5 passos fundamentais para você melhorar a sua autoestima
24 de abril de 2017
Qual a importância do autoconhecimento para a sua vida?
8 de maio de 2017

4 dicas fundamentais para quebrar paradigmas

Em algum momento, talvez, você já tenha ouvido a expressão “quebrar paradigmas”. Mas você sabe o que realmente significa? Ela é muito usada no mundo acadêmico, tanto das ciências humanas quanto exatas, para falar sobre inversão ou mudança de linhas de pensamento que já eram estabelecidas.

No life coach, quando se fala sobre quebra de paradigmas, o que está em jogo é a mudança radical de algum comportamento com a intenção de alcançar resultados melhores. E, embora não haja nada de errado em termos padrões de pensamentos, ficar na mesmice pode prejudicar várias áreas de nossa vida, inclusive a carreira e vida pessoal.

1. Identifique seus hábitos

Para alterar os padrões, primeiro é importante saber o que deve ser mudado e como eles funcionam. Por isso, para começar a mudar seus paradigmas e melhorar sua vida, é importante exercitar a auto-observação.

Existem diversas maneiras de se fazer isso, mas todas vão exigir um bom nível de autoconsciência e atenção. Uma delas é anotar suas rotinas e hábitos, assim como os sentimentos e pensamentos que acompanham. Ao fim do processo, você terá uma boa ideia de como funciona a sua própria mente e poderá identificar quais hábitos estão atrapalhando seu desenvolvimento.

Lembre-se: muitas vezes, é nas pequenas estruturas que se escondem as chaves para o sucesso ou fracasso. Por isso, nessa fase de autoanálise nenhum hábito é pequeno demais.

2. Use sua intuição e razão para quebrar paradigmas

Uma vez que você desenvolveu a autoconsciência mais profundamente, é bem possível que se veja com uma grande quantidade de coisas que gostaria de mudar. Uma boa dica para saber por onde começar e o que realmente deve ser mudado é unir a razão e a intuição para trabalhar no caso.

Para isso, faça uma boa pesquisa sobre o aspecto que deseja melhorar. Fale com amigos e familiares sobre isso, leia livros, pergunte para pessoas que tenham passado pelo mesmo que você. Depois, reúna esse material e selecione o que vale ou não a pena considerar. Escolha somente os que suas razão, intuição e sentimentos estiverem de acordo.

O mesmo processo pode ser aplicado para possíveis resoluções de problemas. Quebrar paradigmas também pode ser ir contra nossas próprias decisões racionais. Por isso, a intuição e emoção contam muitos pontos para isso.

3. Investigue as causas dos seus problemas

Entender os motivos por trás de nossos olhares e reações viciadas perante o mundo é algo importante para quebrar os padrões de comportamento. Por isso, se questione constantemente!

Se você já conhece seus hábitos, se pergunte o que está por trás deles. O que impede de mudar? Há algo que lhe afetou no passado e agora impede de melhorar? Muitas vezes, a causa dos problemas não é nada óbvia.

Dedique um tempo para pensar sobre a raiz dos seus problemas, analise os sentimentos e pensamentos que surgem quando você reflete sobre o assunto e destrinche cada um deles, mesmo que pareça incorreto no início.

4. Não conte apenas com motivação para mudar

Uma vez identificado os padrões a serem quebrados, coloque as mudanças em ação! Trace um plano e o siga até o fim. E, para isso, não conte apenas com a motivação, que é passageira.

Um dos paradigmas que nos impede de mudar é pensar que basta querer para alcançar um objetivo. Mas, na realidade, o trabalho duro que é realmente importante no processo de mudança.

Por isso, faça seu corpo continuar no plano mesmo que racionalmente ou emocionalmente não nos sintamos dispostos. É um processo mecânico, que vai ajudar a sedimentar os novos hábitos e mudar a visão de mundo.

Com essas quatro dicas, você vai conseguir, cada dia mais, quebrar paradigmas e mudar suas visões de mundo e comportamentos. Investir no autoconhecimento e seguir o plano de ação vão ajudar muito nessa empreitada, que é um trabalho constante

Gostou desse conteúdo? Acompanhe mais textos como esse sempre curtindo a nossa página do Facebook!

3 Comentários

  1. David Couto disse:

    Gostaria de receber mais sobre o assunto.
    Preciso de clareza. Desde já agradeço a atenção e carinho

    • Olá David!
      Se cadastre aqui no site para receber novidades sobre os artigos que escrevo.
      Se você morar em BH, agora nos dias 20 e 21 de Maio farei o workshop O Caminho do Sucesso. Tenho certeza que o curso poderá te ajudar a ter mais clareza sobre seus objetivos! Dê uma olhadinha aqui no site do curso, será um imenso prazer te ver por lá: http://caminhodosucesso.net.br/
      Forte Abraço!
      Adailton

  2. Marcela Martins disse:

    Sensacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *