Mudança de hábitos: 6 passos para você se transformar já!
6 de novembro de 2017
Em busca do propósito de vida: saiba como encontrar
20 de novembro de 2017

Medo de crescer: como confrontar a si mesmo e se destacar!

Você quer ter sucesso e realizar seus sonhos, mas vem encontrando muitas dificuldades para evoluir tanto na vida profissional quanto na pessoal? A resposta para seus problemas pode estar numa armadilha: a autossabotagem.

Nesse processo, o medo de crescer acontece de forma inconsciente e sem que você se dê conta de suas atitudes. Por isso, neste artigo, nós vamos esclarecer o que leva a esse tipo de comportamento, bem como daremos dicas para vencer os obstáculos.

Continue a leitura para descobri-las!

Como funciona a autossabotagem

Esse tipo de comportamento é bastante comum, porém, é raro que alguém perceba que está vivendo essa experiência. O ciclo de autossabotagem acontece exatamente pelo medo de ser feliz, fazendo com que não se enfrente os riscos e as responsabilidades da vida.

Isso acontece pelo fato de uma pessoa não se achar capaz de realizar seus projetos e de não merecer o sucesso, subestimando até sua capacidade de lidar com a vitória. Sabemos que toda mudança exige esforço, então, é bastante comum relacionar a realização de um objetivo tanto à dor quanto ao prazer.

Como identificar esse comportamento

Tudo parece bastante assustador, mas não se preocupe! Veja a seguir os traços comportamentais que ajudam na identificação da autossabotagem:

  • dificuldade em assumir responsabilidades;
  • justificar em excesso seus erros;
  • culpar os outros;
  • achar que nunca vai conseguir atingir uma meta;
  • permanecer sem foco e objetivos.

Então, conseguiu se ver nos itens anteriores? Agora vamos às dicas para você conseguir vencer as dificuldades e confrontar a si mesmo!

Como superar o medo de crescer

A jornada do crescimento pessoal —  e também do profissional — traz uma estrada longa e cheia de percalços, mas lembre-se de que você não está sozinho nessa! Veja a seguir dicas de como enfrentar seus medos e dar a volta por cima:

  • pratique o autoconhecimento — para conseguir superar suas preocupações, é essencial se conhecer melhor e entender suas emoções, pois, assim, ficará mais fácil identificar padrões de comportamento e saber como reagir melhor às situações do dia a dia;
  • tenha momentos de reflexão — essa é uma parte importante para se chegar ao autoconhecimento. É necessário conseguir parar para respirar entre uma tarefa e outra e poder seguir seu dia com mais energia. Uma ótima dica é praticar meditação, pois ela ajuda a relaxar e a lidar melhor com seus pensamentos e emoções negativas;
  • desenvolva sua autoestima — quando você consegue se entender melhor, fica mais fácil descobrir suas habilidades e o que lhe dá prazer. Além disso, ao conseguir lidar com suas emoções de maneira mais saudável, a segurança sobre suas ações vem de maneira mais natural;
  • reconheça seu potencial — leve em conta sua experiência e aquilo em que se destaca, pois isso é essencial para sua evolução. Ademais, suas habilidades podem — e devem — ser utilizadas na superação de seus pontos fracos;
  • procure o auxílio de um coach — assim como já explicamos, essa jornada pode ser bastante assustadora, por isso, não hesite em procurar ajuda de um coach profissional, pois ele será um ótimo guia durante todo o ciclo.

Com todas essas informações em mãos, deu para perceber como é possível superar todas as suas dificuldades, não é mesmo? Para entender ainda mais o que impede sua evolução, sugerimos que faça esse teste, pois ele ajuda a identificar seus maiores sabotadores.

Agora que você já entendeu o que leva ao medo de crescer, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de nossas dicas sobre coaching, crescimento pessoal e profissional. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *