Abundância x Escassez: como este paradigma pode mudar o mundo
23 de outubro de 2017
Mudança de hábitos: 6 passos para você se transformar já!
6 de novembro de 2017

Afinal, é possível equilibrar a vida profissional e pessoal?

Equilibrar a vida profissional e pessoal talvez seja o maior desafio da sociedade atual. Com um mercado extremamente competitivo, muitas vezes nos engajamos na busca pelo crescimento profissional e, como consequência, deixamos nossa vida pessoal em segundo plano.

Dessa forma, saúde, qualidade de vida, tempo com família e amigos, compromissos sociais e oportunidades de fazer algo que nos dê prazer ficam cada vez mais longe de nossas prioridades. Sem falar nos problemas ligados a relacionamentos, autoestima e inteligência emocional.

Por outro lado, negligenciar a carreira em prol de uma boa qualidade de vida também não parece possível: com tanta demanda de trabalhadores e trabalhadoras, temos a impressão de que, se não dermos nosso máximo, ficaremos para trás na produtividade e concorrência, o que nem de longe é o que desejamos (sobretudo em um cenário de crise).

Sendo assim, surgem as dúvidas: é possível equilibrar a vida pessoal e profissional? Como alcançar esse equilíbrio? 

Existe vida além do trabalho

Alcançar esse meio-termo entre uma carreira bem-sucedida e uma vida com tempo para si, para a família e para o lazer não é tarefa simples. A boa notícia é que esse equilíbrio entre profissão e vida pessoal é possível. Mais do que isso, aprender a equilibrar essas duas esferas é fundamental para uma vida de auto-realizações físicas e emocionais. Mas, como fazer isso?

Ao adotar uma nova postura e algumas pequenas atitudes, você será capaz de tomar as rédeas da gestão de seus afazeres, gerenciando melhor o tempo necessário para cada tarefa de trabalho e de lazer.

Invista no autoconhecimento

Segundo Hermann Hesse, “a verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo”.

O autoconhecimento é, portanto, uma das ferramentas mais poderosas para o crescimento pessoal. Afinal, se não conhecemos o que gostamos de fazer, sempre ficará a sensação de que falta algo, seja no trabalho ou na vida pessoal. 

Ter auto-conhecimento consiste em adquirir consciência de quem você é, quais são suas forças, suas fraquezas, medos e crenças limitantes, para, a partir disso, encontrar sua realização.

Portanto, é importe que você saiba responder: o que eu gosto de fazer? Quais atividades profissionais me dão satisfação? E quais atividades de lazer me deixam feliz? Tendo as respostas em mente, será muito mais fácil planejar atividades motivadoras e satisfatórias. 


Estabeleça limites para o trabalho

Determine prioridades para sua vida e dia a dia e gerencie seu tempo de maneira a atendê-las. É importante controlar seus hábitos e colocar um limite para o trabalho, para não sermos consumidos por ele.

Nos horários livres, desconecte-se de celular, internet e tudo que possa distraí-lo. Dedique-se, pelo menos por algumas horas, às pessoas que estão próximas e às atividades da vida real. O diálogo com amigos ou com companheiro(a) ajuda a aproximar as relações, algo que pode facilmente se perder quando estamos apenas imersos no trabalho.

Faça atividades prazerosas

Não deixe que a rotina de trabalho impeça que você pratique seus hobbies e atividades de lazer. É saudável ter um momento para si, que o ajude a reduzir o estresse e que faça você se reconectar com sua autoestima. Que tal uma pausa para caminhar? Ou praticar dança? Ou mesmo ver um filme ou sair com os amigos ou com o(a) companheiro(a)? Descubra o que você gosta de fazer e pratique. Não tenha medo de tentar algo novo. Sabe aquele curso de teatro que você sempre quis fazer e deixou sempre de lado por causa do trabalho? Porque não começá-lo agora? 

Seja positivo

Livre-se de pensamentos negativos. Perspectivas que não sejam de confiança e positividade a respeito de si mesmo, acabam deixando tudo mais pesado e difícil. 

Algumas práticas podem ser importantes aliadas para relaxar e aumentar sua positividade, como meditar, conhecer outras realidades e desenvolver o hábito de agradecer mais do que reclamar. 

Adotando as atitudes acima, certamente você estará mais perto de conseguir equilibrar a vida profissional e pessoal. Pessoas que conseguem alcançar esse meio-termo são mais livres para fazer suas escolhas e vivê-las plenamente.

Para chegar a esse entendimento, uma excelente opção é contar com a orientação de um Coach, que vai ajudá-lo a desenvolver um plano de ação para o alcance de seus objetivos, transformando sua vida para que ela se torne plena e abundante. 

Para descobrir agora mesmo como pequenas atitudes podem mudar sua vida, baixe gratuitamente o E-book “Criando um Futuro Irresistível“.

Gostou das dicas e está decidido a encontrar o equilíbrio em sua vida? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo nesse caminho.

E que tal ir mais além?

Se você estiver interessado em conhecer e mergulhar profundamente nos princípios universais que levam as pessoas a assumirem total responsabilidade por suas vidas, cumprirem seus objetivos e construirem um legado de sucesso, inscreva-se no workshop Caminho do Sucesso.

Durante dois dias você vai aprender passo-a-passo as estratégias que irão melhorar profundamente seus resultados. Vamos estudar os princípios de sucesso para ter clareza sobre seu propósito de vida, aumentar sua renda, melhorar seus relacionamentos, atingir seu pleno potencial e experimentar um novo nível de felicidade.

Banner workshop caminho do sucesso

Você concluirá este workshop com estratégias eficazes e poderá colocá-las em prática imediatamente e assim, começar a experimentar maior sucesso em todas as áreas de sua vida. Você está pronto para desenvolver um mindset poderoso que irá mudar a forma como você enxerga a sua vida?

Inscreva-se no workshop. Venha para o Caminho do Sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by