Entenda porque a competência emocional é tão importante para sua vida
Entenda porque a competência emocional é tão importante para sua vida
19 de novembro de 2018
2 erros simples que podem estar te impedindo de ser feliz
2 erros simples que podem estar te impedindo de ser feliz
3 de dezembro de 2018

Aprender a confiar nas pessoas certas: por que você precisa disso?

Aprender a confiar nas pessoas certas: por que você precisa disso?

Aprender a confiar nas pessoas pode ser uma tarefa um pouco difícil, principalmente se você já foi decepcionado alguma vez na vida, tanto em relacionamentos íntimos, quanto no trabalho.

A natureza de cada um revela como a confiança é depositada nas pessoas à sua volta. Alguns são mais receptivos e acreditam com facilidade na honestidade dos outros. Outros, mais receosos, demoram em confiar e não têm tanta segurança em compartilhar aspectos mais pessoais aos outros.

Por mais diferentes que possam ser os seus critérios, é muito importante aprender a confiar novamente nas pessoas certas. Portanto, nesse post, vamos apresentar algumas dicas muito bacanas para ajudar nessa missão. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

Aprenda a confiar em si mesmo

Primeiramente, procure ter confiança em si mesmo. Afinal, não confiar em outra pessoa se deve ao medo de não conseguir lidar com uma traição ou decepção. Portanto, cuide de você e da sua autoestima.

Uma pessoa traída pode pensar que não merece um relacionamento legal, tanto amoroso quanto pessoal, e que não é boa o bastante para alguém. Isso não é verdade! Para combater esses pensamentos ruins, procure trabalhar a sua força interior cuidando da sua aparência, fazendo o que gosta e redescobrindo os seus pontos fortes.


Reconheça a necessidade de confiar

Algumas pessoas pensam que não precisam ter relações íntimas na vida. Só que esse pensamento está errado, já que os seres humanos necessitam mutuamente uns dos outros para que as suas vidas não se tornem vazias e solitárias. Isso requer a socialização e, para atingi-la, é preciso que você reconheça a necessidade de aprender a confiar nas pessoas novamente.

Busque relações com pessoas confiáveis

É muito importante buscar e construir relações com pessoas dignas de confiança, que respeitem os segredos que foram confiados a elas e que tratem bem os seus semelhantes. Afinal, se alguém costuma contar a você sobre os detalhes íntimos da vida dos outros, é bem provável que também revele os seus, não é verdade?

Porém, se ela não tiver o hábito de falar da vida alheia e for mais discreta quanto a isso, é possível que seja uma pessoa confiável e respeitosa. Acredite nela e a mantenha sempre por perto!

Além disso, para encontrar a pessoa certa em quem confiar, procure circular em ambientes em que você enxergue confiança. Apesar de não ser uma missão muito fácil, sempre terá alguém legal à sua espera. Basta se atentar nos detalhes.


Ebook amor em curso

Construa e reforce a confiança gradativamente

Assim que encontrar a pessoa ideal, procure construir a sua confiança lentamente por meio de pequenas confidências e espere para ver o que acontece. Se ela contar para terceiros, corte todas as relações e pule para a próxima. No entanto, se demonstrar que é fiel às pequenas coisas, sinta-se à vontade e dê um voto de confiança — bem-merecido, diga-se de passagem.

Tenha paciência

A última e não menos importante dica para aprender a confiar: tenha paciência! Você já deve saber que, após uma traição, é muito difícil confiar novamente em outro alguém e isso pode se tornar um grande desafio mental e físico.

Dê a si mesmo tempo e espaço necessários para colocar as coisas em ordem, pratique o autoconhecimento e fique tranquilo: a confiança acontecerá na hora certa!

Por fim, é importante enfatizar que a confiança é um espelho de como nos relacionamos com nós mesmos. Assim como você pode ter dificuldades para aprender a confiar, as pessoas também podem duvidar de você. As suas ações serão o melhor indicativo de seu caráter, já que as palavras, muitas vezes, não são suficientes. Então, mantenha-se firme naquilo que acredita e seja confiável antes de querer confiar em outras pessoas.

E aí, gostou de saber a importância de aprender a confiar nas pessoas certas e como fazer isso? Então, leia nosso post sobre o poder da confiança e dos pensamentos positivos em sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *