Caminho para o sucesso: 5 hábitos para você seguir
Caminho para o sucesso: 5 hábitos para você seguir
8 de outubro de 2018
Entenda como um coaching de vida pode te ajudar em todos os sentidos
Entenda como um coaching de vida pode te ajudar em todos os sentidos
22 de outubro de 2018

5 motivos para você entender a importância do sono na sua vida

5 motivos para você entender a importância do sono na sua vida

A importância do sono é um assunto que ganha cada vez mais espaço na vida das pessoas. Com a grande quantidade de atividades e compromissos diários, muitos têm dificuldade em dormir de maneira adequada e, consequentemente, desenvolvem problemas de saúde.

Afinal, uma boa noite de sono é fundamental para manter o corpo em equilíbrio, pois o descanso adequado influencia diretamente no nosso estado físico, emocional, psicológico e até mesmo na vida profissional.

Para reforçar o quanto o sono é fundamental para a sua saúde e bem-estar, elencamos cinco benefícios que somente o descanso adequado pode proporcionar a você. Acompanhe o post compreenda a importância do sono em sua vida.

1. Diminui o stress e reduz a ansiedade

Estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP) apontam que o sono está diretamente relacionado à qualidade de vida do ser humano. Partindo dessa lógica, as pesquisas realizadas pela instituição comprovaram que uma boa noite de sono é uma poderosa ferramenta para combater o stress do dia a dia. Durante o descanso noturno, os níveis de cortisol e adrenalina são reduzidos, produzindo a sensação de relaxamento necessária para o descanso físico e mental.

2. Auxilia no rejuvenescimento

É durante o sono que as células do corpo se regeneram: músculos, órgãos e tecidos são reconstruídos. Por isso, aquela velha expressão “sono de beleza” faz todo o sentido, não é mesmo? Afinal, quando dormimos, as células epiteliais são reconstruídas com ajuda da melatonina (hormônio produzido durante o sono) e as toxinas expelidas pelo organismo.

3. Controla o apetite

O sono é o responsável por regular inúmeros hormônios, inclusive aqueles que são responsáveis pela digestão. Sendo assim, quando se dorme mal, os hormônios relacionados a saciedade ficam desregulados, o que gera um aumento considerável do apetite. Dessa maneira, o cérebro recebe estímulos que induzem ao desejo de alimentos ricos em calorias, como doces, gorduras e industrializados.

4. Ativa a memória e o raciocínio

A importância do sono vai além das questões físicas. Dormir bem auxilia no processamento de informações e memórias do dia a dia. Vale dizer que noites mal dormidas são as principais vilãs da memória. Afinal, dormir mal afeta a percepção cognitiva, a capacidade de atenção e de tomar decisões racionalmente.

5. Estimula a felicidade

É comprovado cientificamente que a qualidade do sono diz muito sobre o seu humor, pois uma noite correta de sono é capaz de repor todas as energias dispensadas no dia anterior, proporcionando maior disposição na manhã seguinte. Sendo assim, descansar corretamente o corpo e a mente é primordial para quem busca uma vida mais saudável e, consequentemente, mais feliz.

Viu como a importância do sono é um assunto essencial para quem busca uma melhor qualidade de vida? Por isso, respeite seu horário de descanso! Os benefícios aparecerão já nos primeiros dias. Lembre-se de que cuidar do corpo e da mente é o primeiro passo para uma vida mais saudável e mais feliz!

E, você? Gostou do nosso post sobre a importância do sono? Então, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre o universo coaching!

ebook o poder das afirmações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *