Alcance as suas metas e objetivos com essa ferramenta. Descubra!
3 de dezembro de 2019
Aprenda-a-lidar-com-o-medo-de-perder-o-controle
Como o medo de perder o controle pode ser prejudicial para sua vida?
16 de junho de 2020

A saudade é um convite para o recomeço!

Às vezes sorriso, às vezes lágrimas. Quando a saudade nos pega de surpresa, nos faz lembrar de alguém que se foi. Para sentir saudade, basta ter amado e vivido coisas boas ao lado de alguém. Pode ter sido uma relação entre pais e filho, uma relação conjugal, uma amizade. Não importa a sua ligação com a pessoa. Nós sentimos saudades dos momentos bons da vida.

Dizem que a saudade é a presença na ausência. Realmente é. Em meio à saudade, as lembranças podem vir tão fortes que a sensação é a de se estar perto de quem se foi. Isso é saudável até o momento em que não interfere em nossas vidas, produtividade e rotina. No caso de uma morte, por exemplo, é normal que durante o luto nos sintamos desestimulados e tristes para continuar com o ritmo “normal” da vida. Porém, isso passa. Quando não passa, indica problemas.

É importante aprender a diferenciar a saudade, o luto e a depressão. Luto é um processo natural pelo qual todos nós passamos. É a nossa maneira de lidar com a partida de alguém que amamos. Cada um de nós o vivencia de maneiras diferentes. Porém, a psicologia aponta que quando o período de luto se estende mais que o comum, é preciso estar atento. Se a pessoa não retoma a sua rotina e se sente constantemente desmotivada a seguir em frente, é necessário buscar ajuda profissional.

Quando a sua maneira de reagir à ausência de alguém em sua vida interfere e fere a sua produtividade em outras áreas, mostra que isso pode prejudicar a sua capacidade de seguir em frente e alcançar objetivos. É preciso aceitar a ausência, conviver com ela e seguir, apesar do desafio.

Sentir saudade é saudável, permita-se sentir. É uma maneira de reviver o que de bom foi vivido, mesmo que em lembranças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *