Veja 3 motivos para você parar de se comparar com os outros
25 de junho de 2018
ter-mais-confianca-para-tomar-decisoes
Saiba como ter mais confiança na hora de tomar decisões
18 de julho de 2018

4 exercícios de autoconhecimento para você começar a praticar

Ter autoconhecimento significa conhecer a si próprio a partir das principais características que o definem como ser humano: seus defeitos, suas qualidades, seus sentimentos, seus desejos, seus objetivos, sua filosofia de vida etc. A melhor maneira de saber mais sobre si mesmo é a partir de exercícios de autoconhecimento.

Essas práticas são simples e podem ser executadas diariamente, garantindo benefícios para quem busca o crescimento profissional e pessoal. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura do post de hoje!

Qual a importância de desenvolver o autoconhecimento?

Para alcançar equilíbrio e ter uma vida saudável, é essencial descobrir de que forma você se comporta acerca de determinadas situações, a partir da compreensão de suas atitudes e pensamentos. Entretanto, com o ritmo frenético que muitas pessoas conduzem a vida, não sobra tempo suficiente para conhecerem a si mesmas.

No meio corporativo, por exemplo, é essencial que o trabalhador saiba lidar bem com todos da empresa. E, para que isso aconteça, o profissional precisa, primeiramente, dar-se bem consigo mesmo.

Todavia, se você tem dificuldades em descobrir quais são suas características e não consegue alcançar suas realizações pessoais ou profissionais, acompanhe quatro formas de praticar o autoconhecimento. Queremos muito ajudá-lo nessa missão! Você está pronto para descobrir quem realmente é? Então, vamos lá!


Quais são os exercícios de autoconhecimento?

1. Pratique o exercício do espelho

Olhar o próprio reflexo na superfície de um espelho pode ser uma das melhores experiências para descobrir mais sobre si. Essa prática permite que você tenha uma conversa franca consigo mesmo. Ao olhar nos próprios olhos, você tem a chance de aprofundar o conhecimento sobre si, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Questione-se diante do espelho: “O que você deseja da vida?” ou “Qual é o seu maior sonho?”. Você também pode usar esse momento para dizer coisas que estão ‘presas’ no seu interior e que impedem sua evolução, como “eu perdoo você”, “eu amo você do jeito que você é”, “você é lindo(a), não importa o que os outros digam”.

Repita essa prática diariamente e perceberá um aumento de autoestima, além de melhoras significativas em relação ao seu autoconhecimento.

2. Peça feedbacks para pessoas que convivem com você

Podemos ser extremamente críticos em relação aos outros, porém, nossa percepção, muitas vezes, apresenta falhas sobre nós mesmos. Por isso, é fundamental contar com a opinião de terceiros sobre nossas atitudes.

Peça para sua família, amigos e colegas de trabalho apontarem, por meio de comentários construtivos, quais são as suas qualidades e quais comportamentos precisam ser aprimorados. Assim, você saberá mais sobre seus pontos fortes e ações que estão prejudicando o seu crescimento pessoal e profissional.

3. Desfrute de sua própria companhia

Em meio a um mundo caótico, nada melhor do que passar algum tempo consigo mesmo. Esse é o momento ideal para se desligar das responsabilidades diárias e conseguir se conectar com o ‘verdadeiro eu’.

Aproveite essas oportunidades para descobrir o que você gosta de fazer em seu tempo livre. Quais são as atividades que o fazem relaxar? Você gosta de praticar algum esporte? Prefere passar a tarde lendo ou cozinhando sua comida preferida? Contemple as pequenas coisas que o fazem feliz e aprenda a valorizar os momentos simples da vida.


E-book dieta do perdão

4. Reflita sobre sua própria história e defina o que é felicidade para você

Reserve um tempo para pensar sobre suas conquistas e seus desafios superados. Perceba que, ao longo do caminho, você já escalou muralhas e deixou muitas pedras para trás. Reconheça suas qualidades que o fizeram chegar até aqui e encare as falhas como aprendizados necessários que o ajudaram a ser quem você é hoje.

Lembre-se: você é um ser único, portanto, seu ideal de felicidade também. Transforme sua vida ao se conhecer melhor e descubra o que faz seu coração vibrar! Pode ser um bom emprego, ter um cachorro, correr uma maratona, ser pai ou mãe. Tenha foco no destino, aproveite a jornada e orgulhe-se de ser quem você é! 

Gostou do nosso post sobre exercícios de autoconhecimento? Então, assine a nossa newsletter para receber mais dicas sobre como alcançar o sucesso profissional e pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *