Em busca do propósito de vida: saiba como encontrar
20 de novembro de 2017
Chegou a hora de traçar metas e objetivos pessoais
4 de dezembro de 2017

Saiba como lidar com pessoas negativas de forma assertiva

saiba-como-lidar-com-pessoas-negativas-de-forma-assertiva

Infelicidade constante, aborrecimentos que parecem não ter fim, exaltação de fraquezas e defeitos, queixas sobre si e os outros e por aí vai. Reconheceu algum (ou mais) desses aspectos de pessoas negativas em quem convive próximo a você? Se sim, tudo o que você se pergunta é como lidar com essa situação, não é verdade?

Pensando nisso, preparamos este post especial não apenas para falar sobre esse comportamento, mas também ensinar as maneiras corretas de reagir e ajudar quem se encontra nessa situação. Acompanhe!

O que caracteriza o comportamento negativo

Para começar, é importante entender o que é o comportamento negativo. Afinal, é comum identificá-lo como um descontentamento com a vida que se faz notar pelas constantes reclamações, críticas e preocupações que a pessoa apresenta. Contudo, ele vai muito além disso e se caracteriza principalmente pela autossabotagem.

Isso porque aquele seu amigo, familiar ou mesmo colega de trabalho passa a sempre se inferiorizar em relação aos demais, desiste com mais facilidade frente aos obstáculos, só enxerga as falhas que comete etc. Como consequência, isso afeta a saúde e o bem-estar físico e psicológico dele — que passa a viver estressado, irritado e com mau humor.

Porém, à medida que isso se torna um hábito, ele deixa de ser o único afetado, já que a energia que emana se torna tóxica a tal ponto que passa a atingir aqueles que estão ao redor. Dessa forma, o convívio com essa pessoa lhe torna uma esponja que absorve a baixa autoestima, frustração e hostilidade dela e prejudica diretamente sua disposição, produtividade e satisfação pessoal e profissional.

Como lidar com pessoas negativas

Depois de ler como é possível ser afetado por pessoas negativas, você certamente deve estar se perguntando como se blindar quanto a esse comportamento tão nocivo, seja no círculo de amizades, na própria família ou no ambiente de trabalho, não é mesmo? Para isso, nós reunimos algumas dicas a seguir:

Desvie o foco

Quando ouvir o outro começar a se lamentar, procure desviar o foco da conversa e fale de coisas positivas. Ou seja, evite alimentar o ciclo de reclamações ou dar motivos para novas queixas.

Mantenha a positividade

Aprecie o valor das pequenas coisas, celebre as conquistas diárias e saiba se automotivar. Dessa forma, as crenças e ideias negativas vão ter cada vez menos impacto sobre você.

Dê feedbacks asssertivos

Converse com a pessoa e dê um feedback sobre o comportamento que ela apresenta. Mas não se esqueça: esse retorno não deve ser um julgamento ou crítica a respeito dele.

Ao contrário, deve ser uma explicação de forma assertiva para que ela entenda que a postura que possui tem consequências sobre os relacionamentos pessoais, a vida social e o ambiente de trabalho.

Como ajudá-las a ter uma visão diferente

Por fim, reunimos algumas dicas para você praticar ao identificar pessoas negativas e ajudá-las a ter uma visão diferente encontrando, assim, um equilíbrio emocional — no qual essa energia autodepreciativa se converte em positivismo e otimismo. Veja:

Ensine o poder das afirmações

Ensine ao outro que cada pensamento e palavra tem peso e, quando usados da maneira correta pelo poder das afirmações, podem agir diretamente no subconsciente extinguindo limitações e criando novos caminhos para que alcance os objetivos dele.

Pratique o ato de elogiar

Como já dissemos, é comum ver pessoas negativas destacarem os próprios defeitos e erros, o que só contribui para um quadro constante de baixa autoestima.

Por isso, sempre que possível, realce as qualidades delas e elogie os acertos que tenham ao longo do cotidiano. Isso ajudará a construir (e reforçar) o equilíbrio emocional.

Mostre o caminho do autoconhecimento

Explique para o outro que é preciso exercitar o autoconhecimento a fim de desenvolver resiliência, descobrir aquilo que lhe proporciona felicidade, encontrar o ânimo para novos desafios e aprender a lidar com dificuldades sem se autossabotar.

Como você viu, é possível, sim, lidar com pessoas negativas de forma assertiva e o principal: sem se deixar afetar. Por isso, não deixe de colocar nossas dicas em prática e ajudar quem se encontra nessa situação. E se você gostou de ler mais sobre o assunto, siga a gente no Facebook e Instagram para conferir mais sobre esse e outros temas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *