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6 dicas simples para ter mais alegria em sua vida

As pessoas buscam ter mais alegria em sua vida a maior parte do tempo, mas essa não é uma tarefa muito fácil.

Para começar, temos que resolver todos os problemas no trabalho e em casa, superar o estresse e o cansaço. Depois encontrar uma forma de se livrar das preocupações, pensamentos negativos e dos medos que assombram nossa mente.

Então, será mesmo possível encontrar essa tal felicidade?

Nos últimos anos, estudiosos da mente e psicologia descobriram que alguns hábitos e  práticas podem manter o estado de felicidade mesmo em condições adversas.

Quer fazer um teste? Convido você a colocar em prática essas 6 dicas simples para trazer mais felicidade e positividade em sua vida. Vamos lá?

 

Dica 1: Expressar gratidão

Dalai Lama, Wayne Dyer, Eckhart Tolle e muitos dos maiores especialistas em felicidade humana falaram sobre o poder da gratidão em nossas vidas.

Os estudos mostraram que expressar gratidão frequentemente aumenta a felicidade e plenitude, reduz o estresse e a depressão, e até alivia os sintomas de doenças. Esses estudos revelaram que as pessoas que mantém o hábito de escrever cinco coisas pelas quais são gratas todos os dias são 25% mais felizes que aquelas que não escrevem.

Ação: Mantenha um diário de gratidão e escreva todos os dias, ao menos cinco coisas pelas quais você é grato.

 

Dica 2: Exercitar regularmente

Todo mundo sabe que exercício físico é a base para saúde e boa forma – mas você sabia que até mesmo poucos minutos de exercício por dia podem te trazer felicidade? Exercitar regularmente estimula a produção de endorfina e a proteína conhecida como BDNF (em português, Fator Neutrófico Derivado do Cérebro).

Em seu livro The Happiness Advant, Shawn Anchor fala sobre um experimento em que usou medicamentos, exercícios e uma combinação dos dois para ajudar três grupos de pessoas sofrendo com depressão.

Seis meses depois, 38% do grupo que usou medicamento voltou a ter depressão, assim como 31% do grupo que usou a combinação dos medicamentos e do exercício. No entanto, no grupo do exercício a taxa de recaída foi de incríveis 9%!

E se não estiver deprimido? Exercícios físicos também são ótimos para estimular os “sucos da felicidade” do cérebro, incluindo endorfinas e a proteína BDNF.

Ação: Crie o hábito de se exercitar todos os dias, os benefícios são enormes mesmo com apenas 30 minutos de caminhada.

 

Dica 3: Dormir o Suficiente

Os estudos mostram que a qualidade do seu sono afeta diretamente sua qualidade de vida.

A falta de sono causa estragos no seu cérebro em vários aspectos, incluindo: a capacidade da sua amígdala de controlar mudanças de humor, a deterioração do tecido cerebral e a formação de adenosina, uma substância indutora da fadiga. A falta de sono faz com que você fique mais sensível a emoções negativas, como medo e raiva, e se feche para emoções positivas.

Ação: Procure ter pelo menos 7 horas de sono de qualidade todas as noites.

 

Dica 4: Focar nos Relacionamentos

Não importa se você é introvertido ou extrovertido, pesquisas mostram que todos obtêm emoções positivas quando se conectam com pessoas que amam.

E lembre-se – “não manter contato com pessoas que amamos” é um dos maiores arrependimentos dos idosos.

Ação: saia da frente do computador por um tempo e convide um amigo ou um familiar para um jantar, almoço ou café – e lembre-se de manter o contato!

 

Dica 5: Meditar Regularmente

Você provavelmente já ouviu sobre os incontáveis benefícios da meditação – mas você sabia que essa antiga prática também cria alterações físicas que aumentam a felicidade em seu cérebro?

A meditação tem mostrado que corresponde com mudanças positivas na amígdala, na preservação da matéria cinzenta do cérebro, além de reduzir o nível de atividade da Rede Padrão do cérebro; que é responsável por desencadear a “mente tagarela” do estresse.

O resultado disso é um “eu” mais calmo e positivo, não apenas quando se está meditando, mas ao longo do dia.

Ação: comece a meditar ao menos 5 minutos por dia, ou de manhã, antes de começar o seu dia, ou à noite, antes de dormir – de preferência nos dois horários!

 

Dica 6. Aumentar a Produção de Serotonina

Serotonina é a substância que transmite sinais de uma área do seu cérebro até a outra. A falta de serotonina está associada com uma variedade de distúrbios mentais e emocionais, incluindo depressão e ansiedade.

Por outro lado, quando você estimula a produção dessa substância em seu cérebro, seu humor e seu comportamento melhoram notavelmente.

Ação: aqui estão algumas maneiras de estimular sua serotonina:

~ Ingerir nutrientes incluindo vitamina B6, B12 e o aminoácido 5-HTP

~ Adicionar mais grãos proteicos à sua dieta, como quinoa e amaranto

~ Ficar um tempo no sol, absorvendo vitamina D

~ Receber uma massagem (sim, sério!)

Eu quero te fazer um convite.

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