6 dicas para ter mais controle das emoções nos mais variados momentos
18 de março de 2019
Gatilhos mentais: o que são e como usar para seu desenvolvimento
16 de abril de 2019

Afinal, como lidar com expectativas e evitar frustrações?

afinal-como-lidar-com-expectativas-e-evitar-frustracoes

Aprender a lidar com expectativas é essencial para evitar frustrações e levar uma vida sem preocupações desnecessárias. Afinal, vivemos imersos em um sistema de cobranças que geram insatisfações generalizadas na família, no trabalho e na vida pessoal.

No entanto, a cobrança interna é a que mais interfere na formação das expectativas sobre nós mesmos. Por causa disso, muitas vezes, acabamos duvidando das nossas capacidades e acreditamos que não somos bons o suficiente para atingir metas que nós mesmos estabelecemos.

Se você quer saber como lidar com expectativas e alcançar o sucesso que tanto deseja, continue a leitura deste post e confira dicas que vão ajudá-lo nessa missão!

Tenha paciência

Uma pessoa ansiosa tem muitos problemas quando o assunto é criar expectativas. Geralmente, os ansiosos vivem no futuro, sofrendo por coisas que ainda não aconteceram e que podem, até mesmo, não acontecer. Por isso, paciência é fundamental!

Encare um dia de cada vez, não sofra por antecedência e, também, não comemore antes da hora. Tudo acontece no devido tempo, basta fazer a sua parte com maestria e acreditar que “o que deve ser, será”.

Saia do automático

É importante ter em mente que a vida é muito mais do que a rotina que vivenciamos em nossas vidas. Afinal, cada amanhecer traz uma nova chance, novas experiências, diferentes descobertas e emoções!

Se você está no piloto automático, não consegue visualizar as oportunidades que a vida oferece, continua repetindo padrões e reforça um padrão de comportamento que, a longo prazo, pode trazer inúmeros prejuízos.

Não se assuste com o inesperado

O futuro não é tão previsível como pensamos, e essa é a “graça” de viver. Por isso, não se desespere quando as coisas não saírem como você deseja.

Esteja sempre preparado para diversas situações e saiba que todas as experiências, positivas ou não, fazem parte do aprendizado da grande escola da vida

Não se compare com outras pessoas

Um dos maiores erros que cometemos é comparar as nossas conquistas pessoais com as de outras pessoas. Ao olhar a “grama do vizinho sempre mais verde”, criamos expectativas com base em uma realidade que não é aquela em que vivemos e, muitas vezes, acabamos frustrados com os resultados atingidos.

Lembre-se que cada pessoa possui uma história diferente, experiências únicas e uma bagagem de conhecimentos totalmente individual. Por isso, nossas expectativas devem corresponder sempre à nossa realidade particular, e não ser construídas a partir da trajetória de terceiros.

Aprenda a encontrar equilíbrio emocional

Atualmente, com o grande volume de atividades e compromissos do dia a dia, é praticamente impossível associar a rotina agitada com a paz de espírito, certo? Errado! Tudo isso pode ser possível se você aprender a desenvolver equilíbrio emocional.

Agora você já sabe como lidar com expectativas para evitar frustrações, ter tranquilidade, distinguir sentimentos e ter clareza para tomar atitudes corretas na vida pessoal e profissional.

E você, gostou do nosso post e quer conferir outros conteúdos como este? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outras novidades sobre o universo coaching. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

1 Comentário

  1. Joelson Barreto disse:

    Olá Professor Adeilton tudo bem? Já estava com saudades de seus post, e gostei muito do que acabei de ler.Palavras que soaram muito bem em meus ouvidos dos cinco sentidos.kkkkkk Vale muito a pena de estar estudando sobre o que me repassou. Reverencia, muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by