliente afasta essas crenças limitantes e direciona sua mente para a vitória.

Pratique a gratidão

A gratidão é outro aspecto que sempre anda conectado à resiliência. Quando somos otimistas, passamos a enxergar o mundo com clareza e a agradecer por cada detalhe da caminhada. A lamentação apaga a boa sorte, no entanto, a gratidão reacende a chama da esperança frente aos desafios da vida.

Aceite mudanças e encare novas perspectivas

Um dos grandes segredos em se tornar uma pessoa resiliente tem a ver com a capacidade de enxergar as situações de maneira mais aberta e flexível. Aceite o curso natural das coisas, que vêm e vão, e veja que a evolução da vida também passa a acontecer dentro de si. Encare novas possibilidades e tenha a mente preparada para traçar novas rotas. Se não deu certo de um jeito, pode dar de outro.


Ebook amor em curso

Busque ajuda profissional com um coach

Mesmo com as dicas anteriores, se você ainda sente dificuldade de colocá-las em prática, talvez seja uma boa ideia considerar auxílio profissional. A ajuda pode vir de um coach, que, além de direcionamentos adequados, também oferece mais portas, como cursos e treinamentos.

Cada uma dessas ações contribui para um estilo de vida melhor, com mais bem-estar e energia. A resiliência é uma qualidade que evidencia nossa força e capacidade inata de vencer na vida!

E você, é uma pessoa resiliente? Que tal aprender mais e descobrir como revolucionar sua vida e encontrar o caminho do sucesso?

1 Comentário

  1. Joelson Barreto disse:

    Olá Professor Adailton Soares, boa tarde. Como sempre, me interagindo com seus inúmeros e brilhantes conhecimentos sobre a Física Quântica.Resiliência um assunto a estudar e praticar cada dia e cada vez mais.Sendo só para o momento, forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by