o-efeito-da-autocritica-negativa-na-sua-vida-e-como-superar-isso.jpeg
O efeito da autocrítica negativa na sua vida e como superar isso
24 de janeiro de 2018
Qual é o seu legado? Aprenda a fazer a diferença e deixar a sua marca
7 de fevereiro de 2018

Autoperdão: como se libertar da culpa, mágoas e ressentimentos

Perdoar é uma das atitudes mais nobres que o ser humano pode tomar em relação aos outros, já que todos nós erramos. É importante e libertador perdoar o próximo, mas muito mais importante e libertador para a nossa vida é aprender a perdoar a si mesmo: praticar o autoperdão.

Nenhum de nós é perfeito. Erramos, mesmo na intenção sincera de acertar. Magoamos a nós mesmos e aos outros. E, nisso, muitas pessoas acabam levando essas culpas pela vida. “Se eu tivesse feito isso… se eu não tivesse dito aquilo…” e por aí seguem as acusações internas que nos paralisam.

Estagnados na culpa, não conseguimos progredir e aceitar-nos melhor enquanto seres humanos. Assim, o autoperdão é fundamental para obtermos uma vida plena e cheia de significado. Continue a leitura e compreenda!

Entendendo os benefícios do autoperdão

Não há nada mais nocivo à saúde mental — e também à física — do que vivermos nos culpando e agredindo-nos interiormente. Fazer isso consigo mesmo, além de não ajudar a melhorar em nada enquanto pessoa, aumenta muito a chance de desenvolver depressão, ansiedade, insônia e hipertensão.

Ao nos perdoarmos, eliminamos uma grande fonte de estresse e ansiedade. O autoperdão nos deixa até mais leves. Quando paramos de carregar culpas e ressentimentos, aceitando-nos como realmente somos, a vida fica mais fácil.


Deixando o passado para trás

Em muitos casos, a culpa que carregamos pode vir de algum erro cometido no passado. Intencional ou não, a atitude que tomamos naquele momento não pode mais ser desfeita. Portanto, é inútil ficarmos remoendo aquilo a todo instante. Não podemos voltar para consertar.

É preciso enterrar o passado e deixá-lo no passado. Compreender isso é uma atitude que nos trará paz de espírito, deixando nossa mente livre para olhar para o futuro e encarar tudo com mais maturidade.

Praticando o autoperdão

Muita gente confunde o autoperdão com resignação. Algo do tipo: “deixe tudo como está, eu sou assim mesmo”. Não caia nesse erro. Praticar o autoperdão significa identificar, sim, nossas falhas, mas sempre aceitando que somos seres humanos e sujeitos a erros.

Certamente, podemos errar em algum momento. Mas não simplesmente ignorar os fatos e deixar tudo como está. O autoperdão também implica assumir a responsabilidade dos nossos atos.

A prática está relacionada a entender que certas atitudes que tomamos, por mais que possam nos parecer questionáveis, estão relacionadas ao que consideramos, no nosso íntimo, naquele momento, que era o melhor a se fazer.

Assim, se não gostamos do que fizemos no passado, podemos e devemos trabalhar isso em nós de forma a não repetir tais atitudes no futuro. Isso é muito melhor e mais útil do que ficar simplesmente se culpando eternamente.

O autoperdão tem a ver com aceitar o passado, para poder abraçar o presente com coragem e compreensão, de modo que nos tornemos plenamente responsáveis pelas nossas atitudes.

Ebook amor em curso

Tenha como meta de vida daqui para frente: não se recrimine mais, não se condene mais. Agradeça sempre pela pessoa maravilhosa que foi, que é, e pela que ainda se tornará.

Gostou do nosso artigo? Então continue a visita ao blog e entenda por que agradecer sempre também é uma postura de autoperdão e autoaceitação, que abre as portas para mais prosperidade, paz e alegria em nossas vidas.

E que tal ir mais além?

Se você estiver interessado em conhecer e mergulhar profundamente nos princípios universais que levam as pessoas a cumprirem seus objetivos, terem sucesso em suas vidas e construirem o seu legado, inscreva-se no workshop O CAMINHO DO SUCESSO.

Banner workshop caminho do sucesso

Durante dois dias você vai aprender passo-a-passo as estratégias que irão melhorar profundamente seus resultados. Vamos estudar os princípios de sucesso para ter clareza sobre seu propósito de vida, aumentar sua renda, melhorar seus relacionamentos, atingir seu pleno potencial e experimentar um novo nível de felicidade.

Você concluirá este workshop com estratégias eficazes e poderá colocá-las em prática imediatamente e assim, começar a experimentar maior sucesso em todas as áreas de sua vida. Você está pronto para desenvolver um mindset de sucesso?

Inscreva-se no workshop. Venha para O CAMINHO DO SUCESSO.

Espero ver você lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *