O que é mindfulness e por que incorporá-lo à sua vida?
18 de setembro de 2017
Autossabotagem: 5 sinais de que você está caindo nessa armadilha
2 de outubro de 2017

Sem culpa e sem medo: 4 dicas para você aprender a dizer NÃO

Muitas vezes, uma pessoa acaba realizando uma tarefa ou passa por uma situação indesejável por não conseguir negar um pedido. Assim, acaba lidando com excesso de trabalho, acúmulo de dívidas e situações pelas quais não gostaria de passar, mas que está passando para não desagradar. Aprender a dizer não é uma tarefa difícil, mas necessária para obter mais controle e qualidade de vida.

Afinal, se você está realizando atividades de que não gosta por simplesmente não conseguir nega-las, então provavelmente tem um problema.

Mas não desanime! Mesmo que não seja fácil, é possível desenvolver hábitos e estratégias para dizer o “não” toda vez que tiver vontade.

1. Desenvolva autoconfiança

A autoconfiança é uma característica essencial para viver com mais emoção e autoestima, tendo mais prazer e controle sobre suas vontades. Contudo, desenvolver essa confiança é uma atividade que requer mudanças de hábitos e um autoconhecimento aprofundado.

Adquirir novas habilidades, cuidar mais da aparência física e experimentar pequenos desafios diários são algumas maneiras de desenvolver a autoconfiança.

Lembre-se de que uma pessoa autoconfiante é aquela que age com serenidade, respeito a si mesma e convicção. Descubra sua força interior passando a não ter medo de expressar seus sentimentos e suas vontades.

2. Entenda seus limites

Quando não respeitamos nossos limites, passamos a correr diversos riscos. Por exemplo, entrar em um relacionamento abusivo e se ver em situações perigosas. Ao conhecer seus próprios limites, você aprenderá a dizer não toda vez que alguém lhe pedir um favor que exceda essas fronteiras.

A dica é praticar o autoconhecimento e passar a respeitar mais a si próprio. O seu corpo e sua mente mandam sinais quando uma situação ultrapassa seus limites. Identifique esses sinais.

3. Não tenha vergonha de dizer não

Muita gente não consegue dizer não porque sente vergonha. Essa vergonha é oriunda de uma necessidade de não decepcionar as pessoas, principalmente se for alguém próximo. Porém, negar um favor ou um pedido que não o agrade ou que você não tenha vontade de realizar é algo completamente normal. Não há nenhum problema nisso!

Se a pessoa insistir, continue insistindo em sua resposta negativa. Em uma última situação, fale que vai pensar sobre o pedido e que vai dar a resposta dali a alguns dias. Após a reflexão, dê a resposta que desejar, sem sentir vergonha ou qualquer outro tipo de sentimento negativo.

4. Faça uma lista de prós e contras

Crie duas listas, uma para o que aconteceria caso você dissesse sim e outra para caso você dissesse não. Pese na balança os dois lados e veja qual lado é o mais pertinente para o momento. Assim, você aprenderá a responder levando em conta sua experiência e vontade, ignorando o “calor do momento”.

A dica é utilizar sempre a experiência pessoal na hora de ponderar os possíveis cenários para cada resposta.

Aprender a dizer não é o hábito de defender seus interesses e, de certa forma, praticar o amor próprio. Por mais que seja difícil, principalmente em certas situações, dizer não será essencial para aumentar sua qualidade de vida e, de certa forma, sua autoestima.

Gostou dessas dicas sobre aprender a dizer não? Então continue a visita e leia agora mesmo o texto “5 dicas de liderança que você precisa seguir”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *