Qual a importância do coaching para mudar de vida?
29 de maio de 2017
Entenda a importância da meditação para o crescimento profissional
12 de junho de 2017

Aprenda como você pode lidar com crenças limitantes

Crenças limitantes são padrões de pensamento negativos, na maioria das vezes adquiridos na infância, que muitas vezes acabam limitando e determinando nossas ações de maneira contrária aos nossos verdadeiros objetivos. Por exemplo: você pode ter vindo de uma família sem muitos recursos financeiros, e lá você ouvia dizer que “pobre trabalha muito e ganha pouco”. entre outras coisas. E na vida adulta, suas ações diárias acabam sendo guiadas por essas “verdades”. Quantas oportunidades você já pode ter perdido na vida, porque na sua mente, você só merece “trabalhar muito e ganhar pouco”?

Podemos ter crenças limitantes a respeito de todos os aspectos da vida, como trabalho, família e principalmente, em relacionamentos. Mas apesar de ter vivido até hoje com esses freios mentais impedindo você de alcançar seus objetivos, é possível livrar-se disso e começar a viver uma vida plena e cheia de significado.

Identificando suas crenças limitantes

Comece fazendo diariamente o seguinte exercício: anote, em um caderno, todas as frases que possam parecer limitantes para você. Como: “quem nasceu pra tostão não chega a milhão”; “todos os homens são iguais”, “dinheiro não traz felicidade”, “a vida é um vale de lágrimas”, “eu nunca vou conseguir aprender a fazer isso”, entre outras.

Aprendendo a pensar de maneira positiva

A partir do momento que você identifica e reconhece esses “gatilhos negativos”, você pode alterá-los mentalmente. A cada vez que surgir na sua mente uma afirmação negativa, você pode mudá-la imediatamente para algo positivo.

No início pode parecer difícil, mas como tudo é questão de hábito, com o passar do tempo você sentirá a diferença. Quando você pensar: “eu nunca fui bom em Matemática”, complete com: “mas daqui pra frente serei capaz de aprender”.

Ultrapassando seus limites

É bom procurar pensar de maneira positiva, porém isso é apenas um começo. O próximo passo é agir de acordo com seus novos pensamentos. Você estará trocando uma “verdade” enraizada em sua mente por outra afirmação mais de acordo com suas metas. E isso pode parecer difícil no começo. Mas ao persistir, logo tudo ficará mais fácil e até automático.

Exemplo: “não tenho tempo para me exercitar”. “Mas posso caminhar por 15 minutos todos os dias”. E aja de acordo! Gradativamente você pode ir definindo metas maiores. O importante é se sentir seguro e confiante para ultrapassar suas barreiras internas, dando um passo de cada vez.

Transformando seus hábitos

A lenda de que é necessário 21 dias para formar um novo hábito tem lá sua verdade: segundo o psicólogo Jeremy Dean, objetivos simples, como comer uma fruta todos os dias no café da manhã, levam em torno de 20 dias para se tornarem um hábito adquirido. Coisas mais complexas levam mais tempo, porém, com persistência, mudar de hábitos é realmente possível e comprovado pela ciência.

Vencer as crenças limitantes realmente não são desafios que se consegue realizar da noite para o dia. Tenha em mente que esses pensamentos ficaram em sua cabeça durante muitos anos, e se livrar deles pode levar um pouco de tempo. Porém, pudemos ver com as dicas acima, que isso tudo pode ser mudado sim, se persistirmos no caminho que desejamos.

Você tem crenças limitantes? Acha que elas têm impedido sua vida de seguir como você deseja? Compartilhe suas opiniões com a gente, deixando aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *