Sem culpa e sem medo: 4 dicas para você aprender a dizer NÃO
25 de setembro de 2017
Entenda de uma vez por todas a relação entre dinheiro e sucesso
9 de outubro de 2017

Autossabotagem: 5 sinais de que você está caindo nessa armadilha

A tendência de repetir atitudes autodestrutivas, de forma inconsciente — principalmente quando estamos prestes a realizar alguma atividade importante — é chamada de autossabotagem.

Mesmo sendo muito comum, raramente percebemos que estamos vivendo essa experiência. Mesmo se esforçando, você não consegue atingir metas e ir atrás dos seus sonhos? Pode ser que esteja se autossabotando.

Parece assustador, mas a boa notícia é que há sinais que ficam em evidência quando uma pessoa começa a se boicotar.

E o primeiro passo para mudar é identificar o que está errado! Pensando nisso, listamos para você 5 sinais que podem indicar que uma pessoa está se autossabotando. Reconhece algum deles? 

1. Dificuldade para assumir responsabilidades

Esse é um dos sinais mais evidentes de que uma pessoa está se boicotando. Quando não assumimos nossas responsabilidades, estamos deixando de tentar com todo nosso empenho. Muitas vezes isso acontece pois pensamos que não somos merecedores daquilo que virá como resultado. 

Pode ser estudar para um prova, começar a academia, pedir uma promoção no trabalho…

2. Justificar em excesso os próprios erros

Outro sinal clássico da autossabotagem é o hábito de dar justificativas sem nenhum fundamento para os próprios erros. Além de não se responsabilizar por seus atos, o boicote faz a pessoa agir como se qualquer justificativa fosse mais plausível do que reconhecer as verdadeiras causas que levaram o erro a acontecer.

3. Culpar os outros 

“Alguma coisa não deu certo? Não foi por minha culpa!” 

Procurar algo ou alguém a quem responsabilizar quando algo não ocorre conforme o planejado é esquivar-se da realidade. Claro que, de forma direta e indireta, não possuímos pleno controle sobre todas as atividades em que estamos envolvidos. Mas a culpa do insucesso é mesmo do outro?

O primeiro passo é identificar se você não está culpando os outros por eventos que são totalmente responsabilidade sua.O segundo é procurar formas de não repetir esse padrão da próxima vez.

Como? Planejando. Divida o que deve ser feito em etapas e as cumpra, uma de cada vez. Como a autossabotagem é uma atitude inconsciente, muitas vezes fica impossível perceber que o boicote pessoal está acontecendo se não houver planejamento e formas de mensuração de resultados.

4. Achar que nunca vai conseguir atingir um objetivo

Este sinal é cruel e tende a acontecer quando a pessoa não se considera merecedora do resultado ou tem medo de mudanças.

Quer um exemplo? Prestes a realizar a prova de um concurso, a pessoa pensa em desistir. Seja por achar a prova “difícil demais” ou “a concorrência muito grande”. Atenção! Pode ser a autossabotagem falando.

Em situações como essa, cria-se uma barreira mental, mesmo estando devidamente preparado para enfrenar o desafio.

5. Permanecer sem foco, metas e objetivos

Para alcançar os sonhos e obter conquistas, é preciso estabelecer objetivos e manter-se focado nessas metas.

Se você não consegue manter o foco no que realmente é importante para a sua vida, pode estar entrando em um ciclo da autossabotagem e ainda não percebeu!

Muita gente sofre com esse mal e acaba por desistir — muitas vezes, sem nem mesmo tentar — por visualizar mais dificuldades e desafios do que realmente existem.

Identificou algum desses 5 sinais da autossabotagem? É importante reservar um tempo para reavaliar o que você está vivendo e mudar de rumos. Nosso e-book “7 Passos para viver a vida dos seus sonhos” pode te ajudar com isso! Faça o download e dê mais um passo em direção à conquista de seus objetivos pessoais e profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *