Aprenda como você pode lidar com crenças limitantes
6 de junho de 2017
É possível lidar com a ansiedade do dia a dia: confira 5 dicas
20 de junho de 2017

Entenda a importância da meditação para o crescimento profissional

Dentre os benefícios da meditação, a diminuição do estresse é um dos que mais se destaca. Como, nos locais de trabalho, a pressão é cada vez mais comum, diversas empresas começam a adotar a meditação entre seus funcionários para acalmar os ânimos e promover mais qualidade de vida profissional.

Porém, os benefícios dessa prática milenar não se resumem apenas ao controle do estresse. Tanto no âmbito profissional como pessoal, são inúmeras as vantagens de fazer uma pausa para meditar.

Quer saber quais são? Então, continue lendo!

O que é meditação?

A meditação é uma prática que consiste basicamente em esvaziar a mente, deixar as preocupações de lado e viver o aqui e agora. 

Se você pensa que ela é atributo de uma determinada religião ou coisa de monges, está enganado. Qualquer pessoa pode meditar, basta sentar-se em local tranquilo e observar a respiração. Mas, atenção: ao contrário do que muitos pensam, esvaziar a mente não é fácil, requer determinação e disciplina.

Quais benefícios a meditação traz para a carreira?

Agora vamos descobrir como meditar beneficia o desempenho na carreira e porque no mundo corporativo ela tem sido cada dia mais comum. 

Diminui o estresse

Um dos motivos que levam uma pessoa a ficar estressada é o acúmulo de preocupações. A mente fica cheia, a ponto de explodir. Com a meditação, é possível tirar o foco desses pensamentos e se concentrar apenas no momento presente. 

Além disso, a prática libera serotonina e endorfina, que são hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar. A pessoa também desenvolve uma espécie de controle mental que ajuda a eliminar o estresse no dia-a-dia.

Aumenta a concentração

Ao meditar o praticante foca no agora, concentrando sua atenção exclusivamente na respiração. Esse processo por si só já estimula a concentração. 

Um estudo realizado através de ressonância magnética mostrou que a meditação ativa a região do córtex pré-frontal do cérebro, que é responsável pela concentração e tomada de decisões.

Desenvolve a criatividade

Quando a mente está voltada para os problemas dificulta o surgimento de boas ideias. A meditação leva o praticante a um estado de tranquilidade, onde há a diminuição dos batimentos cardíacos, levando à calma e à serenidade. A mente serena e descansada tem espaço para o surgimento de novas ideias.

Melhora a produtividade

A produtividade em uma empresa está diretamente ligada à qualidade de vida dos seus funcionários. Se eles estão menos estressados, mais concentrados e mais criativos, as chances de entregar melhores resultados aumentam. Por isso, a meditação também aumenta a produtividade. 

Na vida pessoal o praticante também experimenta as vantagens de esvaziar a mente e focar no presente. Dentre os principais benefícios, podemos citar, entre outros: redução da insônia e da depressão, aumento da autoestima, fortalecimento do sistema imunológico, combate às dores de cabeça e melhora da inteligência e a memória.

Como você pode perceber, meditar atua positivamente em vários processos ligados à produtividade, fazendo com que as empresas tenham funcionários mais saudáveis mentalmente. 

Você curtiu esse post sobre a importância da meditação para a carreira? Conhece outras vantagens dessa prática? Então, deixe um comentário e compartilhe com a gente suas ideias e opiniões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *