entenda-como-se-livrar-da-sindrome-do-dedo-podre-nos-relacionamentos-amorosos
4 dicas para se livrar do “dedo podre” nos relacionamentos amorosos
21 de maio de 2018
Como ser um bom líder: 5 atitudes que você precisa adotar
4 de junho de 2018

Aprenda como conviver com pessoas difíceis com essas 5 dicas

Em alguns momentos de nossa vida, teremos que aprender sobre como conviver com pessoas difíceis de lidar. Também conhecidas como tóxicas, essas pessoas são classificadas dessa maneira justamente por terem a necessidade de se sentirem superior às demais e nunca darem o braço a torcer, se tornando, na maioria das vezes, uma companhia desagradável e destrutiva.

Para que seus relacionamentos interpessoais sejam positivos, pacíficos, saudáveis e construtivos, é fundamental aprender sobre como lidar diante dessas situações. Pode parecer uma tarefa um pouco difícil, mas não é impossível!

Por isso, neste post, apresentaremos algumas dicas para que você possa se manter emocionalmente equilibrado e paciente, para melhorar de uma vez por todas a sua convivência com essas pessoas. Confira!

1. Não se deixe contaminar

Pessoas difíceis de conviver são muito instáveis emocionalmente, muitas vezes tendo comportamentos que podemos não entender — por mais que tentemos. O que não podemos fazer é deixar que toda essa instabilidade emocional nos contamine! Tentar dialogar com alguém que quer impor a sua opinião a qualquer custo, dificilmente leva a algum lugar, podendo ainda resultar em sérias consequências emocionais.

Portanto, evite perder tempo com discussões desnecessárias: procure manter distância e não leve para o lado pessoal qualquer comportamento tóxico que essas pessoas costumam ter. Apenas aceite que os seres humanos são naturalmente complexos e que você jamais conseguirá solucionar todos os seus problemas.


2. Seja compreensivo

Todo indivíduo tem suas próprias certezas e convicções. O ideal é aprender a compreendê-las e procurar saber um pouco mais sobre a história de vida da pessoa tóxica e, quem sabe, finalmente entender as razões de seu comportamento destrutivo.

3. Procure manter o mínimo de contato

Você deve aprender a controlar o tempo e o momento em que interage com as pessoas difíceis de lidar, além de não tentar mudá-las a qualquer custo: muitas vezes, é melhor ter o mínimo de contato possível. Em alguns casos, quando a convivência é extremamente complicada, o melhor a se fazer é estabelecer uma barreira e procurar se dirigir a essas pessoas somente quando for inevitável.

4. Busque soluções sobre como conviver com pessoas difíceis

Pessoas difíceis gostam de problemas e procuram sempre se prenderem e darem mais força a eles, para que se sintam um pouco melhor. Por isso, vá pelo lado oposto da coisa e foque sempre nas soluções, para que tudo se torne um pouco mais fácil.

Além disso, evite se prender ao fato de que essas pessoas são muito difíceis e afetam você negativamente: você estará apenas prolongando um sofrimento e repetindo as atitudes tóxicas que tanto incomodam. Procure sempre diminuir esses conflitos e trace algumas estratégias para conseguir conviver com elas pacificamente.


E-book Criando um Futuro Irresistível

5. Imponha limites

Como já citamos, pessoas difíceis de lidar sempre transformam pequenas adversidades em grandes problemas, se incomodam facilmente, reclamam com certa frequência e intensidade, além de não focar em soluções. Você vai precisar aprender a impor limites e se esquivar dessas situações.

Saiba também se afastar desses indivíduos, por mais que possa parecer uma atitude indelicada ou até mesmo rude. Procure questioná-los se já pensaram em alguma solução para o problema que tanto os incomodam, ou sobre quando pretendem solucioná-lo, fazendo-os refletir sobre tudo isso. Assim, você evitará que isso se prolongue e ainda pode contribuir para que abandonem tal hábito tão inoportuno.

Você deve ter percebido que é preciso se manter emocionalmente equilibrado para que possa refletir e entender melhor como conviver com pessoas difíceis de lidar, e que apesar de ser um pouco difícil, não é impossível viver pacificamente com elas. Portanto, comece a colocar em prática todas as dicas deste post o mais rápido possível, melhorando ainda mais as suas relações interpessoais!

E aí, gostou dessas dicas sobre como lidar com pessoas difíceis e tóxicas? Quer mais dicas sobre comportamento? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter agora mesmo, para que possa receber todas as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *