4 dicas fundamentais para quebrar paradigmas
1 de maio de 2017
5 dicas de liderança que você precisa seguir
15 de maio de 2017

Qual a importância do autoconhecimento para a sua vida?

Sócrates é um filósofo do período clássico conhecido como um dos fundadores da filosofia moderna. Ele dizia: “conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses”. Não se sabe exatamente em que ano essa frase foi dita, mas seu significado continua forte nos dias de hoje.

Entender a importância do autoconhecimento e praticar esse exercício é essencial para qualquer pessoa que queira se desenvolver, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Isso porque podemos ver nossos maiores defeitos, capacidades, medos e desejos por meio de uma análise profunda e sincera sobre nós mesmos.

Contudo, não são todas as pessoas que conseguem realizar o exercício e, por conta disso, acabam desconhecendo todos os benefícios que a prática pode trazer para suas vidas.

A importância do autoconhecimento

Resiliência

Ser resiliente é ter a capacidade de enfrentar um desafio ou situação adversa, certo de que esse momento passará. Ser capaz de ter controle emocional em meio à tempestade é um dos frutos que o autoconhecimento trará para a sua vida.

O desenvolvimento da resiliência acontece quando, em uma situação tempestuosa, a pessoa busca todos os meios possíveis para lidar com o problema, sem se desesperar ou perder o controle emocional.

Quando a situação passar, você verá que encontrou forças para lidar com o problema porque, por meio do autoconhecimento, sabia (ou passou a saber) que era capaz de superar adversidades.

Metas e objetivos

Ter metas diárias, semanais e mensais é uma maneira de atingir seus objetivos profissionais e pessoais de forma prática e gerenciável. Porém, muita gente se vê perdida ou insatisfeita em seu trabalho justamente por não terem estabelecido o caminho que desejam chegar.

Um exercício simples: feche os olhos e responda, rapidamente, três objetivos que você deseja alcançar ainda neste ano. Agora, veja quais são os passos necessários para realizá-los. Mesmo que sejam objetivos difíceis de serem atingidos, com metas diárias e tangíveis é possível atingir o sucesso esperado.

Lugar no mundo

Muita gente se vê perdida e desanimada quando surge um desafio, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Seja um problema grande no trabalho, casamento desgastado, problemas com os filhos na escola etc. Para aumentar a sua força e renovar suas energias, é preciso fazer um exercício de autoconhecimento para saber, exatamente, qual é o seu lugar no mundo.

Quais são as suas capacidades como profissional e indivíduo? Como você pode melhorar a situação em que vive? Como pode ajudar as pessoas ao seu redor, tanto dentro de casa quanto no trabalho, a terem uma vida melhor? Suas respostas para essas perguntas são fundamentais na jornada rumo ao autoconhecimento.

Controle da situação

Muita vezes perdemos o controle da situação por estarmos vivendo uma fase da vida em que tudo parece chato, cinza e sem sal. Nesse sentido, há fatores externos que não podem ser controlados em determinados momentos. Por isso, precisamos de um plano de ação para voltar a ter as rédeas da situação o mais rápido possível.

Alguns passos fáceis podem ser dados para retomar o controle de sua vida. Isto pode ser feito por meio de exercícios de autocontrole que aumentarão sua qualidade de vida e permitirão que você volte a ser feliz e ter aquele entusiasmo de querer conquistar o mundo toda vez que levantar da cama.

Depois de conhecer e entender a importância do autoconhecimento, chegou a hora de realizar algumas atividades para se conectar com o seu verdadeiro eu. A partir daí, você poderá extrair seu potencial máximo para tudo que realizar na vida.

Você gostou do artigo? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que também conheçam a importância da prática!

2 Comentários

  1. Sheila disse:

    Que leitura gostosa! Artigo de muito qualidade e conteúdo diferenciado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *