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Mudança de hábitos: 6 passos para você se transformar já!

Você já ouviu falar na “síndrome de Gabriela”? A expressão teve origem a partir da música que Dorival Caimmy, que ficou muito conhecida na voz de Gal Costa.

Gabriela, na canção, era uma mulher que acreditava que não precisava mudar para se adaptar a situações que não gostava. Contrariando a crença que a mudança de hábitos ruins se torna essencial para uma pessoa atingir seus objetivos e sonhos. Sejam eles quais forem.

Deixar de fazer uma coisa só pelo fato de não gostarmos contribuirá para o nosso fracasso, principalmente no mercado de trabalho, no qual uma pessoa precisa apresentar flexibilidade em diversas situações. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe o texto!

Como um hábito é formado

Um hábito é a sucessão de atitudes e ideias que são executadas de forma automática. Existem hábitos que carregamos conosco desde os primeiros anos, enquanto outros vamos desenvolvendo a medida que crescemos.

Sabemos que a construção de um hábito leva tempo. E para mudá-lo também.

Muita gente possui uma série de hábitos nocivos para a sua saúde. Como fumar, possuir uma alimentação prejudicial a saúde, ser sedentário e tantas outras.

O problema é que, muitas vezes, fixamos essas ações em nosso subconsciente e passamos a realizá-las de maneira automática.

É por isso que, para algumas pessoas, perder peso e deixar de fumar – por exemplo – se tornam ações praticamente impossíveis. Pois elas estão enraizadas demais em suas rotinas.

6 passos para mudar hábitos prejudiciais

1. Não tente mudar tudo de uma vez

Não pense que será possível mudar todos os hábitos nocivos de uma vez. É preciso começar aos poucos, passo a passo. Tentar realizar tudo de uma vez, de maneira radical, aumenta as chances de reforçar todos os hábitos nocivos. Tornando-os mais fortes ainda.

É preciso subir um degrau de cada vez, visando sempre um objetivo a médio e longo prazo.

2. Faça anotações e tenha um controle

A melhor maneira de manter-se no caminho é realizando um controle sobre os novos hábitos. Existem aplicativos que podem ajudar nessa tarefa!

Faça anotações dos novos hábitos e acompanhe a evolução das tarefas realizadas. Você verá que com o auxílio dessas anotações será muito mais fácil persistir na mudança.

3. Peça apoio a amigos e pessoas próximas

Conseguir o apoio de amigos e pessoas queridas´e uma excelente maneira para realizar a mudança de hábitos. Peça para que eles te acompanhem na caminhada, que não fumem na sua frente etc. A ideia é obter um apoio e suporte para facilitar o processo de desconstrução.

4. Pense em recompensas saudáveis

Para cada etapa concluída, estabeleça recompensas saudáveis e que agregarão valor em sua vida. Ao parar de fumar, por exemplo, guarde o dinheiro que seria gasto com cigarros para investir em uma atividade que lhe beneficiará de alguma forma. Como realizar uma viagem de fim de ano.

5. Mantenha o foco

É muito importante manter a motivação e o foco sempre acesos. Mas essas forças devem vir de dentro, não sendo abaláveis por opiniões ou fatores externos. É preciso almejar o objetivo e visualizar a recompensa advinda da implementação da mudança de hábitos.

6. Não desista

Mudar um hábito pode ser bastante cansativo e difícil. Contudo, é preciso persistir para que você consiga atingir suas metas, objetivos e sonhos. Quando estiver pensando em desistir, visualize-se no final do caminho recolhendo todos os benefícios da jornada.

Para realizar a mudança de hábitos será necessário uma série de ações e práticas diárias. Não é uma tarefa fácil, porém é totalmente possível criar hábitos e, assim, construir um caminho para uma vida com mais prosperidade e qualidade.

Gostou dessas dicas sobre mudança de hábitos? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para ajudar a seus amigos a dominarem o assunto!

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1 Comentário

  1. Wilson da Silva Costa disse:

    Muito bom, você me deu uma idéia excelente.

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