Fique tranquilo! Aprenda agora mesmo como controlar a raiva
4 de março de 2019
6 dicas para ter mais controle das emoções nos mais variados momentos
18 de março de 2019

A procrastinação está acabando com você? Saiba como se livrar dela!

Sabe aqueles dias em que você sente aquela insatisfação com a vida pessoal e profissional, com falta de direção e parece que estagnou? Pois bem, nessa situação é muito comum trazermos para a nossa companhia a procrastinação. Conhece?

A palavra vem do latim e, em bom português, significa deixar para amanhã, para depois, protelar uma decisão, a entrega de uma tarefa ou a realização de uma atividade, por exemplo. Isso traz prejuízos à produtividade, pois deixa a pessoa distraída, desinteressada, além de impedir que ela progrida e promova o seu crescimento pessoal e profissional.

Para ajudar você, preparamos este post com sugestões de como se livrar desse momento e produzir mais. Boa leitura!

Conheça os motivos da procrastinação

Procrastinar tem tudo a ver com as nossas emoções. Quando não estamos estáveis emocionalmente oferecemos um ambiente fértil para que ela se manifeste. Veja a nossa relação com os principais motivos que levam à procrastinação!


Baixa autoestima

Adiar compromissos ou o cumprimento de tarefas é um hábito de quem tem a autoestima fragilizada. O temor de receber críticas ou repreensões faz com que a pessoa se sinta desmerecedora da responsabilidade que lhe foi confiada e, consequentemente, incapaz de realizar com êxito.

Desorganização e indisciplina

Esse é um motivo que não é preciso explicar, basta que se entenda. Se você não consegue priorizar, tem dificuldades em montar um cronograma de atividades, de administrar bem o tempo e, além disso, costuma jogar tudo para o alto, a procrastinação será um fato.

Falta de foco

O procrastinador usa a maior parte do tempo para realizar coisas que não ajudam em nada para o alcance do sucesso nos seus empreendimentos e na sua autorrealização. Age sem uma direção, aleatória e atabalhoadamente.

Perfeccionismo

Nessa situação, a procrastinação acontece porque o medo de receber críticas é tão grande que o indivíduo fica obcecado em cumprir o que foi demandado sem falhas, impecavelmente bem-feito, e não cumpre a demanda.

Livre-se desse problema

Conheça as sugestões que relacionamos para você afastar essa má companhia e estimular a sua produção!

Gerencie as emoções

Abandone a ideia de que para fazer algo é preciso encontrar as condições perfeitas para isso. Transferir para um momento em que se está de bem com a vida para realizar uma atividade é um risco. Administre os medos e fortaleça a autoestima. Isso quer dizer: aprenda a lidar com o seu emocional!

Elabore uma lista

Troque a perfeição pela organização e estabeleça uma ordem de prioridades, pois assim fica mais fácil e objetiva a execução das tarefas, o que possibilitará que tudo transcorra sem atropelos, improvisos ou desgastes.

Defina metas e prazos

A sua lista de afazeres, quando bem elaborada, permitirá a definição de metas como o número de tarefas a realizar no dia,semana,mês, sem estresse! Além disso, assuma objetivos desafiadores e cumpra-os. Isso faz toda a diferença.

Deixe o ambiente mais apropriado

Evite um local desorganizado, sujo, mal arejado, barulhento e sem a infraestrutura necessária para que você possa trabalhar com conforto e segurança. Tenha o espaço adequado para executar a tarefa com tranquilidade e atenção.

Crie um sistema de recompensas

Para cada meta cumprida você tem direito a um agrado, uma recompensa. Pode ser um intervalo acompanhado de uma xícara de café ou uma volta pelo jardim comendo um biscoito, entre outras opções.

É fundamental que você perceba que a procrastinação é o oposto da decisão. Estamos sempre diante de situações que solicitam atitudes indispensáveis para o nosso sucesso e bem-estar.


E-book Criando um Futuro Irresistível

De um simples sim ou não sobre ir ao clube até questões mais complexas como pedir um aumento de salário ou mudar de cidade, por exemplo, você tem que tomar decisões.

Decidir é imprescindível para o seu equilíbrio físico e emocional. Não fuja dessa responsabilidade. Quando você não toma decisões, o acaso faz isso no seu lugar.

A procrastinação deve ser evitada. Ao ter dificuldades para escapar dela, o recomendável é procurar ajuda profissional. Assim, é possível promover o autoconhecimento, aprender a administrar as emoções, mudar paradigmas e crescer.

É hora de começar as transformações na sua vida? Então, siga-nos no Facebook, Instagram e Youtube, e fique por dentro de informações sobre temas importantes para o seu desenvolvimento!

4 Comentários

  1. Joelson Barreto disse:

    Olá Professor Adailton Soares, Bom dia. É sempre um prazer fazer um comentário a respeito de suas agradáveis e importantes mensagens.Dessa vêz a Procrastinação,assunto importante até demais. Confesso que as vezes me dá vontade de jogar tudo para o auto devido as circunstâncias.Muito obrigado pelo Mapa da Mina,kkkkk. Meu E-mail está e sempre estará aberto as suas tão esperadas correspondências.Muito obrigado.

  2. Rosangela disse:

    Nossa achei muito bom suas informações vou colocar em prática

  3. Claudia Falesi disse:

    Adailton! Dicas espetaculares!!

  4. Rosângela disse:

    No meu caso o adiamento de tarefas se deve ao acúmulo de tarefas. Minha lista de prioridades não tem funcionado. Tudo que foi abordado no texto é muito útil. Te agradeço por apontar essas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by