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É possível lidar com a ansiedade do dia a dia: confira 5 dicas

Se você está constantemente com medo, vive tenso, inseguro e com a sensação de que algo ruim está para acontecer, fique de olho nas nossas dicas para lidar com a ansiedade.

É normal termos momentos de ansiedade, mas essa condição permanente leva o indivíduo a ficar doente e compromete sua qualidade de vida.

Se não for tratada, a ansiedade pode atingir um nível difícil de controlar, por isso, é importante desenvolver hábitos que vão ajudar a lidar com essa situação e até mesmo evitar que ela ocorra.

Quer saber quais são eles? Confira as 5 dicas que preparamos!

1. Exercite-se

Praticar atividades físicas ajuda a lidar com a ansiedade porque libera serotonina — substância ligada à sensação de prazer. Caminhar pelo menos 3 vezes por semana, durante meia hora, já pode ajudar a prevenir quadros de ansiedade.

Além disso, ao caminhar você trabalha a mente, aliviando a tensão e dissipando as preocupações do cotidiano.

2. Foque no presente

Um dos maiores motivadores da ansiedade é a preocupação com o que ainda não aconteceu. Uma pessoa ansiosa está sempre vivendo no futuro, por isso, ao focar sua atenção no presente você deixa de experimentar medos, preocupações e tensões futuras.

Uma das formas mais eficazes de focar no agora é por meio da meditação. Outro modo de se manter presente é fazendo atividades que exijam 100% da sua atenção — exercícios, hobby, um passeio, etc.

3. Aceite o que não pode mudar

O ditado é claro: não adianta chorar o leite derramado. O que passou, passou. Essa postura evita a lamentação que geralmente faz com que as pessoas passem muito tempo focadas em questões que não têm mais solução.

Em vez disso, procure ocupar a mente com novos projetos e siga em frente.

4. Respire fundo

Talvez você não saiba, mas a respiração tem poder. Ao se deparar com picos de ansiedade, respire fundo algumas vezes. Fazendo isso, você envia ao cérebro a mensagem de que está calmo, já que respirar devagar caracteriza tranquilidade.

Para obter a eficácia esperada, inspire profundamente pelo nariz com a boca fechada e solte o ar lentamente. Você pode fazer isso em qualquer lugar para reduzir os sintomas da ansiedade e também para relaxar.

5. Invista em treinamentos

Uma boa dica é apostar em treinamentos que vão ajudar a lidar com a ansiedade e os comportamentos que podem levar a ela. O coaching, por exemplo, é uma excelente ferramenta.

Um bom programa de coaching traz inúmeros benefícios, além de técnicas, conhecimentos que focam no desenvolvimento pessoal e ajudam o indivíduo a ter mais foco, superar os medos, enxergar os objetivos, definir sonhos e metas, focar no presente, quebrar velhos padrões e praticar o pensamento positivo, dentre outros benefícios.

Neste post, você viu como encarar momentos de ansiedade e adotar mudanças que vão evitar que ela se transforme em algo mais sério.

Descobriu que um bom programa de coaching pode ajudar a desenvolver o autoconhecimento e a aprender técnicas úteis como focar no presente e encarar os próprios medos.

E então, curtiu nossas dicas para lidar com a ansiedade? Aproveite a visita ao nosso blog e leia o artigo “5 passos fáceis para retomar o controle da sua vida hoje“.

2 Comentários

  1. Katia Bittencour Santos disse:

    Muito bom .Gostei

  2. Leo disse:

    Muito bom. Principalmente a dica 3. Valeu!

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