Lei da atração: como fazer ela funcionar na sua vida
11 de abril de 2017
4 dicas fundamentais para quebrar paradigmas
1 de maio de 2017

5 passos fundamentais para você melhorar a sua autoestima

Muitas pessoas desejam aumentar sua autoestima. Ela diz respeito às opiniões, valores e sentimentos que cada um tem de si mesma, e pode sofrer interferência de diversos fatores, como a saúde, tanto física quanto psicológica, assim como de eventos diversos da vida, que podem influenciar positiva ou negativamente.

Mas como identificar se você tem baixa autoestima? Alguns sinais comuns presentes em pessoas que possuem uma visão negativa em relação a si são: sentimento de inadequação, insegurança, necessidade de aprovação e sensação de fazer tudo errado. Se você acredita que precisa melhorar o modo como enxerga a si mesmo, confira 5 passos para aumentar a autoestima e transformar a sua relação com o mundo.

1. Pratique e elogie a si mesmo

É muito difícil abandonar velhos hábitos, assim como não é fácil construir novos, principalmente quando se trata de mudar a visão que se tem de si. Portanto, pratique! Elevar a autoestima é um exercício diário e é preciso ter paciência e dedicação.

Toda manhã, olhe no espelho e enumere uma coisa diferente que gosta ou admira em relação a si mesmo, como “meu cabelo é lindo”, “tenho belos olhos”. Elogie-se! Um elogio sincero faz bem a alma, independente de onde vem.

2. Foque nas suas qualidades

Não seja tão duro com você, todo mundo possui qualidades e defeitos. Porque, em vez de focar naquilo que acredita ser negativo, não se concentrar em seus aspectos positivos?

Essa tarefa não é fácil, pois a maioria das pessoas responde prontamente quando questionada sobre seus defeitos, mas leva certo tempo para encontrar suas qualidades. Faça uma lista com as características pessoais que acredita serem boas e com tudo que conquistou ao longo de sua vida. Não tenha pressa e não se pressione.

Sempre que se sentir mal, retome essa lista e veja todas as coisas que enumerou e concentre-se nisso, com certeza se sentirá melhor. E antes que você diga que não tem nenhuma qualidade, todos têm!

3. Não se compare

Um dos principais erros que as pessoas cometem e que influenciam diretamente na autoestima é comparar-se com outras pessoas. Já ouviu a expressão “a grama do vizinho é sempre mais verde”? É verdade. Tudo que vem do outro parece sempre melhor. Mas o que ninguém pensa, é que cada pessoa possui uma história de vida única e ninguém que, além dela, sabe o que passou para chegar onde está.

Ademais, nem sempre o que parece perfeito, é na realidade. E muitas vezes o que é bom para aquela pessoa, não será para você. Portanto, demonstre gratidão por todas as coisas boas que tem na vida!

4. Cuide do seu emocional

Para aumentar a autoestima é preciso buscar o autoconhecimento e compreender as suas emoções em relação a si mesmo. Quando você se conhece melhor, é capaz de identificar os hábitos e atitudes que devem ser reforçados ou deixados de lado.

Desse modo, você também será capaz de refletir sobre pessoas e ambientes que não fazem bem para sua autoestima. Equilíbrio emocional é fundamental para ter boa relação com sua autoestima e uma das principais características das pessoas bem sucedidas!

5. Cuide da sua aparência e tenha hábitos saudáveis

Para ajudá-lo a mudar o modo como você se vê, além de cuidar do interior, é muito importante cuidar da parte externa, ou seja, cuide bem da sua aparência e se atente à higiene pessoal. Cuide do seu cabelo, dos seus dentes, utilize roupas que você gosta e te façam sentir bem.

Além disso, alimente-se bem, pratique exercícios regularmente e tenha sempre boas noites de sono, para repor as energias, restaurar o corpo e a mente e começar o dia com disposição. Dedicar-se ao cuidado de si, além de trazer inúmeros benefícios para a sua saúde e bem estar, possui influência direta na autoestima.

Melhorar a autoestima influencia em todos os aspectos da vida de uma pessoa, em seus relacionamentos afetivos, no trabalho e na vida social. Quando uma pessoa não se sente bem consigo mesma, pode perder a autoconfiança necessária até para tomar simples decisões.

Gostou das dicas e quer transformar outros aspectos da sua vida? Baixe nosso ebook e confira os 7 passos para viver a vida dos seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *